Ações para lucrar com o agronegócio: opções para investir

10 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 43 seg


Uma porcentagem significativa do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deriva do setor do agronegócio. Pensando nisso, pode ser interessante conhecer algumas ações para lucrar com o agronegócio.

Vale lembrar que o agronegócio está relacionado com commodities. Portanto, antes de investir, analise se é este é o momento ideal, já que as commodities passam por ciclos.

Lembrando que apesar de falarmos sobre algumas opções de ações para investir no agronegócio, esse texto não deve ser considerado como uma recomendação ou indicação de investimentos.

O setor do agronegócio

O Brasil é uma das maiores economias do mundo. Às vezes a gente dá uma subida ou descida no ranking mundial, mas permanecemos entre as maiores potências. Boa parte da economia brasileira é puxada pelo agronegócio. Dessa maneira, 26,6% do PIB brasileiro é derivado do agronegócio.

Sendo assim, o Brasil é considerado o 4º maior produtor de grãos, ficando atrás somente da China, Estados Unidos e Índia. O Brasil também é o maior exportador de celulose do mundo e o segundo maior produtor. Além disso, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo.

Ações para lucrar com o agronegócio: opções para investir

Chbagro

Quando falamos em agronegócio a primeira imagem que vem na cabeça das pessoas geralmente é uma fazenda com gados e plantação de soja. Entretanto, o agronegócio é muito mais abrangente do que isso. Podemos dividir o agronegócio em vários setores:

1- Alimentos: Envolve toda a cadeia da produção alimentícia, como, por exemplo: frigoríficos, usinas de beneficiamento de leite, indústria de óleo, rações, empacotadores, distribuidores de grãos e beneficiadores.

2- Biocombustíveis: É o setor do agronegócio que cuida do cultivo de plantas que serão transformadas em combustíveis orgânicos.

3- Têxtil: Ramo industrial que transforma bens agropecuários em produtos têxteis, como vestuário, artigos de cama, mesa e banho, bens de decoração e insumos para as indústrias moveleira e calçadista. Alguns exemplos de matéria-prima produzidos pelo agronegócio são o algodão, o linho e a lã.

4- Madeira: Por fim, este é o setor de exploração do solo pelo cultivo de árvores que serão transformadas em madeira, celulose ou produtos químicos para posterior utilização como matéria-prima de várias indústrias, como a moveleira e a de construção civil, a indústria papeleira, ou mesmo a obtenção de lenha para combustível.

Ações para lucrar com o agronegócio

Como o agronegócio representa uma parcela tão grande da economia brasileira, pode ser interessante investir em algumas empresas do setor do agronegócio que estão listadas na bolsa. Algumas opções de ações para lucrar com o agronegócio são:

1- Camil (CAML3)

Fundada em 1963, a Camil (CAML3) atua no setor de grãos e óleos. Além da própria marca, bastante conhecida nos supermercados, ela também possui outros nomes famosos, como, por exemplo, Coqueiro, União, DaBarra, Pai João e Carreteiro. A Camil também é dona de marcas como Costeño, Saman e Tucapel na América do Sul.

Ações para lucrar com o agronegócio: opções para investir

Suno

A empresa abriu o capital em 2017 e desde então ela tem se tornado uma empresa cada vez melhor e que investe mais em si mesma. Por exemplo, a Camil investiu R$ 22 milhões para construir sua 12ª fábrica no país e a segunda no Nordeste, em Suape (PE). Sendo que, esta fábrica tem capacidade de processar 10 mil toneladas de arroz, feijão e açúcar por mês.

Além disso, anteriormente ela havia comprado a SLC Alimentos, uma das maiores empresas de grãos do Brasil, avaliada em R$ 308 milhões na época. Em abril deste ano, assumiu a unidade produtora de feijão da Castrolanda, cooperativa paranaense com foco em proteína animal.

