Vale a pena investir em fundos imobiliários para ganhar dividendos?

Um dos pontos mais controversos dos FIIs é se vale a pena investir em fundos imobiliários pensando apenas nos dividendos. Descubra a verdade!

16 de janeiro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Com o aumento exponencial do número de investidores na Bolsa de Valores, muitas opiniões diversas sobre os fundos imobiliários (FIIs) começaram a aparecer. Um dos pontos mais controversos é se vale a pena investir em fundos imobiliários pensando apenas nos dividendos.

Para alguns especialistas, esta estratégia é um verdadeiro desperdício de dinheiro. Isso porque as ações pagadoras de dividendos seriam bem mais vantajosas no longo prazo.

Outros acreditam que vale mais a pena investir diretamente na compra de imóveis. Dessa forma, o investidor não teria um “atravessador” no meio do caminho.

Por outro lado, há quem defenda que vale mais a pena investir em fundos imobiliários porque eles são maiores, mais robustos, mais líquidos e mais seguros. No fim das contas, isso representaria menos esforço para o investidor, sem abrir mão dos ótimos ganhos com dividendos.

Vale a pena investir em fundo imobiliário?

Diante de tantas opiniões distintas, fica a dúvida se realmente é vantajoso investir em FIIs em 2024, pensando apenas nos dividendos. Para te ajudar a se posicionar, vamos entender algumas particularidades deste tipo de investimento.

Uma das justificativas de quem defende que não vale a pena investir em FII são as taxas cobradas pelos fundos. De fato, cobranças como a taxa de administração e a taxa de performance podem comprometer a rentabilidade de quem faz este tipo de aporte.

Existem, no entanto, vários FIIs com taxas menores, que tornam o investimento bem mais atrativo. E é bom lembrar que os fundos imobiliários fazem toda a gestão dos imóveis para você. Portanto, eles de fato têm lá seus custos e despesas.

O problema é quando as taxas são muito altas e aí, sim, talvez seja melhor optar por outro fundo. Afinal, não é nada bom ver as taxas “roubarem” uma fatia dos seus ganhos ao longo dos anos.

Valorização dos fundos imobiliários

Outro fator muito relevante que afugenta parte dos investidores, entre eles o célebre Luiz Barsi Filho, é a ausência de escala nos ganhos com os fundos imobiliários.

De fato, a maioria das modalidades de FIIs é composta de imóveis físicos. Dessa forma, a valorização no longo prazo tende a ser menor comparada ao potencial de crescimento das empresas da Bolsa.

No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha), eu explico esta equação em detalhes. E te mostro que, no fim, trata-se de uma conta simples da velha relação risco x retorno.

Vantagens de investir em fundos imobiliários

Apesar de todos os fatores considerados “negativos”, existem muitas vantagens em investir em bons fundos imobiliários. Podemos citar benefícios como a menor volatilidade, maior previsibilidade de receita, isenção de IR sobre os dividendos… e por aí vai.

Por tudo isso, talvez a ideia de simplesmente não investir em fundos imobiliários não seja a mais correta possível. No fim, tudo vai depender do seu momento de vida, sua estratégia de investimento e, claro, da diversificação dos seus ativos.

E você, gostou de conhecer alguns prós e contras de investir em fundos imobiliários para ganhar dividendos? Então faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Lá, você fica sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: 10 ações que vão pagar mais dividendos em 2024.

Porque acordar 5 da manhã pode te deixar mais pobre?

Se o fim da escala 6×1 for aprovado a bolsa acaba? É o fim?

Por que eu não invisto em estatais? Precisamos ser honestos

Preço dos imóveis no Brasil pode despencar?