21 de outubro de 2021 - por Pedro Martoly
Foi cancelado pela Evergrande os projetos para a venda de um envolvimento predominante em uma unidade de administração de propriedades no valor de US$2,6 bilhões. Sendo assim, uma atitude tomada para reduzir a crise referente a velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa da incorporadora da China.
A companhia tem como meta vender uma parte de 50,1% na secundária Evergrande Property Services Group LTD em uma disputa com a Hopson Development Holdings.
Vale lembrar que o ajuste entre as partes, realizado de forma prévia, foi feito no dia 12 deste mês. No entanto, a Evergrande o cancelou. A companhia da China revelou para órgão regulador que teria motivos para crer que a consumidora não executou as medidas pré-determinadas de promover uma oferta de aquisição pelo número total das ações na Evergrande Property Services.
Alternativas a serem tomadas
A companhia permite que investidores iniciais da empresa vendam os seus valores mobiliários na Bolsa de Hong Kong. Além disso, os reguladores nativos querem que o consumidor de um valor superior a 30% de uma companhia que está na lista faça uma proposta pelo capital aberto que sobra.
Segundo informações divulgadas pela Hopson, ao contrário da Evergrande, a companhia está pronta para fazer a aquisição do envolvimento. Ademais, acrescentou que a adversária realizou condições em negociação que seriam inadmissíveis de mudanças nos termos da proposta.
Ainda de acordo com a Hopson, as condições envolviam o ato de enviar qualquer espécie de fundos de forma direta para a Evergrande. Ou seja, não era possível depositar o dinheiro na secundária como era o combinado.
Projeções
Segundo a imprensa estrangeira, um advogado, que representa alguns credores, e não quis se identificar, revelou que o processo cancelado ficou ainda mais impossível para a Evergrande revelar alguma nova tática para escapar.
O advogado contou ainda que por conta desse cenário em que todas as áreas estão em dívidas e o tempo estipulado se acabando aos poucos, o consumidor já se organiza para uma inadimplência rígida.
Agora, aguarda para ver como a companhia irá reagir durante suas negociações com os credores. Sendo assim, o advogado se refere ao final do prazo de carência. Ou seja, um total de 30 dias que deve se completar neste sábado (23). Até lá, a Evergrande tem que pagar uma valor de US$83,5 milhões em cupom de um título offshore.
Atualidade da Evergrande e Hopson
Em reflexo, as ações da Evergrande tiveram uma queda de aproximadamente 14% no momento do pregão. Portanto, se encerrou com baixa de 12,54%. Além disso, as ações da Evergrande Property Services fecharam também após cair 6,8%. Já as ações da Hopson, avançaram 5,6%. E ao mesmo tempo, o índice de imóveis chinês ganhou cerca de 2%.
Confira também sobre o Senador Angelo Coronel que pretende retificar em 41% a tabela do IR!
Fonte: Valor Investe
Imagens: Informazione, Seu Dinheiro, Borsa Seans, Yicai Global