10 empresas da bolsa com mais de 100 anos

23 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 9 min, 49 seg


Existem empresas de diferentes ramos na bolsa com mais de 100 anos de atuação. Essas companhias passaram por cenários como crises financeiras mundiais, guerras e conflitos, mas sobreviveram a todos os desafios e seguem firme no mercado.

No texto abaixo, você vai conferir quais são as 10 empresas mais antigas da bolsa e um pouco sobre a atuação delas. Mas lembre-se:  este texto não deve ser visto como uma indicação de investimento. Antes de investir em qualquer empresa, faça você mesmo uma boa análise delas.

E aí, você é capaz de adivinhar alguma dessas centenárias? Não é tão difícil assim!

Quais são as empresas da bolsa com mais de 100 anos

Escolher empresas com muito tempo de mercado é muito importante ao investir, pois as empresas mais antigas têm mais experiências de mercado.

Sendo assim, elas já passaram por diversos cenários econômicos e políticos e sobreviveram. Elas resistiram, por exemplo, às crises de 1929 e 2008.

Por si só, isso faz com que elas tenham uma experiência maior e saibam lidar melhor com os diversos cenários que podem surgir.

1- Banco do Brasil

Banco do Brasil logo

O Banco do Brasil foi fundado em 1808 e é a empresa mais antiga da bolsa. Ele também foi a primeira instituição bancária a operar no país, pois foi fundado com a chegada de Dom João VI ao Brasil, além de ter atuado, na época, como um Banco Central.

Por esse motivo, o Banco do Brasil chegou até a emitir dinheiro para financiar os custos gerados pela família Real em terras tupiniquins. No entanto, com o passar dos anos, as suas atividades foram mudando e ele passou a atuar em outros segmentos financeiros.

Posteriormente, em 1941, a instituição deu início à sua expansão internacional, inaugurando a primeira agência no exterior, em Assunção, no Paraguai.  Em 1944, a empresa abriu escritórios em Roma, Nápoles e Piemonte.

Além de ser a empresa mais antiga da bolsa, o Banco do Brasil é também, desde 2006, o único banco listado no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa.

Atualmente, ele é um dos maiores conglomerados financeiros do Brasil e conta com uma participação de 18,5% de mercado.

Até setembro de 2022, o Banco do Brasil tinha mais de 86 mil funcionários, mais de 74 milhões de clientes, mais de 37 milhões de correntistas e uma rede de mais de 3.900 agências bancárias

A empresa tem ainda presença internacional, com 23 agências localizadas em 15 países, além de acordos mantidos com instituições financeiras no exterior para atendimento aos seus clientes.

Ufa! Cansou? Calma que ainda há mais centenárias com muita história para você conhecer.

2- Hering

Hering Logo

A Hering foi fundada em 1880, o que faz dela a segunda empresa mais antiga da bolsa.

Caso você não conheça, ela é uma empresa especializada no segmento de vestuário, fundada em Blumenau, Santa Catarina, pelos irmãos imigrantes alemães Bruno e Hermann Hering.

A companhia abriu o capital em 1964 e passou a exportar seus produtos. Com isso, se tornou a primeira companhia têxtil brasileira a vender suas mercadorias para o exterior.

Já no ano de 2007, as ações ordinárias da empresa passaram a ser negociadas no Novo Mercado com o atual código HGTX3.

A empresa é uma das maiores redes de franquias do Brasil e conta com centenas de lojas espalhadas por todo o país, sendo que o faturamento da empresa deriva das marcas:

  • Hering;
  • Hering Kids;
  • PUC;
  • DZARM.

Por fim, em abril de 2021, o Grupo Soma anunciou a compra da Hering no valor de R$ 5,1 bilhões, transformando o grupo na quarta maior empresa do setor de vestuário no Brasil.

3- SulAmérica

SulAmérica Logo

A SulAmérica foi fundada em 1895 e é a terceira dentre as empresas mais antigas da bolsa.

Quando foi fundada pelo empresário espanhol D. Joaquim Sanchez de Larragoiti, a empresa se chamava Sul América Companhias Nacional de Seguros de Vida.

Em 1913, a SulAmérica fundou a Companhia de Seguros Terrestres e Marítimos e de Acidentes. Nas décadas de 1960 a 1980, houve a criação da Holding SulAmérica, que também passou a administrar serviços de saúde.

Já em 1969, ela abriu o seu capital na bolsa de valores e, nos anos seguintes, deu início às suas operações de previdência privada, além de lançar o seguro de saúde e a Assistência 24 horas.

Em 2007, se aventurando em outro ramo, a companhia lançou a Rádio SulAmérica Trânsito 92,1 FM, em São Paulo.  No mesmo ano, a seguradora levantou R$ 775 milhões em oferta pública na Bovespa, com o início de negociações na Bolsa.

Hoje em dia, a SulAmérica é um dos principais players do segmento de seguros de saúde e odontológicos no Brasil.

4- Klabin

Klabin Logo PNG Vector (EPS) Free Download

A Klabin foi fundada em 1899 por Maurício Freeman Klabin. O empresário era um imigrante lituano que deixou a família em sua terra natal e veio para o Brasil em 1889.

Quando jovem, conseguiu um emprego em uma gráfica, que depois ele comprou. Assim, nasceu a Empreza Graphica Klabin.  Junto com os irmãos Salomão e Hessel, além do primo Miguel Lafer, ele fundou a Klabin Irmãos e Cia. Durante a Era Vargas, a empresa cresceu bastante com o apoio dos incentivos fiscais para a implantação de indústrias papeleiras.

A empresa abriu capital na Bolsa de Valores de São Paulo em 1979. No ano seguinte, ela deu início à expansão da produção e entrou no mercado de sacos multifoliados e celulose solúvel. Os resultados dessa expansão vieram em 1990, contribuindo ainda mais para a companhia manter como a maior produtora de papéis sanitários do Brasil.

