Gastos, custos, despesas e investimento – Quais as diferenças entre eles?

1 de fevereiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 33 seg


Na administração de uma empresa ou no orçamento familiar, é essencial o entendimento da diferença entre três palavrinhas que, geralmente, são usadas como sinônimos, mas que possuem significados distintos: gastos, custos e despesas. 

Além do conceito desses três termos, é preciso entender ainda o que é investimento. Afinal de contas, investir, assim como gastar, requer o uso de uma parcela de dinheiro, entretanto, o investimento é completamente diferente de um gasto. 

A compreensão dos conceitos de gastos, custos, despesas e investimentos, é essencial para uma correta avaliação dos resultados da empresa e para entender os relatórios do negócio, como por exemplo, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). 

Diferenças entre gastos, custos, despesas e investimento

Os termos gastos, custos, despesas e investimento podem confundir o gestor, pois todos eles representam um dispêndio financeiro. No entanto, esses termos se diferem em relação ao destino e os resultados que este dinheiro trará.

Gastos, custos, despesas e investimento - Quais as diferenças entre eles?

Bsoft

Para uma gestão mais assertiva, é muito importante que o gestor saiba identificar a diferença entre essas palavras. Isso porque, sabendo a diferença entre os tipos de gastos, é possível identificar quais dispêndios financeiros estão mais elevados, se é preciso reestruturar a empresa ou realizar novos investimentos. 

1- Gastos

O termo gasto é bastante abrangente, já que representa todas as saídas de dinheiro da companhia. Ou seja, a palavra gasto é usada para se referir aos dispêndios financeiros com despesas, custos e investimentos. 

2- Custos

Os custos são aqueles gastos ligados às atividades fins da empresa. Em outras palavras, são os gastos relacionados diretamente com a produção.

Portanto, todos os dispêndios financeiros com o serviço ou produto, até ele estar pronto para venda, é um custo. A lógica é que quanto mais a empresa vende, mais os gastos aumentam.

Gastos, custos, despesas e investimento - Quais as diferenças entre eles?

Alugue essa ideia

Na indústria, os custos são os gastos atrelados à produção. Já no comércio, os custos são os gastos para comprar, armazenar e tratar as mercadorias. Um detalhe importante é que os dispêndios financeiros com vendas não fazem parte dos custos.

Os custos de cada empresa variam de acordo com o seu setor de atuação. Logo, é preciso que o gestor analise a empresa e identifique quais são os gastos que sobem conforme as vendas aumentam e que fazem parte da sua produção.

Alguns exemplos de custos são: compra de produtos para revender, fretes pagos pela matéria prima e salário dos funcionários envolvidos na produção. 

3- Despesas

As despesas são aqueles gastos que a empresa possui com a sua administração e a equipe comercial. A administração da empresa e o comercial, são partes fundamentais de um negócio.

Porém, eles não estão ligados diretamente à criação de novos produtos ou serviços. Ou seja, os dispêndios financeiros não estão relacionados diretamente às atividades fins da empresa.

Gastos, custos, despesas e investimento - Quais as diferenças entre eles?

Cheap 2 ship

As despesas se diferem dos custos em relação ao destino dos gastos. Desse modo, os custos são dispêndios financeiros ligados à produção, ao passo em que as despesas são voltadas para a administração e a equipe comercial. 

Os gastos com a administração e a equipe comercial continuam existindo independente da empresa vender o seu produto ou não. Alguns exemplos de despesas são os materiais de escritório, o aluguel do escritório administrativo e os gastos com marketing. 

4- Investimentos

O termo investimento, se refere ao dinheiro aplicado que resulta em retorno financeiro. Sendo assim, quando uma empresa pretende melhorar a sua imagem ou aumentar a sua receita, ela pode fazer um investimento em uma nova máquina, por exemplo.  

Capitalizo

O investimento pode ser também em aplicações financeiras que proporcionem uma boa rentabilidade. Essa é uma forma das empresas aumentarem suas receitas e não deixarem o dinheiro parado perdendo seu valor para a inflação

Gastos no orçamento familiar

Os termos gastos, custos, despesas e investimentos também são usados dentro do orçamento familiar. Os significados são basicamente os mesmos, mas são aplicados de formas diferentes, já que não se trata de uma empresa. Dessa maneira, temos que:

1- Gastos: É o dinheiro usado para obter um produto ou serviço de maneira não recorrente. Justamente por não ocorrerem com frequência e não serem essenciais, os gastos geralmente podem ser cortados para que o orçamento familiar fique mais equilibrado. 

Bv

2- Custos: Os gastos recorrentes e indispensáveis são considerados como custos. Um exemplo disso, são os gastos com alimentação. 

3- Despesas: As despesas são os gastos mensais com produtos e serviços necessários para a sobrevivência. Alguns exemplos são: energia elétrica, água, aluguel e locomoção. 

4- Investimentos: Os investimentos são uma ótima forma de fazer o dinheiro render. Sendo que, é possível escolher entre investimentos de renda fixa ou variável e fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Mas antes de investir, é preciso descobrir qual o seu Perfil de investidor, o que é? Tipos existentes e exemplo de investimentos.

Fontes: Brasil escola, Fácil 123, Suno e Administradores

Imagens: Bsoft, Alugue essa ideia, Cheap 2 ship, Santa prata, Bv e Capitalizo