Borderô, o que é? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens


Borderô é um documento usado para organizar as contas a pagar e receber de uma empresa. Ou seja, o borderô é usado no planejamento de uma companhia como uma ferramenta de organização financeira. 

O seu funcionamento se dá por meio do agrupamento de contas a pagar e a receber. Dessa forma, o borderô serve como um documento representativo de diversas negociações realizadas pela empresa. 

Após a realização do agrupamento das negociações comerciais, é preciso enviar esse documento ao banco, que será responsável por efetuar cobranças ou pagamentos. As taxas cobradas pelo serviço bancário fica à cargo da empresa. 

O que é borderô?

O nome borderô, deriva do francês bordereau. De forma geral, é um documento usado na organização das finanças para o controle das contas a pagar e a receber de uma companhia. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Acigweb

Basicamente, o que o borderô faz é representar títulos, como cheques, boletos bancários, duplicatas e captações de cartão de crédito. Desse modo, ele é usado, principalmente, em operações comerciais de varejo e pode até mesmo ser usado em prestação de serviços. 

Uma curiosidade é que o termo borderô é usado também no mundo das organizações de eventos. Nesse caso, borderô se refere à um resumo das despesas e receitas ocorridas durante o evento. 

Como o borderô funciona

O borderô funciona como um documento de oficialização de uma operação entre uma empresa e seus clientes ou fornecedores. Em outras palavras, ele pode oficializar uma negociação entre a empresa que precisa pagar um fornecedor, ou um cliente que precisa pagar a empresa. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Borderô, o que é? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Sr consultoria financeira

Em síntese, ele faz um agrupamento de contas do mesmo dia. Feito esta junção de negociações, o borderô deve ser enviado para o banco. A instituição bancária usada pela empresa, será a responsável por realizar as cobranças.

Hoje em dia, todo esse processo é feito de maneira digital. No entanto, antigamente ele era todo manual. É claro que este serviço prestado pelo banco tem um custo, que é arcado inteiramente pela empresa.

Tipos

Os borderôs podem ser classificados em dois tipos de acordo com a sua finalidade:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

borderô de pagamento: Nesse tipo de borderô, a empresa deve colocar em um único documento todas os seus gastos, como: despesas, contas a pagar, compras a prazo e adiantamento de clientes.

Acionista

borderô de recebimento: Também chamado de borderô de cobrança, ele agrupa todos os títulos que serão recebidos pela empresa. Alguns exemplos são as duplicatas e os cheques pré-datados. 

Ambas as categorias devem ser agrupadas em uma única conta corrente e reunidas nas operações bancárias do mesmo dia. Além disso, para facilitar a emissão de borderô, já existem programas que podem ser adotados pelas empresas. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vantagens

A principal vantagem de se usar um borderô é a contribuição com a organização financeira da empresa. Como ele realiza o agrupamento das contas de um mesmo dia, ele simplifica as operações.

Borderô, o que é? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Na prática

Dessa maneira, o borderô serve como um acumulado de pagamentos, o que acaba por evitar que o extrato fique muito extenso, já que ele reúne todas as contas do mesmo dia em uma única linha. Em resumo, o borderô é uma ferramenta que ajuda na praticidade e eficiência do setor financeiro. 

Desvantagens

Como desvantagem temos o possível erro humano. Acontece que, apesar de ser digital, o borderô ainda possui muitas partes que devem ser preenchidas manualmente. Logo, é possível que ocorra algum erro no preenchimento deste documento. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Caso aconteça um erro, o recebimento ou a cobrança podem ser afetados. Além disso, como ele consta no extrato bancário como linha única, caso ocorra algum erro, será difícil realizar a correção do problema. 

Siará news

Portanto, para que a empresa possa usufruir inteiramente das vantagens de se usar o borderô, é preciso que ela conte com um processo de revisão dos valores, juros e dados contidos no documento, antes de enviá-lo para o banco.

Para ajudar nessa revisão, já existem programas de gerenciamento que podem ajudar, sendo que alguns deles são gratuitos. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enfim, agora que você sabe como um borderô funciona, aprenda também o conceito de Montante, o que é? Definição e cálculos para juros simples e compostos

Fontes: Mais retorno, Fox manager, Blue soft e Suno

Imagens: Abcontent, Siará news, Acionista, Sr consultoria financeira, Na prática e Acigweb

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conte-nos a sua opinião...