Small caps famosas – Ações de pequenas empresas e suas características


Existem diversas small caps famosas no mercado e, apesar de serem empresas pequenas, podem ser líderes em seu ramo de atuação. Contudo, não possuem o poder das gigantes do mercado.

As small caps, de forma geral, são classificadas de acordo com categorias diferentes e, para essa lista de small caps famosas, consideraremos o índice de small caps da B3.

Entretanto, apesar dessas small caps famosas não possuírem tanto capital quanto as Big caps e, por vezes, não distribuírem dividendos, as small caps podem apresentar um grande crescimento.

Em outras palavras, as gigantes do mercado já cresceram o máximo, enquanto que as small caps ainda estão em crescimento.

Lista de 7 small caps famosas: descubra quais são e suas características

Bússola do investidor

Small caps famosas

É importante lembrar que essa lista de small caps famosas não é uma recomendação de compra. Ou seja, é apenas uma análise de ações de pequenas empresas que podem ser uma opção de investimento. É claro que, o conceito de bom investimento, vai variar conforme os objetivos e metas estipuladas pelos investidores.

1º da lista de small caps é a Centauro (CNTO3)

A primeira da lista de small caps famosas é a Centauro. Essa small cap foi fundada por Sebastião Bomfim Filho, em 1981, em Belo Horizonte.

O nome da marca é uma referencia ao ser mitológico com corpo de cavalo e torço humano. A Centauro foi uma das primeiras a criar um modelo de lojas de departamento amplo nos Shoppings Centers.

Enfim, houve uma recente digitalização dessa small cap e, além da implementação do omnichannel, foram criadas ainda as chamadas lojas G5. Depois de alguns problemas e dívidas tributárias, a empresa passou por uma reestruturação e abriu capital, em 2019.

Small caps famosas

Após a abertura de capital, a small cap começou a ser comentada no ramo de investimentos, devido ao contrato  com a Nike, a maior marca de produtos esportivos do mundo.

Portanto, com o acordo fechado, a Centauro passou a operar as lojas da empresa e a ter exclusividade na comercialização dos produtos da Nike.

Em resumo, essa small cap é uma empresa que atua no varejo esportivo, comercializando produtos por meio de três áreas principais:

  • Vestuário;
  • Acessórios;
  • Calçados.

Indicadores da small cap Centauro: P/L: 30,80, ROE: 11,3%. PVP: 3,39, Dív. Líq / EBIT: 1,21.

2- Banco Inter (BIDI3, BIDI4 e BIDI11)

No segundo lugar de small caps famosas, temos o Banco Inter, primeiro banco 100% digital do Brasil. Portanto, é uma empresa com a preocupação de estar sempre buscando por novas tecnologias e inovação. 

Em resumo, o Banco Inter nasceu, em 1994, com o nome de Intermedium Financeira através da família Menin. Posteriormente, a small cap ganhou a autorização de Banco Múltiplo, concedida pelo Banco Central. Enfim, em 2008, virou Banco Intermedium, e logo em seguida, em 2017, passou a se chamar Banco Inter.

Small caps famosas

Para resumir, essa small cap tem atuação focada em produtos e serviços financeiros como investimentos, consórcio e créditos. Sendo assim, essa small cap possui um portfólio de produtos diversificados, tais como:

  • Plataforma de serviços e produtos de investimento (PAI);
  • Market Place;
  • Gift cards;
  • Recarga de celulares;
  • Plataforma de pagamentos (Interpag);
  • Chip de celular.

Indicadores da small cap Inter: P/L: 537,11, ROE: 1,1%. PVP: 6,17, Basileia: 28,2%.

3- Santos Brasil (STBP3)

A terceira da lista de small caps famosas é a Santos Brasil Participações. A Santos Brasil é uma small cap que tem como negócio principal a operação portuária de contêineres e o controle de mercadorias e produtos. 

Além disso, a empresa opera com a logística de frotas próprias e centros de distribuição, responsáveis pela funcionalidade fora das suas instalações portuárias. A Santos Brasil abriu capital, em 2006, e está listada no Novo Mercado da B3.

Small caps famosas

Logo download

Em resumo, a empresa é uma small cap com operações portuárias e logística. Portanto, tem sua atuação voltada no porto de Santos, apesar de não restringir sua atuação apenas a ele. Dessa maneira, são 3 portos em operação sendo eles:

  • Tecon Santos: localizado em Santos, no estado de São Paulo;
  • Tecon Imbituba: localizado em Imbituba, em Santa Catarina;
  • T. Vila do Conde: localizado em Barcarena, no Pará.

Dessa maneira, a empresa conta com 1 centro de distribuição em São Bernardo do Campo (SP), 2 centros logísticos industriais aduaneiros, em Guarujá (SP) e Santos (SP) e, por fim, 1 terminal de veículos em Santos (SP).

Indicadores da small cap Santos Brasil Participações: P/L: -748,49, ROE: -0,3%. PVP: 2,56, Div Líq. / EBIT: 0,75.

4- JHSF (JHSF3)

A quarta da lista de small caps famosas é a JHSF. Essa small cap possui como principal foco a incorporação imobiliária e a exploração imobiliária. Ou seja, além de construir e comercializar imóveis, a empresa atua com a exploração dos mesmos.

