Cartão de crédito sem limite existe? Como funciona?

3 de fevereiro de 2021 - por Jaíne Jehniffer


O cartão sem limite é aquele que promete aprovar qualquer compra, independente do valor. Neste contexto, o cliente não precisa se preocupar com o valor da compra em relação ao limite disponível. 

No entanto, cartão completamente sem limite não existe. O que é disponibilizado pelas instituições financeiras, para alguns poucos clientes, é o cartão sem limite predeterminado. 

Apesar do cartão ser uma maneira prática de gastar, ele funciona como um empréstimo do cliente com a instituição. Isso significa que é preciso ter cuidado para não acabar endividado pagando altas taxas de juros.

Cartão de crédito sem limite existe?

Um cartão sem limite seria aquele capaz de aprovar qualquer valor de compra. Apesar dessa possibilidade animar muita gente, na verdade um cartão totalmente sem limite não existe. O que existe são os cartões sem limite predeterminado.

Em outras palavras, o cartão sem limite não tem um limite específico. Contudo, se o cliente tentar comprar algo com um valor muito alto do que o normal, ou então gastar altas quantias em um período curto de tempo, o cartão pode ser recusado. Essa restrição é uma forma de proteger tanto o banco, quanto o cliente.

Apesar de não ser de fato sem limite, esses cartões, geralmente, proporcionam algumas vantagens, como entradas VIP em eventos e descontos em shows, cinemas e teatros.

Além disso, os cartões ilimitados têm a possibilidade de trocar milhas por vários produtos, como  seguros de viagem e passagens aéreas. É claro que nada disso vem de graça e, normalmente, a anuidade desse tipo de cartão é bem alta. 

No entanto, como o limite para esse tipo de cartão é alto, é preciso ter muito cuidado para não gastar demais e acabar endividado. Afinal de contas, a sensação de que o cartão não tem limite pode fazer com que você queira gastar muito além do que a sua situação financeira permite.

Como conseguir um?

O banco define o limite de crédito para cada cliente de acordo codafitim o poder aquisitivo e perfil de pagador. Nesse sentido, para conseguir um cartão de crédito sem limites, é essencial que você tenha uma renda bem alta e seja um bom pagador.

Além disso, ter um bom relacionamento com o seu banco é muito importante para conseguir esse tipo de cartão.

Como fazer a solicitação de um cartão sem limite predeterminado?

Para conseguir um cartão de crédito sem limite, as operadoras analisam algumas informações como: renda, histórico de pagamento, gestos mensais, score de crédito e afins.

Muitas vezes esses cartões são oferecidos por meio de convites especiais, mas você também pode conversar com o seu gerente para conseguir um cartão sem limite. Para isso, é importante que você:

  • Tenha um score de crédito alto
  • Bom histórico de pagador
  • Investimentos
  • Alguns anos de relacionamento com o banco
  • Renda alta

Qual o limite máximo de um cartão de crédito?

O limite de um cartão de crédito disponível para cada cliente depende da renda e dos gastos mensais. Sendo assim, esse limite de crédito varia bastante, de acordo com a análise do banco.

No caso dos cartões sem limite pré-estabelecido, o cliente pode comprar qualquer coisa, desde que a compra seja aprovada pela operadora. Por exemplo, o cliente pode ter uma fatura de R$1 milhão ou mais, desde que a operadora aprove suas compras.

Vale a pena ter um cartão de crédito sem limite determinado?

Depende. Um cartão de crédito sem limite pode ser vantajoso para algumas pessoas e desvantajoso para outras. Por exemplo, se você deseja comprar produtos bem caros, esse tipo de cartão pode ser vantajoso.

Contudo, o fato de não ter um limite faz com que os riscos de se endividar sejam maiores. Portanto, se você não tem controle financeiro e não consegue controlar seus impulsos de gastar, o cartão de crédito sem limites não vale a pena.

Enfim, a escolha entre ter um não um cartão de créditos sem limite deve ter como base a sua situação financeira, gastos e o seu nível de controle ao gastar.

Dicas para não se endividar com um cartão de crédito sem limite estabelecido

Ter um cartão sem limite pode ser a vontade de muitas pessoas. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não se endividar com o cartão. Em 2020, 1 a cada 4 brasileiros estavam endividados, segundo dados da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Portanto, lembre-se que cartão de crédito não é um dinheiro que você tem na conta disponível para ser gasto. Na verdade, ao usar o cartão de crédito você está basicamente pegando dinheiro emprestado com o banco. Enfim, algumas dicas para não se endividar com o cartão são:

1- Evite o pagamento mínimo

Se organize para gastar apenas o que você for conseguir pagar, assim você evitar pagar apenas o mínimo da fatura. A ideia é pagar a fatura inteira. Isso porque, se você deixar para o mês seguinte, isso vai se acumulando e você pode perder o controle.

2- Controle financeiro

Ter um controle financeiro é essencial para manter a sua saúde financeira em dias. Assim você consegue saber o quanto está gastando e evita gastar mais do que deve no cartão sem limite.

3- Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é uma reserva de dinheiro que serve para lidar com imprevistos. Ter uma reserva é muito importante para todas as pessoas, pois proporciona maior segurança financeira.

4- Diminua os gastos desnecessários

Evite os gastos desnecessários e sem planejamento. Ao invés disso, defina quais são as suas prioridades e se organize para ir comprando as coisas que você deseja.

5- Limite máximo para gastar mensalmente

Por fim, tenha um bom planejamento financeiro e defina o quanto você vai gastar mensalmente com cada coisa. Procure ao máximo seguir o planejamento, assim você não gasta além do que deve.

Fontes: Nubank, Idinheiro, Cashme,  Ghaio,  Seu crédito e Portal do empréstimo

8 dicas do que fazer com a restituição do IR

Como comprar euro mais barato

As dívidas mais comuns entre os brasileiros e como evitá-las

Programa de fidelidade: o que é, como funciona e exemplos