8 dicas para sair da classe média ainda neste ano

3 de julho de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 9 seg


A classe média brasileira contempla uma grande faixa de renda e, por isso, abrange milhões de brasileiros. A grande maioria vai passar a vida toda ganhando um salário melhor que o dos pobres, mas infelizmente nunca vai enriquecer de verdade. Para você não ser mais um na multidão, hoje vou te dar 8 dicas para sair da classe média.

Seguindo essas dicas, você vai deixar de ser um “pobre premium” e começar a construir um patrimônio de verdade. E, no futuro, vai poder viver de renda, levando uma vida igualzinha à dos ricos. Dúvida? Então, vamos lá!

1. Crie seu próprio negócio

A primeira dica para deixar a classe média e enriquecer é bem simples, mas pouca gente faz. Você pode criar o seu próprio negócio. E não estou falando de algo grande, caro e complexo. Você pode começar com algo simples, talvez sem mesmo sair de casa, e ir escalando aos poucos, aumentando seus rendimentos gradativamente.

2. Tenha várias fontes de renda

Outra dica importante, que pode estar relacionada à primeira, é você diversificar suas fontes de renda. Se pergunte agora: o que eu posso fazer nas horas extras? Com toda a certeza, você tem alguma habilidade que pode ser transformada em dinheiro. Quanto mais fontes de renda você tiver, mais rápido vai enriquecer.

3. Aprimore suas habilidades

Se, na segunda dica, você se questionou se realmente tem alguma habilidade que pode ser monetizada, esta dica pode ser a mais importante de todas. Você precisa se aprimorar e evoluir! Pense em quanto vale, hoje, sua hora de trabalho. O que você pode fazer para valer mais? Como é possível chegar no topo dentro da sua área de atuação? Pesquise, aprenda, faça o que for preciso para se tornar uma pessoa mais “cara”. Consequentemente, o seu trabalho vai ser muito mais valorizado.

4. Aprenda a ouvir

Infelizmente, a maioria das pessoas tende a ficar o tempo todo esperando sua hora de falar. E esse é um péssimo hábito das pessoas medíocres. Para sair da classe média, aprenda a ouvir e ouça as pessoas certas. Assim, você vai começar a ter ideias de negócios, conhecer outros mercados e aprender o caminho para abandonar a classe média. Foi assim que eu entrei no mercado financeiro e acabei criando minha própria plataforma de investimentos: ouvindo.

5. Assuma riscos

Muita gente morre de medo de correr riscos e, por isso, vive uma vida inteira ganhando praticamente a mesma coisa. Se quiser sair da classe média e ficar rico, de verdade, você vai precisar correr alguns riscos. Faz parte do crescimento. E não adianta esperar o momento perfeito para arriscar; esse momento simplesmente não existe. Aprenda a assumir riscos e saiba que, se der errado, está tudo bem. Basta tentar de novo.

6. Tenha um plano de ação

A sexta dica é uma das principais, na minha opinião. De nada adianta ter muita vontade, se entupir de conteúdo de autoajuda e nunca sair do lugar. Para sair da classe média, você precisa dar o primeiro passo. Crie um plano claro para enriquecer, com datas e metas, e parta imediatamente para a ação. A classe média não costuma ter nenhum planejamento de vida. Seja diferente.

7. Tenha hábitos financeiros saudáveis

Um dos maiores erros da classe média é o de tentar copiar os hábitos de consumo dos ricos. Fazendo isso, a pessoa usa um carro melhor do que deveria, mora numa casa maior do que deveria e gasta muito mais do que ganha. No fim, passa uma vida inteira endividada e não consegue construir nenhum patrimônio relevante. Ao invés disso, você deve ter hábitos financeiros saudáveis, viver de uma forma controlada e SEMPRE evitar as dívidas.

8. Educação financeira é tudo

A última dica tem tudo a ver com a penúltima. Com uma vida financeira controlada, você consegue fazer o que todos os verdadeiros ricos fazem: investir em ativos. A educação financeira vai fazer de você um investidor de longo prazo, priorizando a construção de patrimônio. Tenha uma coisa em mente: se você é um trabalhador comum, é quase impossível enriquecer sem investir. E o “como” investir pode deixar que a gente te ensina.

Para saber mais como sair da classe média, não deixe de conferir o vídeo baixo (do canal Investidor Sardinha).

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Erros da classe média que atrapalham o enriquecimento