Conta corrente, o que é? Tipos, cheque especial e como abrir uma

12 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 29 seg


A conta corrente é um tipo de conta bancária, útil para usuários que desejam apenas armazenar o dinheiro, sem nenhuma rentabilidade em troca. 

As contas correntes podem ser de vários tipos diferentes, apesar do funcionamento ser similar. Desse modo, o que difere os diversos tipos é a cobrança de tarifas e os serviços ofertados. 

Assim, uma conta corrente pode ser focada em estudantes e proporcionar descontos nas tarifas. Ou pode ainda ser conjunta, tendo como titular duas ou mais pessoas. 

O que é uma conta corrente

Uma Conta Corrente (CC) é uma conta bancária, voltada para depósitos de dinheiro. O seu funcionamento é parecido com a conta poupança, porém, a conta corrente possui menos limitações. 

Conta corrente, o que é? Tipos, cheque especial e como abrir uma

Ipojur

O acesso à CC pode ser feito por meio do internet banking, agência ou caixas eletrônicos. Além disso, algumas contas possuem a possibilidade de usar um cartão de crédito atrelado à ela. É claro que todos esses serviços não são gratuitos, já que a maioria das contas correntes cobram tarifas de acordo com o serviço. 

Tipos de contas correntes

As contas correntes podem ser categorizadas em diferentes tipos, de acordo com a sua finalidade, funcionamento e forma de cobrança de tarifas. 

1- Gratuita

Neste tipo de conta, o usuário possui um pacote mínimo de serviços gratuitos. Dessa forma, se ele utilizar mais do que o previsto na gratuidade, ele deve arcar com as tarifas cobradas pelos serviços. Sendo assim, os valores variam de acordo com o serviço utilizado. 

Exame

Geralmente, o pacote da conta corrente gratuita possui duas transferências bancárias entre contas da mesma instituição bancária, cartão com a função de débito, dez folhas de cheque por mês, quatro saques por mês e dois extratos bancários por mês. 

2- Estudantes

A única diferença entre uma CC convencional e a conta para estudantes é que, neste caso, as taxas costumam ser reduzidas. Sendo assim, alguns bancos oferecem a isenção total de tarifas. 

3- Mensalidade

Esse tipo de conta bancária conta com diversos benefícios, já que o usuário faz o pagamento de uma taxa mensal, chamada de taxa de manutenção. Os benefícios disponibilizados variam conforme a instituição. Dessa forma, algumas podem oferecer, por exemplo, transferências ilimitadas e aconselhamento financeiro “gratuito”. 

Azulis

As regras para ter este tipo de conta corrente varia de acordo com a instituição bancária. Sendo assim, algumas exigem que a conta possua um valor mínimo depositado e outras aceitam que o valor mínimo em conta seja o suficiente para pagar a taxa mensal. 

4- Conjunta

A conta conjunta funciona da mesma maneira que uma conta corrente normal. A única diferença é que, neste caso, existem duas ou mais pessoas compartilhando uma única conta. Normalmente, esta modalidade é procurada por casais ou pais e filhos. 

5- Digital

A conta corrente digital funciona de maneira similar à conta corrente convencional. A diferença principal é que o usuário não precisa ir até uma agência bancária para criar a conta, já que tudo é feito de maneira digital. Podemos dividir este tipo de conta bancária em duas modalidades:

Conta corrente, o que é? Tipos, cheque especial e como abrir uma

Asplan

Conta digital de bancos tradicionais: Com a forte demanda das pessoas por serviços digitais, os bancos tradicionais passaram a oferecer a abertura de contas por meio de aplicativos no celular. No entanto, é preciso ficar atento, já que alguns bancos exigem que, após a abertura da conta, o cliente vá até a agência. 

Conta digital de bancos digitais: Os bancos digitais atendem exclusivamente por meio digital, logo, a criação de conta corrente é totalmente online. Geralmente, as contas correntes dos bancos digitais são isentas de tarifas e algumas delas proporcionam um rendimento superior à poupança. 

Conta corrente é investimento?

A maioria das contas correntes não trazem nenhum tipo de rentabilidade para o usuário. Dessa maneira, não podemos considerar a conta corrente como investimento. Portanto, a CC deve ser vista apenas como um local para deixar o dinheiro guardado, uma espécie de cofre digital. 

Cabidario

Para os investidores que desejam um retorno financeiro com o dinheiro aplicado, existem diversas opções de investimentos, só não vale ir pra poupança! Acontece que a poupança proporciona uma rentabilidade apenas nominal. Isso significa que o retorno fica abaixo da inflação.

Cheque especial

O cheque especial é uma espécie de empréstimo pré-aprovado para os correntistas. Isso significa que, quando os clientes precisam rapidamente de um dinheiro extra, eles podem usar este limite sem a necessidade de ir até uma agência solicitar um empréstimo.

Conta corrente, o que é? Tipos, cheque especial e como abrir uma

Analyzing and balancing account data.

Entretanto, é muito importante tomar cuidado com o cheque especial, já que pela sua utilização é cobrado uma alta porcentagem de juros.

Em síntese, os juros cobrados geralmente são altos, porque o banco está oferecendo um empréstimo sem garantia. Portanto, é importante estar sempre de olho no seu saldo na conta corrente para não usar o cheque especial sem querer. 

Como abrir uma conta corrente

Todas as pessoas físicas a partir dos 18 anos, podem abrir uma CC. Os menores de 18 anos só podem abrir uma conta se estiverem acompanhados pelos responsáveis legais ou forem emancipados legalmente.

Geralmente, na abertura de conta, o banco solicita documentos como CPF, RG, nome completo, nacionalidade, sexo e profissão. Além disso, alguns bancos podem solicitar comprovante de renda. 

Conta corrente, o que é? Tipos, cheque especial e como abrir uma

Criptofácil

Um detalhe importante, é que as pessoas com o CPF cadastrados como inadimplentes em órgãos como SPC e Serasa, normalmente não podem abrir uma conta corrente nos bancos tradicionais. Porém, alguns bancos digitais permitem a abertura. 

Para fechar a conta bancária, é preciso solicitar ao banco que encerre a conta. Segundo o Banco Central, as instituições bancárias possuem o prazo de até 30 dias para encerrar a conta, a partir da solicitação do cliente.

Depois de encerrada a conta, o banco deve parar de cobrar as tarifas bancárias. Contudo, caso o cliente simplesmente pare de usar a conta e não encerre formalmente, as tarifas podem continuar a ser cobradas. 

Enfim, agora que você sabe tudo sobre conta corrente, aproveite para entender como funciona uma Conta conjunta – Como funciona, como abrir, vantagens e desvantagens.

Fontes: Nubank, Brasil escola, Magnetis e Mais retorno

Imagens: Criptofácil, Reviewbox, Ipojur, Asplan, Catraca livre, Azulis, Exame e Cabidario