26 de agosto de 2020 - por Jaíne Jehniffer
Comprar OIBR3 passou a ser foco de conversas após a notícia de que a OIBR3 pretende vender parte dos seus ativos. Portanto, a empresa teve um aumento no número de procura por suas ações na bolsa de valores. Esse aumento é baseado na expectativa de melhoramento da empresa e consequente aumento dos lucros.
Junto a outras empresas, como a Claro, Vivo e Tim, a Oi é uma das maiores empresas de telefonia no Brasil. Contudo, suas operações não se restringem ao território brasileiro, pois a Companhia possui participações em empresas de outros países, como Cabo Verde, Moçambique, Quênia e Angola.
Dessa maneira, nesse texto falaremos um pouco sobre a história da Oi e, principalmente, sobre o recente aumento da procura por suas ações OIBR3. Porém, vale lembrar que esse texto não é uma indicação de investimento.
Conheça a história da Oi antes de comprar ações OIBR3
A Oi teve início em 1998 com a criação da Telemar, após a junção com a Telebrás. Anos depois, em 2009, adquiriram a Brasil Telecom, o que trouxe acesso a uma imensa infraestrutura de telefonia fixa no Brasil. Portanto, a Oi alcançou um número expressivo de clientes com seus serviços de telefonia fixa e móvel, televisão por assinatura e internet.
Porém, um ano depois, 22,4% da empresa foram adquiridas pela Portugal Telecom, e então, no mesmo ano, a Companhia foi comprada para Oi. Entretanto, essa fusão só foi formalizada em 2013, quando foi decidido que a sede da empresa seria no Brasil, porém as operações seriam realizadas em Portugal. A princípio a operação não foi fácil e a empresa enfrentou alguns problemas financeiros.
Por fim, os ativos portugueses foram vendidos em 2015. Ainda nesse ano, a Oi teve alguns prejuízos e, no ano seguinte, entrou com pedido de recuperação judicial. Contudo, esse pedido só foi aprovado e homologado em 2018. Por fim, em 2019, a empresa reposicionou sua atuação no mercado ao criar a Oi Soluções.
Ações Oi (OIBR3)
Ao comprar ações da Oi você, na verdade, estará comprando uma expectativa de crescimento futuro. Isso porque, o mercado de ações funciona muito na base da expectativa. Em outras palavras, segundo as tomadas de decisão das empresas, os investidores criam a expectativa de que algo vai acontecer, seja o crescimento da empresa, ou algo que vá beneficiar financeiramente os investidores.
Dessa forma, movido por essa expectativa, o investidor compra a ação OIBR3. Contudo, nesse momento precisamos separar dois tipos de investidores. Existem os que compram as ações por acreditarem fielmente que a empresa irá crescer, e gerar lucros. Isso é chamado de Turnaroud, ou seja, quando a empresa se recupera dos prejuízos e passa a dar lucros.
Contudo, existe também o investidor especulativo, aquele que busca ganhos rápidos, fáceis. O investidor especulativo aproveita a maré de expectativa para comprar ações da Oi, por exemplo, vendê-las e lucrar. Entretanto, é importante lembrar que qualquer investimento na bolsa é passível de prejuízo, principalmente, empresas com históricos que renderem de fato prejuízos.
Enfim, alguns fatores influenciaram a atual mudança do mercado e resultaram na expectativa em relação à compra OIBR3 na bolsa de valores. São três principais fatores que corroboram para as expectativas das ações da OIBR3, sendo eles:
- Mudança da gestão;
- Redução do endividamento;
- Possibilidade de venda de seus ativos para outras empresas.
Com a possível venda de seus ativos a OIBR3 poderá pagar um pouco de suas dívidas e ficar com a situação financeira mais saudável. A alta que é possível vermos hoje é o resultado da expectativa de venda das linhas móveis, porém, essas mudanças não são recentes.
Comprar ações da Oi pode ser vantajosa, porém é preciso entender como a empresa está reestruturante os processos internos. Em síntese, desde 2016, a OIBR3 vem procurando se reestruturar e se preparando para crescer. Para isso, a transformação está ocorrendo em três fases:
Fase 1 OIBR3 (2016-2018)
- Reestruturação judicial de dívidas e proteção de caixa;
- Aumento de capital;
- Nova governança;
- Estabilidade e recuperação operacional, com retomada gradual de investimentos.
Fase 2 OIBR3 (2019-2020)
- Venda de ativos, funding e caixa;
- Transição estratégica do modelo;
- Simplificação e eficiência operacional.
Fase 3 OIBR3 (2020-2021)
- Visão de futuro;
- Reconfiguração da Oi para sustentabilidade e geração de valor;
- Consolidação do novo modelo estratégico;
- Preparação da empresa para voltar a crescer.
Como forma de tornar viável a venda de suas operações, a OIBR3 dividiu as operações em quatro unidades produtivas, sendo elas:
- Data Center;
- Torres;
- Ativos móveis;
- Infra co.
Dessa forma, o que está sendo cotado para ser vendido são as unidades móveis, que podem ser compradas pela Claro, Vivo ou Tim. O preço mínimo para vender, segundo a empresa, era de R$ 15 bi. Porém, posteriormente, veio a proposta de R$ 16,5 bi.
Comprar ações da Oi
Como dito anteriormente, existem duas categorias de investidores. Na primeira, os investidores querem comprar por:
- Acreditarem na OIBR3, por se verem sócios da empresa;
- Acreditarem no retorno financeiro da empresa;
- Crer no crescimento da operação OIBR3;
- Achar que a empresa vai se tornar uma organização mais saudável.
Para esses investidores, apesar de ser impossível prever o futuro, talvez a compra de ações OIBR3 compense. Isso porque a empresa de fato está se reestruturando e pode ser que essas expectativas se concretizem no futuro. Entretanto, a empresa está em recuperação judicial, então, ela ainda corre riscos.
Já a segunda categoria se refere aos investidores especulativos. Dessa forma, esse tipo de investidor acredita em comprar as ações da Oi e esperar valorizar para vender.
Para os especuladores é importante observar que o aumento na procura de ações da OIBR3 é resultado de uma expectativa de negocio e que a empresa ainda não fechou. Então, não é possível saber se as ações, de fato, vão aumentar de preço e se ainda é possível especular.
Compensa comprar OIBR3?
Para resumir, para ambos os tipos de investidores, é importante olhar para o mercado de uma maneira realista. Em outras palavras, é preciso separar os fatos das expectativas. Portanto, o fato é que ao comprar ações da Oi você estará comprando expectativas de que a empresa irá dar lucro e vai parar de dar prejuízo. Entretanto, ainda não temos certeza se ela irá de fato se recuperar e voltar a crescer.
Agora que você entendeu o patamar geral das expectativas que rondam o aumento das ações OIBR3, assista ao vídeo do Matheus Rau e entenda um pouco mais sobre se vale a pena comprar OIBR3:
Finalmente, agora que você entende porque a OIBR3 está sendo o motivo de tanta conversa, saiba também quais são as Ações pouco visadas que podem explodir na bolsa de valores
Fontes: Canaltech, Matheus Rau e minha operadora
Imagens: Invest News, Tele síntese, What’s rel, Downdetector, Logo Download e Cotidiano econômico