2- Brasil Agro (AGRO3)

A segunda empresa na nossa lista de ações para lucrar com o agronegócio é a Brasil Agro (AGRO3). Fundada em 2005, a Brasil Agro atua na aquisição e desenvolvimento de terras. Ela é uma das maiores empresas brasileiras quando o assunto são terras agricultáveis.

Desse modo, a empresa possui foco na aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais, voltadas para a agropecuária. A companhia possui propriedades rurais no Brasil e no Paraguai. No Brasil, ela está presente em sete estados brasileiros. Os estados de MT, MS e GO se destacam em relação ao potencial agrícola.

Ações para lucrar com o agronegócio: opções para investir

Linkedin

3- Boa Safra Sementes (SOJA3)

A Boa Safra Sementes (SOJA3), abriu o capital recentemente na B3. Ela trabalha com o melhoramento genético de sementes. Sendo assim, ela investe em compra de tecnologia de produção, terceiriza a produção e, por fim, vende o produto a lojistas. Dessa forma, sua receita não conta com custos como fazendas ou lojas.

Como ela é uma empresa que faz apenas o fornecimento das sementes, ela não corre tantos riscos quanto outras empresas do setor do agronegócio. Ou seja, como ela não cultiva de fato, ela não corre, por exemplo, o risco de estiagem ou queimadas.

Contudo, ela está exposta aos riscos indiretamente. Isso porque, se os clientes tiverem problemas e não comprarem sementes, a companhia é impactada. Enfim, a Boa Safra Sementes é muito interessante, pois ela investe em pesquisa, tecnologia e inovação, o que ainda é difícil de encontrar nas empresas do setor do agronegócio brasileiro.

Boa safra sementes

4- Ações para lucrar com o agronegócio: Minerva (BEEF3)

Dentre as ações para lucrar com o agronegócio, temos a Minerva (BEEF3), uma das maiores no setor de produção e comercialização de produtos alimentícios. As marcas que integram o grupo Minerva são: Minerva Energia, Minerva Foods, Minerva Leather, Minerva Biodiesel e Minerva Casings. Alguns dos produtos e serviços oferecidos pela empresa são:

  • Produção e comercialização de carne fresca, congelada e processada;
  • Comercialização de produtos de origem bovina;
  • Couro;
  • Exportação de gado vivo;
  • Produção de biodiesel a partir do sebo bovino;
  • Produção e comercialização de envoltórios naturais destinados à produção de alimentos defumados, cozidos e curados;
  • Gestão da matriz energética.

5- SLC agrícola (SLCE3)

SLC Agrícola (SLCE3), atua na produção de soja, milho e algodão. Ela foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em bolsa de valores, desse modo, ela se tornou uma referência no seu segmento. Com matriz em Porto Alegre (RS), a empresa possui 22 unidades de produção estrategicamente localizadas em sete estados brasileiros.

Suno

O motivo pelo qual não existem muitas empresas do setor do agronegócio listadas na bolsa brasileira, é que no Brasil o capital para essas empresas sempre foi muito barato.

Ou seja, as empresas neste setor sempre conseguiram crédito fácil e não precisam recorrer à bolsa para capitalizar. No entanto, as empresas que abrem o capital geralmente se desenvolvem muito mais do que as outras. Afinal de contas, além dos recursos, elas também passam a ter uma gestão melhor.

6- Klabin (KLBN3)

Por fim, a Klabin (KLBN3) é a maior produtora e exportadora de papéis do país. Ela tem foco na produção de celulose, papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Além disso, ela também comercializa madeira em toras.

Enfim, agora que você conhece 6 ações para lucrar com o agronegócio, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e entenda mais sobre como investir no setor do agronegócio:

E aí, gostou de descobrir 6 boas ações para lucrar com o agronegócio? Então aproveite para ler sobre o IPO da Raízen: como vai funcionar a abertura de capital

Imagens: Revista rpanews, Chbagro, Suno, Linkedin, Boa safra sementes e Suno