Dessa forma, a small cap divide sua operação em 4 pilares, sendo eles: incorporação shoppings/varejo, aeroporto executivo e por fim hospitalidade e gastronomia.

Os principais empreendimentos dessa small cap famosa são, por exemplo:

  • Fazenda Boa Vista;
  • Vitra;
  • Parque Cidade Jardim;
  • Shopping Bela Vista;
  • Hotel Fasano SP;
  • Shopping Cidade Jardim;
  • Catarina Fashion Outlet.

Para resumir, essa small cap foi fundada por Fábio Auriemo e José Auriemo, em 1972, e entrou na bolsa de valores em 2007.

No início da sua história, a empresa se destacou com a construção de agências bancárias. Outro dado interessante é que a JHSF foi a responsável pela construção do Edifício sede da Bovespa e da BMF, na década de 80/90.

Indicadores da small cap JHSF: P/L: 9,24, ROE: 17,29. PVP: 1,65, Div. Líq / EBIT: 0,86.

5- Fleury (FLRY3)

A quinta da lista de small caps famosas é a Fleury, fundada, em 1926, por Gastão Fleury da Silveira, médico recém-formado. De forma geral, é uma empresa voltada para o ramo de saúde e, apesar de ser uma small cap, é reconhecida como uma das principais em seu setor de atuação.

Nesse sentido, a Fleury é preocupada com a tecnologia e a inovação. Além disso, se tornou pioneira ao disponibilizar os resultados de seus exames de maneira 100% online, em 2002.

Logo download

Enfim, talvez um dos indícios que torna essa small cap famosa seja o fato que, desde 2010, a empresa distribui dividendos aos seus acionistas. A small cap de serviços laboratoriais realiza operações por meio de dois modelos principais, sendo eles: as unidades de atendimento e o modelo B2B em hospitais. 

Em resumo, o principal público da empresa é o segmento de alta renda, em outras palavras, a small cap atua na prestação de serviços premium. Dessa forma, a Fleury está presente em oito estados, com um total de 187 unidades. 

Indicadores da small cap: P/L: 58,32, ROE: 8,6%. PVP: 4,99, Div. Líq / EBIT: 2,58.

6- Linx (LINX3)

A sexta da lista de small caps famosas é a Linx. Essa empresa é uma small cap famosa do ramo de tecnologia voltada pro desenvolvimento de softwares e aplicações para as grandes varejistas. 

Dessa forma, a small cap realiza serviços como pagamento, oferta, controle de estoque, reserva de mercadoria, plataformas digitais entre milhares de outros serviços focados somente no varejo.

Pngkey

Um dos motivos que torna essa small cap famosa é o fato de que ela paga dividendos periodicamente desde 2013. Além disso, a empresa é a maior provedora de softwares para varejo no Brasil.

Dessa maneira, A Linx atende diversos setores e realiza serviços, como:

  • Automação e informatização de meios de pagamento;
  • Transformação digital;
  • Gestão e performance para Varejo Físico.

Indicadores da small cap Linx: P/L: 2.255,60, ROE: 0,2%. PVP: 4, Div. Líq / EBIT: -7,08.

Por fim, a 7º e ultima da lista de small caps famosas é a Grendene (GRND3)

Logos PNG

A ultima das small caps famosas é a Grendene. O principal mercado dessa small cap é o de calçados, responsável pela fabricação e comercialização de calçados para, praticamente, todos os públicos, sendo eles: o infantil e adulto feminino e masculino.

Em resumo, a small cap faz a fabricação de calçados por meio de duas formas principais, ou seja, a de marcas próprias e a de Licenciamento de marcas. 

No segmento de marcas próprias temos, por exemplo:

  • Melissa;
  • Ipanema;
  • Rider;
  • Cartago;
  • Mormaii.

Agora quando o assunto é licença, a empresa tem diversas marcas como, por exemplo, Larissa Manoela, Barbie e Liga da Justiça. Em resumo, a small cap Grendene foi criada com o objetivo de fabricar telas para cobrir os garrafões de vinho produzidos na Serra Gaúcha.

Entretanto, posteriormente, criaram uma sandália de plástico Melissa Aranha e, dessa forma, a empresa começou a ficar famosa no ramo de calçados. Enfim, a Grendene está na lista de small caps famosas porque, de fato, ela é uma das principais e mais famosas em seu setor de atuação. 

Indicadores da small cap Grendene: P/L: 18,35, ROE: 10,2%. PVP: 1,87, Div. Líq / EBIT: – 4.

Por fim, agora que você conhece as small caps famosas, veja o vídeo de Raul Sena e descubra em quais ele investe:

Enfim, além dessas small caps famosas, veja também algumas Ações pouco visadas que podem explodir na bolsa de valores

Fontes: Centauro, Mundo das marcas, Fintech, Investidor sardinha, Santos Brasil, Fleury e G1

Imagens: Guia do Investidor, Logos PNG, Logo download, Pngkey, Logo download, wikipedia, Logo download, Conta com a gente e Bússola do investidor

Conte-nos a sua opinião...