Borderô: o que é, como funciona e qual é a importância dele?

18 de novembro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 19 seg


Borderô é um documento usado para organizar as contas a pagar e receber de uma empresa. O termo borderô deriva do francês bordereau.

Em outras palavras, o borderô é usado no planejamento de uma companhia como uma ferramenta de organização financeira. O seu funcionamento se dá por meio do agrupamento de contas a pagar e a receber. Serve, portanto, como um documento representativo de diversas negociações feitas pela empresa. 

Após a realização do agrupamento das negociações comerciais, é preciso enviar esse documento ao banco. Isso porque é o banco quem irá efetuar cobranças ou pagamentos. Sendo que as taxas cobradas pelo serviço bancário fica à cargo da empresa.

O que é borderô?

O borderô é um documento usado por empresas para organizar as finanças e controlar as contas a pagar e a receber. Ele registra e organiza todas as movimentações financeiras realizadas em um determinado período de tempo. Ou seja, é um controle financeiro. 

O borderô é uma ferramenta importante para a gestão financeira de uma empresa ou instituição. Ele permite um controle mais eficiente das movimentações financeiras, facilitando a identificação de possíveis erros ou inconsistências, além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

No entanto, ele ainda exige um procedimento manual de preenchimento, o que traz o risco de uma falha humana.

Como funciona o borderô?

O borderô funciona como um documento de oficialização de uma operação entre uma empresa e seus clientes ou fornecedores. Ele pode oficializar uma negociação entre a empresa que precisa pagar um fornecedor, ou um cliente que precisa pagar a empresa.

Existem dois tipos principais de borderôs, cada um com uma finalidade específica:

  1. Borderô de pagamento: Nesse tipo de borderô, a empresa deve colocar em um único documento todos os seus gastos, como: despesas, contas a pagar, compras a prazo e adiantamento de clientes.
  2. Borderô de recebimento: Também chamado de borderô de cobrança, ele agrupa todos os títulos que serão recebidos pela empresa. Alguns exemplos são as duplicatas e os cheques pré-datados.

Ambas as categorias devem ser agrupadas em uma única conta corrente e reunidas nas operações bancárias do mesmo dia. Depois de reunir todas as informações, este documento precisa ser remetido ao banco para que o mesmo faça então o processamento das cobranças. As tarifas bancárias relacionadas à cobrança são de responsabilidade da empresa.

Hoje em dia, todo esse processo é feito de maneira digital. No entanto, ele ainda exige um procedimento manual de preenchimento, o que traz o risco de uma falha humana.

Por que usar esse documento?

O borderô é uma ferramenta essencial na gestão financeira de uma empresa, pois oferece vários benefícios:

  1. Organização financeira: O borderô ajuda a organizar as contas a pagar e a receber, proporcionando uma visão clara e detalhada das transações realizadas.
  2. Simplificação das operações: Ele agrupa todas as transações diárias em uma única linha, o que simplifica as operações e evita que o extrato bancário fique muito extenso.
  3. Facilitação das operações financeiras: O borderô é um acumulado de pagamentos que facilita as operações financeiras.
  4. Controle e registro: Ele permite o controle, registro e análise das movimentações financeiras, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e na avaliação do desempenho financeiro.

No entanto, apesar dessas vantagens, o borderô ainda exige um procedimento manual de preenchimento, o que traz o risco de uma falha humana.

Além disso, um erro no preenchimento do borderô pode se estender para outros processos que envolvem o documento, resultando em uma cobrança de pagamento ou recebimento emitida de maneira errada.

Quais são os tipos de borderô?

Os borderôs podem ser de dois tipos, de acordo com a sua finalidade:

De pagamento

Nesse tipo de borderô, a empresa deve colocar em um único documento todas os seus gastos, como: despesas, contas a pagar, compras a prazo e adiantamento de clientes.

De recebimento

Também chamado de borderô de cobrança, ele agrupa todos os títulos que serão recebidos pela empresa. Alguns exemplos são as duplicatas e os cheques pré-datados. Ambas as categorias devem ser agrupadas em uma única conta corrente e reunidas nas operações bancárias do mesmo dia.

Além disso, para facilitar a emissão de borderô, existem programas que as empresas podem usar.

De eventos

Até agora falamos apenas do borderô para organizar as finanças de uma empresa. No entanto, o termo borderô é usado também no mundo das organizações de eventos. Nesse caso, borderô se refere à um resumo das despesas e receitas ocorridas durante o evento. Sendo assim, ele também tem uma função estratégica.

Isso porque, com base nele os organizadores do eventos conseguem ter uma visão ampla das transações e verificar o que pode ser melhorado no planejamento financeiro do próximo evento.

Como funciona e para que serve?

O borderô funciona como um documento de oficialização de uma operação entre uma empresa e seus clientes ou fornecedores. Em outras palavras, ele pode oficializar uma negociação entre a empresa que precisa pagar um fornecedor, ou um cliente que precisa pagar a empresa.

Portanto, o borderô serve como uma ferramenta que ajuda no controle financeiro da empresa. Ele faz um agrupamento de contas do mesmo dia. Feito esta junção de negociações, envia-se o borderô para o banco. A instituição bancária usada pela empresa, será a responsável por realizar as cobranças.

Claro que este serviço prestado pelo banco tem um custo, que é arcado inteiramente pela empresa.

Quais são as desvantagens do borderô?

As desvantagens do borderô incluem:

  • Erro humano: Apesar de ser digital, o borderô ainda tem muitas partes de preenchimento manual, o que traz o risco de uma falha humana.
  • Erros de preenchimento: Um erro no preenchimento do borderô pode se estender para outros processos que envolvem o documento, resultando em uma cobrança de pagamento ou recebimento emitida de maneira errada.
  • Custos bancários: As tarifas bancárias relacionadas à cobrança são de responsabilidade da empresa.

Apesar dessas desvantagens, o borderô ainda é uma ferramenta valiosa para a gestão financeira de uma empresa, pois ajuda a organizar as contas a pagar e a receber e simplifica as operações financeiras.

Como fazer um borderô?

Para criar um borderô, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Dados da Empresa: Inclua o nome da empresa no documento.
  2. Descrição dos Títulos: Descreva os títulos que estão sendo negociados.
  3. Nome do Contratante: Inclua o nome do contratante dos serviços.
  4. Espécie do Título: Especifique a espécie do título.
  5. Número dos Documentos: Inclua o número dos documentos, de acordo com a nota fiscal.
  6. Vencimento dos Títulos: Informe a data de vencimento dos títulos.
  7. Valor Face: Inclua o valor face dos títulos.
  8. Valor Líquido: Informe o valor líquido dos títulos.

Depois de reunir todas as informações, este documento precisa ser entregue ao banco para que o mesmo faça então o processamento das cobranças. As tarifas bancárias relacionadas à cobrança são de responsabilidade da empresa.

Quer mais notícias econômicas? Então leia: Buy side: o que é e qual o papel dele?