Taxa de inadimplência: o que é e como diminuir

14 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 33 seg


A taxa de inadimplência é o percentual de clientes que estão com parcelas atrasadas em uma empresa. O tempo para ser considerado como atraso varia. 

Contudo, normalmente são tidos como inadimplentes os pagamentos com mais de 90 dias de atraso. Sendo que uma taxa alta é ruim para a empresa.

Ela pode atrapalhar, inclusive, a saúde financeira do negócio. De fato, se a situação for muito grave, a empresa pode até mesmo quebrar.

O que é taxa de inadimplência?

A taxa de inadimplência é o percentual de créditos em atraso em uma empresa. De maneira geral, é tido como inadimplente os pagamentos com mais de 90 dias de atraso e menos de 180 dias. Porém, cada companhia deve estabelecer o prazo ideal para si mesma. 

Essa taxa possui algumas funções. Primeiramente, ela serve para apontar os déficits financeiros da empresa. Ou seja, o dinheiro que deixa de entrar e que poderia ser usado em investimentos, capital de giro e manutenção do negócio.

É por isso que o ideal é monitorar a inadimplência todos os meses. Ao monitorar mensalmente, fica mais fácil do gestor analisar qual a real situação do negócio. Além disso, com esse acompanhamento, é possível verificar se as taxas são constantes ou temporais.

Taxa de inadimplência: o que é e como diminuir

Essa taxa serve também para o cálculo dos juros em empréstimos. Taxas menores passam maior confiança no pagamento. Logo, a empresa consegue juros mais baixos. Por outro lado, a taxa de inadimplência alta pode trazer risco maior e juros mais altos.

Para determinar a taxa de inadimplência, basta somar os débitos pendentes e dividir pelo total faturado do período analisado. Vamos supor que você quer calcular a taxa de março. Suponhamos que neste mês, a soma dos pagamentos emitidos foi de R$ 50.000,00 e a soma dos créditos em atraso foi de R$ 1.500,00.

Sendo assim, o cálculo é 1.500 / 50.000 = 0,03. Para ter o resultado em porcentagem, basta multiplicar por 100. Portanto, no exemplo a taxa de inadimplência é de 3%. A taxa pode variar entre uma empresa e outra. No entanto, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) do Banco Central do Brasil (Bacen) considera que 5% é uma taxa aceitável.

Efeitos que a alta taxa pode trazer

O ideal é que a taxa de inadimplência seja próxima a zero. Isso porque essa taxa pode trazer prejuízos para a empresa. Dentre as possíveis consequências de uma alta taxa temos:

1- Desestruturação do planejamento financeiro: A alta taxa de inadimplência pode desestruturar o planejamento financeiro. Isso pode ocorrer sobretudo se o risco de inadimplência não tiver sido considerado no planejamento. Enfim, a alta taxa pode atrapalhar os investimentos e as negociações da empresa.

2- Falta de recursos: A alta taxa de inadimplência pode causar a falta de recursos na empresa. Logo, ela pode ter dificuldades para comprar produtos, pagar serviços essenciais e quitar os salários dos funcionários.

Taxa de inadimplência: o que é e como diminuir

3- Atraso no pagamento de fornecedores: Por fim, com a falta de recursos, que pode ser causada pela alta taxa, pode atrapalhar o pagamento dos fornecedores. Isso faz com que o prejuízo da empresa aumente, já que os atrasos nos pagamentos podem gerar multas e juros.

Essa situação pode impactar também o crédito da empresa e atrapalhar os contratos com fornecedores e demais operações financeiras. Se necessário, negocie com os fornecedores. O que não pode acontecer é deixar de pagar os fornecedores e prejudicar o relacionamento da empresa e a quantidade de produtos para venda. 

Como diminuir a taxa de inadimplência?

Algumas dicas para diminuir a taxa de inadimplência são:

1- Venda com nota fiscal: A nota fiscal serve para comprovar uma relação entre a empresa e o consumidor. Dessa maneira, ela serve como prova para garantir uma boa ação de cobrança. Além disso, a venda sem nota fiscal é ilegal.

2- Pagamentos à vista e cartão de crédito: Outra dica é oferecer vantagens para o pagamento à vista ou no cartão de crédito. No cartão podem existir taxas, mas é uma forma de garantir o recebimento. Isso porque, com os cartões, o risco de inadimplência passa para o banco.

3- Empresa de cobrança: Uma boa opção para as empresas com altas taxas de inadimplência, é recorrer a uma empresa de cobrança. Essa é uma boa opção, pois essas empresas têm experiência em recuperação de crédito. Sendo assim, elas sabem como cobrar da melhor maneira e identificar o momento de buscar ajuda judicial.

4- Histórico de clientes: Manter um histórico de clientes serve para que a empresa saiba quem são os bons e maus pagadores. Dessa forma, antes de vender no crédito a empresa pode consultar o histórico e ver se a venda a crédito traz risco.

5- Pix: O Pix é uma forma fácil e prática de receber o pagamento dos clientes. Com o seu sucesso, ele pode ser uma boa opção para estimular o pagamento à vista dos clientes. Com mais pessoas pagando à vista, a taxa de inadimplência pode diminuir.

E aí, gostou de aprender sobre a taxa de inadimplência? Então leia ainda: O que é Análise SWOT? Para que serve e como fazer