Com o passar das décadas, a Klabin foi se consolidando, crescendo e expandindo a sua atuação para o Brasil e o mundo. Hoje, a Klabin é a maior produtora de papéis do Brasil e atende vários mercados, tais como alimentos, limpeza e higiene.

5- Gerdau

empresas da bolsa com mais de 100 anos: gerdau

Fundada em 1901 pelo alemão João Gerdau e seu filho Hugo, a Gerdau é uma das empresas mais antigas da bolsa.

A empresa abriu o capital em 1947 e, no ano seguinte, deu início à produção de aço. Na década de 1980, a companhia começou o processo de internacionalização.

A partir desse importante passo, ela entrou no mercado da América do Norte em 1989. No ano seguinte, ela listou as suas ações na bolsa de Nova York.

A empresa começou a se diversificar e, em 1992, passou a produzir aços especiais no Brasil. Posteriormente, em 2009, a empresa começou a produzir seu próprio minério de ferro.  No ano de 2013, a companhia deu início à fabricação de aços planos no país e, em 2016, à produção de chapas grossas na usina de Ouro Branco.

Atualmente, a Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e aços especiais no mundo. Além disso, ela tem presença em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores.

6- Light

empresas da bolsa com mais de 100 anos: light

A Light é uma empresa brasileira que tem relação estreita com um país estrangeiro. Para colocar em prática o projeto de distribuição de energia elétrica na cidade do Rio de Janeiro, ela teve que fundar, em 1904, no Canadá, a empresa The Rio de Janeiro Tramway Light and Power.

Durante o século XX, o Grupo Light focou em investir na construção de usinas hidrelétricas. Além disso, a empresa passou a assumir a gestão de vários serviços públicos.

Dessa forma, além da geração e distribuição de energia elétrica, ela também assumiu os serviços de fornecimento de gás, transporte público, iluminação pública e telefonia.

7- Raia Drogasil

empresas da bolsa com mais de 100 anos: raiadrogasil

A 7º posição em nossa lista das empresas da bolsa com mais de 100 anos é da RaiaDrogasil. Mais especificamente pela Droga Raia, já que a Drogasil é antiga, mas não centenária.

O italiano João Baptista Raia fundou a Droga Raia em 1905 em Araraquara, no interior de São Paulo, como Pharmacia Raia.

Em 1931, ocorreu a inauguração da segunda loja e, em 1937, a companhia expandiu pelo interior paulista, dando início a uma rede de lojas.

A empresa fez a abertura de capital em 2010 e, no ano seguinte, fez a sua fusão com a Drogasil. Atualmente, a Droga Raia faz parte do grupo RaiaDrogasil, que conta com mais de 1.400 lojas espalhadas por todo país.

8- Energisa

empresas da bolsa com mais de 100 anos: energisa

A Energisa nasceu em 1905 e a sua abertura de capital ocorreu dois anos depois, em 1907, sendo a terceira empresa a obter esse registro.

Os fundadores da empresa foram José Monteiro Ribeiro Junqueira, João Duarte Ferreira e Norberto Custódio Ferreira, em Cataguases, Minas Gerais.

No decorrer das décadas, a empresa cresceu por meio de construções de turbinas e aquisições de companhias elétricas. 

Atualmente, a Energisa atua nas áreas de geração, distribuição, serviços e comercialização de energia elétrica.

9- Alpargatas

empresas da bolsa com mais de 100 anos: alpagartas

A Alpargatas é uma calçadista fundada em 1907 pelo escocês Robert Fraser.

Inicialmente, ela se chamava Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, mas depois passou a se chamar São Paulo Alpargatas Company. Atualmente, a Itaúsa é a principal acionista da empresa.

Ademais, a abertura de capital da Alpargatas ocorreu em 1910, na Bolsa de Valores de São Paulo. Anos depois, durante a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Nova York, a empresa passou por momentos complicados, mas conseguiu dar a volta por cima.

O lançamento das famosas sandálias Havaianas ocorreu por volta de 1960, alcançando um sucesso que permanece até hoje.

Na década de 70, a empresa lançou o Kichute e a linha Topper. Já nos anos 1990, por fim, a Alpargatas lançou as Havaianas Top e a marca internacional Mizuno no mercado brasileiro.

10- CPFL Energia

CPFE – CPFL ENERGIA S.A.

Por último, a história da CPFL Energia teve início em 1912, quando quatro pequenas empresas de energia do interior paulista se fundiram.

Após 15 anos, a empresa foi comprada pela American & Foreign Power (Amforp) e, em 1964, o controle da CPFL foi para a estatal Eletrobras.

Em 1997, houve a privatização da empresa, que passou a fazer parte do atual grupo composto pela VBC Energia (Grupo Votorantim, Bradesco e  Camargo Corrêa), pelo Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), e pela Bonaire Participações, a qual que reúne os fundos de pensão Funcesp, Sistel, Petros e Sabesprev.

No ano de 2002, foi criada a holding CPFL Energia, que abriu o capital na  Bolsa de Valores de São Paulo e na Nyse, em 2004.

Atualmente, a CPFL Energia é a segunda maior do Brasil no segmento de distribuição de energia, com  14% de participação no mercado nacional.

Agora que você já sabe quem são as 10 empresas da bolsa com mais de 100 anos, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para entender um pouco mais sobre a atuação dessas companhias. É só clicar aqui embaixo! 

Antes de nos despedir, que tal você aproveitar e ler também esta matéria interessante sobre as três maiores empresas do setor da saúde da Bolsa de Valores. Boa leitura!

Fontes: Roteiro de Raul Sena e Suno.