4 de abril de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

As pessoas sempre dizem que 1% das pessoas controlam quase toda a riqueza do mundo e que isso tem se adensado cada vez mais. Fazendo algumas pesquisas, você vai se deparar com esse 1% mais rico de cada país. Mas a grande verdade é que às vezes é até menor que esse número. No entanto, o que vamos falar hoje é sobre como essas pessoas fazem dinheiro.
De onde vem toda essa riqueza?
Quando analisamos o percentual dos bilionários brasileiros, 50% deles herdaram a fortuna deles. O que significa que 50% construíram isso ou aumentaram seu patrimônio até chegar a esse patamar. É um número esperado.
Agora, quando falamos sobre milionários, tem uma característica interessante. Porque eu pensava que a maioria dos milionários brasileiros já tinham nascido com suas poses. No entanto, em 2020 o Brasil tinha 413 mil milionários em dólar. Nos EUA, 16% dos milionários receberam alguma herança. No entanto, no Brasil a maioria dos milionários não receberam fortuna.
Os dados aproximados que temos aqui, mostra que entre 10 e 20% dos brasileiros milionários, receberam alguma fortuna. E tem uma forma de confirmar isso, porque antigamente não existia essa quantidade de milionários e a cada ano que passa, esse número cresce ainda mais e de forma exponencial. A estimativa da UBS é que nos próximos 4 anos o Brasil tenha 83 mil novos milionários, não existem nem herança pra justificar isso.
Leia também: Como construir patrimônio: 6 dicas e passo a passo para construir o seu
Como os milionários fazem dinheiro?
Mas afinal de contas, o que essas pessoas fazem para enriquecer? É isso que vou explicar!
Surpreendentemente ou não, a maior parte dessas pessoas são empresários ou possuem cotas de empresa no mercado financeiro. Mas afinal, isso é a causa da renda ou esses investimentos foram feitos depois que elas enriqueceram? No geral, eles são a causa da renda de fato. Isso porque a maior parte das pessoas que saem das camadas mais baixas, fazem isso através do empreendedorismo.
Executivos e cargos de alta remuneração
Nesse 1% também tem as pessoas que são bem remunerado. Mas, isso é muito menos predominante. E quais profissões entram aqui? CEO, advogado e médico especializado.
Inclusive, meu primeiro milhão não foi construído com empresa. Na verdade, foi meu cargo como executivo mais os investimentos que me ajudaram a atingir meu primeiro milhão de dólares.
É possível? Sim! Mas é a exceção da exceção. Meu pai nunca teve empresa, tudo isso foi trabalhando mesmo.
Investimento em imóveis
Mas, tem uma coisa que ninguém conta e que deixou muitas pessoas milionárias, principalmente no Brasil. E é o investimento em imóveis.
Por exemplo, o cara vai pra uma região que não tá valendo nada, compra alguns lotes e anos mais tarde, o negócio está custando milhões. Inclusive, já ganhei muito dinheiro com isso também. Comprei lotes que se valorizaram muito e em um período de tempo relativamente curto. Então, isso é algo pra se considerar também.
Mas, além disso, quais são as outras fontes de quem está nesse 1%? Royalties, patentes e rendimentos de profissões artísticas. Você se surpreenderia com a quantidade de pessoas no mundo que vivem de uma ideia que o avô teve. Então, se você quiser tentar ser um inventor, é uma coisa possível. E também tem os fundos de investimentos que controlam essas patentes.
Então, basicamente é assim que os 1% mais ricos acumularam suas fortunas. Quer mais detalhes e dados a respeito? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir, para ficar mais próximo desse 1% da população, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: Ricos estão fugindo? Onde eles estão investindo?