23 de dezembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Como é fim de ano, muitas pessoas tem se organizado para viajar, algumas até já estão na praia. E por isso, recebi muitas perguntas sobre o assunto. Afinal, viajar no fim do ano é burrice? O preço das passagens é mais alto que o normal, as cidades turísticas ficam ainda mais cheias e tudo fica mais caro. Mas, como você já deve saber, existe toda uma pressão para passar o fim do ano em um lugar legal e etc.
Sendo sincero, por muitos anos da minha vida, evitei viajar nesse período do ano. Mas, agora acho importante esse marco, essa mudança de ano e estar em um lugar legal para renovar o espírito. Por isso, não acho que é burrice. É tipo o Natal ou sair no Dia dos Namorados.
Mas, o que eu descobri depois de anos e anos? Que o preço para viajar em dezembro só é inflado assim, aqui no Brasil. No restante do mundo, não existe todo esse alvoroço e expectativa para o Ano Novo. Por isso, para quem tem dinheiro, viajar para o exterior nessa época do ano, compensa muito mais do que viajar aqui.
Como se planejar para fazer uma viagem?
Se você se preparar ao longo do ano até mesmo se parcelar, dá para viajar com mais tranquilidade no fim do ano. Mas, faz isso agora, em janeiro. Pula esse ano, não gasta demais. Que aí você começa o ano com dinheiro e já se planeja para viver experiências incríveis.
Na verdade, acho que a grande burrice da classe média é trocar uma experiência foda, por uma experiência imediata. As pessoas preferem pagar preços inflacionados do que esperar, se organizar e pagar infinitamente mais barato em qualquer outra época do ano.
Quando comprar passagens?
Já fica a dica de que por volta de março é um bom momento para comprar passagens para a América do Sul e para a Europa também.
Destinos que recomendo para você pesquisar aí e quem sabe ir conhecer é Mendoza, Lisboa, Barcelona, Itália. Se você se estruturar, mesmo que ganhe pouco, você vai conseguir fazer esse negócio. Se você separar 5% do seu orçamento durante o ano, vai conseguir comprar uma passagem tranquilo.
Ficou com alguma dúvida? Então, assista ao vídeo em que explico mais sobre!
E se você quer aprender a investir melhor o seu dinheiro, para viajar todo fim de ano, te convido a conhecer AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
- Confira também: Despesas de fim de ano: como se preparar para elas?