Empresas que mais distribuíram lucro em 2022

18 de agosto de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 1 seg


Saber quais foram as empresas que mais distribuíram lucro em 2022 é essencial para quem deseja montar uma carteira com foco no recebimento de proventos. Afinal de contas, as empresas com bons históricos de distribuição de dividendos tendem a continuar distribuindo bons proventos.

A empresa que mais distribuiu dividendos em 2022 foi a Petrobrás, de acordo com o levantamento do TradeMap. Na lista aparecem ainda empresas como a Gerdau Met, Braskem, CPFL Energia e Taesa.

Montar uma carteira de dividendos é o intuito de muitas pessoas que desejam viver de renda passiva. Isso porque, os dividendos são parte dos lucros das empresas distribuídos aos acionistas. Ou seja, é um provento que você recebe de forma proporcional a sua participação na empresa.

Quais são as empresas que mais distribuíram lucro em 2022?

Todas as empresas que fazem parte da Bolsa de Valores brasileira (B3), devem dividir, no mínimo, 25% dos seus lucros com os acionistas. Contudo, esse não é um valor fixo, já que uma empresa pode decidir aumentar a porcentagem no decorrer dos anos. 

Sendo assim, as empresas que mais distribuíram lucro em 2022, de acordo com levantamento do TradeMap, que teve como base o Dividend Yield dos últimos 12 meses, foram:

empresa aula código Segmento Bovespa Rendimento de Dividendos* (%)
Petrobras PN PETR4 Exploração, refino e distribuição 57,14
Petrobras SOBRE PETR3 Exploração, refino e distribuição 55,86
Gerdau Met PN GOAU4 Siderurgia 18,39
Braskem PNA BRKM5 petroquímica 15,95
CPFL Energia SOBRE CPFE3 energia elétrica 15,14
Taesa UNT N2 TAEE11 energia elétrica 14,52
Bradespar PN BRAP4 minerais metálicos 14,29
Cemig PN CMIG4 energia elétrica 12,69
Energias BR SOBRE ENBR3 energia elétrica 11,97
Banco do Brasil SOBRE BBAS3 bancos 11,58
Gerdau PN GGBR4 Siderurgia 11,41
Marfrig SOBRE MRFG3 Carnes e derivados 9,90
BBSeguridade SOBRE BBSE3 Seguradoras 9,78
copel PNB CPLE6 energia elétrica 9,41
Vale SOBRE VALE3 minerais metálicos 9,13
CSN Mineração SOBRE CMIN3 minerais metálicos 8,76

Como saber quais são as melhores ações pagadoras de dividendos?

Para descobrir quais empresas que mais pagaram dividendos é preciso usar alguns indicadores, sendo que o principal é o Dividend Yield, que significa Rendimento do Dividendo. O termo se refere ao índice de rendimentos dos dividendos dentro de um período em relação ao valor das ações.

A equação para calcular o Dividend Yield é a seguinte: Você divide os dividendos pagos por ação pela cotação das ações atualmente. Portanto, o resultado dessa divisão é o seu rendimento do dividendo. Lembrando que esse cálculo leva em consideração o valor unitário das ações. 

Outro indicador Dividend on Cost ou Yield on Cost. Esse indicador leva em conta os proventos distribuídos dividido pelo preço médio pago pelas ações. Além disso, temos também o Payout, um indicador que aponta a porcentagem de lucro líquido da empresa que foi distribuída pela empresa aos acionistas em certo período.

Você pode analisar ainda o Lucro por ação, que consiste na divisão do lucro líquido pelo total de ações da empresa. Por fim, outro indicador útil é a Receita e geração de caixa. Isso porque, as empresas que pagam bons dividendos são aquelas que geram muita receita e caixa.

Como investir em empresas que pagam dividendos?

O primeiro passo para investir em empresas pagadoras de dividendos é listar quais são as que mais pagam dividendos. Para isso, você pode usar os indicadores apontados neste texto.

Depois de fazer uma lista dessas empresas, é importante analisar outros indicadores do negócio para saber se a empresa está com boa saúde financeira e tem boas perspectivas futuras. Uma boa forma de fazer isso é usando a análise fundamentalista.

É muito importante que você analise os fundamentos da empresa e não investir apenas porque a empresa paga muitos proventos. Isso porque, o fato da empresa distribuir muitos dividendos não garante que ela seja uma boa companhia.

Por fim, tendo em mãos a lista de boas pagadoras que têm bons fundamentos, está na hora de investir. Para escolher em qual você vai investir, é importante levar em conta o seu perfil de investidor e as empresas que você já tem em carteira.

O perfil de investidor é importante pois existem empresas mais arriscadas do que outras. Sendo assim, opte por investir nas que se encaixam no seu perfil. Além disso, levar em conta a sua carteira atual é essencial para que você possa fazer uma boa diversificação.

Em resumo, a diversificação é essencial para reduzir os riscos e potencializar as chances de retorno. Por isso, invista em diferentes empresas que pertençam a setores variados. Também vale a pena diversificar entre classes de ativos, aplicando em títulos de renda fixa e fundos de investimentos, por exemplo.

Enfim, ficou com vontade de montar uma carteira de dividendos? Então assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Por fim, agora que você sabe quais as empresas que mais distribuíram lucro, conheça também As dez maiores empresas da bolsa de valores

Fontes: Toro, B3, Blog.rico, e, por fim, Toro.