Você é um Investidor Inteligente? [Quiz]

27 de março de 2020, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 2 min, 18 seg


Ao ler esse título, você pode pensar que o contrário de Investidor Inteligente é o investidor burro, mas não se engane, esse conceito foi criado por Benjamin Graham, um dos maiores investidores da história, para se ter uma ideia, um de seus discípulos é ninguém mais, ninguém menos, do que o próprio Warren Buffet o mais investidor vivo.

Mas que tipo de pessoa não é um investidor inteligente? Existem seres humanos geniais, como Isaac Newton por exemplo, que na visão de Graham, seria facilmente considerado um investidor ruim, isso porque Newton, perdeu muito dinheiro com ações depois de ter comprado ações de uma empresa chamada South Sea, nos valores atuais, o gênio que descobriu o prisma e exemplificou a gravidade, chegou a perder milhões de libras.

Depois ou antes de fazer esse teste, você também pode descobrir que tipo de investidor você é.

Então, se o seu resultado não for positivo nesse teste, não se preocupe, sempre existe tempo para melhorar, o livro o Investidor Inteligente, ainda é um dos mais vendidos de finanças de todo o mundo e apesar de existirem críticos que dizem que a obra de Graham está completamente ultrapassada, a grande verdade é que nenhum desses críticos jamais superou a sua rentabilidade e os princípios do Value Investing.

A ideia desse quiz, é ser educativo, por isso, a cada resposta incorreta, ela ficará vermelha e a cada resposta correta você verá a cor verde. A observação mais importante é: O quiz foi feito seguindo as recomendações do livro de Benjamin Graham e não a opinião pessoal do Investidor Sardinha, minha única ideia é te ajudar a entender do que se trata esse livro, espero profundamente que caso ainda não tenha lido, leia em breve.

Faça o teste e descubra se você é um Investidor Inteligente

Nota do autor: Eu não sigo na minha carteira de investimentos o Value Investing, mas uso vários dos conhecimentos que aprendi com o Graham em parte delas, considero Graham e Warren dois dos maiores gênios na área de investimentos, mas como fui formado no setor tecnológico e de start-ups, a minha tendência é investir em áreas que eu conheço. Se eu pudesse fazer uma única aposta é que: Ao longo do tempo, eu vou me provar errado e Graham certo, mais uma vez.