6 segredos sobre dinheiro que eu aprendi lendo mais de 200 livros

Aprendi alguns segredos sobre dinheiro que mudaram minha forma de investir e hoje vou compartilhar alguns deles com você!

26 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Ao longo da minha vida eu estudei e li muito sobre o universo das finanças e hoje eu separei alguns segredos sobre dinheiro que aprendi com os mais de 200 livros que li sobre o assunto! Então, vamos lá!

1. Ativos x Passivos

O primeiro segredo sobre dinheiro que quero compartilhar aprendi no livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki. Ele ensina a dividir tudo no mundo em duas categorias:

  • Ativos: São tudo o que coloca dinheiro no seu bolso, como ações, negócios e imóveis que geram renda.
  • Passivos: São tudo o que tira dinheiro do seu bolso, como casa própria, carro, entre outros.

Com isso, ele esclarece o que é necessário para ser rico: se a sua coluna de ativos for maior que a de passivos, você gera uma renda passiva superior às suas despesas, o que te permite parar de trabalhar.

Em outras palavras, as pessoas ricas acumulam ativos ao longo da vida, enquanto as pobres acumulam passivos. Entre os muitos livros que li, nunca encontrei uma explicação tão simples e direta quanto essa, que até uma criança pode entender.

2. Diversificação de Investimentos

O segundo segredo sobre dinheiro é a diversificação de investimentos, algo que aprendi no livro “Princípios”, de Ray Dalio. Ele afirma que o “Santo Graal dos Investimentos” é ter uma carteira diversificada com pelo menos 10 ativos que não sejam correlacionados.

Essa diversificação é essencial porque reduz os riscos e aumenta a estabilidade dos retornos. Uma carteira diversificada tem maior chance de ser lucrativa em diferentes cenários econômicos, já que os investimentos se complementam, com um cobrindo as perdas do outro.

Venho buscando aplicar essa estratégia há anos e, assim que alcançar os resultados desejados, vou compartilhá-los com vocês.

3. Resiliência a Eventos Inesperados

Um dos segredos sobre dinheiro é a resiliência para lidar com o inesperado, algo que aprendi no livro “A Lógica do Cisne Negro“, de Nassim Taleb. O autor utiliza a analogia de como os europeus acreditavam que não existiam cisnes negros, até a descoberta da Austrália, algo totalmente inesperado. Essa crença era tão enraizada que virou uma expressão para descrever o impossível.

Taleb usa essa história para ilustrar que eventos imprevisíveis, como crises econômicas ou pandemias, podem acontecer a qualquer momento. A chave para enfrentar essas situações é a resiliência e a preparação. E como se preparar no mundo dos investimentos?

A resposta está em proteger sua carteira, diversificando seus ativos e incluindo investimentos mais conservadores. Isso pode incluir criptomoedas, que são uma alternativa ao sistema financeiro tradicional, além de ativos protetivos, como o ouro, que historicamente resguardam valor. A razão é simples: eventos inesperados podem surgir a qualquer momento, e estar preparado é essencial para sobreviver a uma crise.

4. Regra de ouro

Aprendi muitas lições com Benjamin Graham, mas uma das mais valiosas veio do livro “O Investidor Inteligente”. Nele, Graham ensina uma regra fundamental para avaliar o valor de uma empresa: ao comprar uma empresa, você não deve pagar mais de 1,5 vezes o seu valor patrimonial, nem mais de 15 vezes o seu lucro anual.

Essa abordagem é essencial para ajudar os investidores a não pagarem caro por um negócio, além de garantir que a compra seja baseada em fundamentos sólidos, evitando decisões impulsivas ou mal embasadas no mercado.

5. Pensar a longo prazo

Outro segredo sobre dinheiro é a importância de pensar no longo prazo. Essa lição aprendi no livro “O Jeito Warren Buffett de Investir”, que aborda a estratégia de investir a longo prazo, escolher boas empresas e reinvestir os dividendos. Essa abordagem cria o efeito “bola de neve”, onde os investimentos se multiplicam ao longo do tempo.

Embora seja um dos conhecimentos mais básicos e uma estratégia relativamente simples, requer paciência e controle emocional. Por isso, recomendo a todos que adotem essa estratégia, pois é uma das que levo para a vida.

6. Autoconhecimento e controle emocional

Por fim, mas não menos importante, aprendi sobre a relevância do autoconhecimento com o livro “O Homem Mais Rico da Babilônia”, de George S. Clason. O autor narra a história de um homem que alcançou a riqueza, ao mesmo tempo em que ensina lições valiosas sobre dinheiro.

George enfatiza a importância de poupar uma parte do que ganhamos e de investir com sabedoria. Ele também destaca a necessidade de aprender com os erros alheios. Todo esse aprendizado está intrinsecamente ligado ao autoconhecimento e ao controle emocional. Além de suas valiosas lições, considero o livro muito acessível e, por isso, recomendo fortemente a sua leitura.

Enfim, esse é um apanhado com alguns dos segredos sobre dinheiro que aprendi com livros valiosos que li. E se você quer ir além disso, quer colocar esse conhecimento em prática, mas não sabe como, tenho a solução. Você precisa conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e, se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você também vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

Quer conferir mais detalhes sobre os livros que citei aqui? Então, assista ao vídeo completo!

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Investi R$ 952.517 no Tesouro Direto: Quanto rendeu na prática?

Como os ricos realmente pensam? Esqueça a autoajuda!

Recessão Técnica: o que está acontecendo?

6 segredos sobre dinheiro que eu aprendi lendo mais de 200 livros