15 dicas de como não se endividar com o cartão de crédito


Não se endividar com o cartão de crédito é um desafio para muitas pessoas. Isso por causa da facilidade que é usar o cartão e perder o controle financeiro.

É claro que, em muitas situações, o cartão de crédito é vantajoso. Sobretudo porque ele facilita o pagamento e agiliza as transações.

No entanto, o cartão de crédito funciona como um tipo de empréstimo, que pode acabar com a vida financeira de uma pessoa, se não for usado com cuidado.

Pensando nisso, no texto de hoje trouxemos várias dicas que irão te ajudar a ter um maior controle financeiro e evitar se endividar com o cartão de crédito.

15 dicas para não se endividar usando o cartão de crédito

Confira as dicas para não se endividar com o cartão de crédito:

1- Saiba qual é a sua situação financeira

Para evitar se endividar, é essencial que você entenda qual é a sua situação financeira do momento. Com isso, você consegue se planejar para gastar apenas o que você consegue pagar.

Por exemplo, é essencial saber qual é a sua renda mensal, quais são as suas despesas e investimentos.

Para ter um maior controle financeiro, a dica é usar uma planilha ou aplicativo para acompanhar as entradas e saídas de dinheiro.

2- Corte gastos não essenciais

Os gastos não essenciais são as despesas com itens que você não precisa para sobreviver. Por exemplo, a assinatura de streamings é um gasto não essencial.

Pode parecer que você gasta pouco com cada um dos itens de gastos não essenciais, mas em conjunto, eles tendem a representar uma parcela considerável da sua renda.

É claro que você não deve cortar todos os gastos com lazer. Contudo, é preciso se planejar e gastar apenas o valor destinado a isso.

3- Dicas para não se endividar com o cartão de crédito: tenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é essencial para todas as pessoas. Em resumo, a reserva de emergência é um valor que deve ser gasto apenas em casos de imprevistos.

Essa reserva costuma corresponder a 6 meses dos gastos mensais. No entanto, ela pode ser maior, para que você tenha uma maior tranquilidade e possa lidar melhor com as emergências.

4- Estabeleça um limite de gastos no cartão de crédito

Defina o quanto você vai gastar no cartão de crédito e siga o planejamento. O valor a ser gasto mensalmente no cartão vai depender de qual é o valor da sua renda.

Se você acha que não vai conseguir gastar apenas o limite estabelecido, você pode solicitar a redução do limite do seu cartão.

5- Evite compras parceladas

O parcelamento de compras pode parecer uma boa forma de comprar itens caros. No entanto, o parcelamento pode te fazer perder o controle financeiro.

Isso porque, ao parcelar uma compra, você faz uma dívida a ser paga no futuro. Contudo, você não sabe o que irá ocorrer no futuro.

Por exemplo, você pode perder o emprego e não conseguir mais pagar as faturas. Por isso, tome cuidado com o parcelamento de compras.

6- Dicas para não se endividar com o cartão de crédito: não tenha muitos cartões

Ter muitos cartões de crédito pode fazer com que você perca o controle financeiro e gaste mais do que o planejado. Por isso, prefira ter apenas um ou dois cartões de crédito.

A ideia é concentrar as suas compras em apenas um cartão e pagar as faturas sempre certinho.

Com isso, a instituição vê que você é um bom pagador e pode te oferecer vantagens como, por exemplo, isenção de taxas.

7- Cuidado com o pagamento da fatura

Não atrase o pagamento da fatura do seu cartão de crédito. Isso porque, ao atrasar o pagamento, você precisa pagar juros bem altos.

Desse modo, você acaba jogando dinheiro fora com o pagamento de juros. Por isso, se organize e pague sempre a fatura no dia certo.

8- Sempre confira a fatura

Fique de olho em quanto está ficando a sua fatura. Essa é uma forma de evitar a surpresa na hora de pagar!

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Além disso, na hora de pagar a fatura, verifique se os gastos foram cobrados devidamente, para evitar pagar débitos indevidos.

9- Dicas para não se endividar com o cartão de crédito: procure por cartões com vantagens

Muitos cartões contam com vantagens como programas de fidelidade e pontuação. Esses cartões são vantajosos pois podem te ajudar a conseguir descontos e promoções.

Além disso, existem cartões que oferecem milhas aéreas, o que pode ser uma ótima opção para quem viaja muito. É possível ainda vender essas milhas e ficar com o dinheiro!

Portanto, antes de fazer um cartão de crédito, pesquise quais são as vantagens que ele oferece.

10- Fique de olho nos gastos dos cartões dos dependentes

É muito comum que pessoas que têm filhos solicitem um ou mais cartões de dependente. No entanto, é um erro não ficar de olho nos gastos desses cartões.

Inclusive, em alguns casos talvez não seja uma boa ter um cartão de dependente, pois pode atrapalhar no controle financeiro.

11- Cuidado com a anuidade

A anuidade é uma taxa cobrada pela administração e manutenção do cartão. No entanto,dependendo do tipo de cartão, essa taxa pode ser bem alta.

Além disso, a anuidade pode ser dividida em várias prestações, fazendo com que o cliente não perceba o valor exato que está pagando de anuidade.

Por isso, fique atento ao valor que você está pagando em anuidade. Dependendo do valor da sua anuidade, negocie para pagar mais barato. Inclusive, hoje em dia existem cartões sem anuidade!

12- Dicas para não se endividar com o cartão de crédito: veja qual é a data de fechamento

Verifique qual é a data de fechamento do seu cartão. Geralmente, o fechamento ocorre cerca de 10 dias antes do vencimento.

Tendo a data de fechamento em mente, você consegue se organizar melhor para fazer as compras antes do fechamento ou depois do fechamento.

13- Fique atento às pequenas compras

Pequenas compras também custam dinheiro! Por isso, fique atento a todas as compras que você fizer. Até porque, se você fizer muitas pequenas compras, o valor da fatura pode vim bem alto.

Portanto, tenha a mente que uma compra pequena pode custar pouco, mas várias compras pequenas juntas podem resultar em uma fatura alta.

14- Não faça compras por impulso

Comprar por impulso no cartão de crédito é muito fácil! Por isso, se controle e planeje para gastar apenas o que você pode pagar.

Caso você não consiga se controlar, é melhor nem levar o cartão de crédito!

15- Dicas para não se endividar com o cartão de crédito: controle o limite

Por fim, a última dica é controlar o limite do seu cartão de crédito. Ter um grande limite no cartão de crédito é motivo de orgulho para muitas pessoas.

No entanto, se você não consegue se controlar, é melhor ter um limite pequeno. Isso porque, com o limite menor, você não consegue gastar mais do que vai conseguir pagar.

LEIA MAIS

Parcelamento de fatura do cartão de crédito: regras

Bandeiras de cartão – Pra que servem e quais as mais conhecidas?

Cartão por aproximação, como usar, quais os riscos e benefícios?

O que é CVV do Cartão de Crédito? Para que ele serve e onde fica?

Cartão de crédito vale a pena? Prós e contras

Como funciona o cartão de crédito Nubank? Como aumentar seu limite?

Fontes: I-dinheiro, Revista capital econômico e Quero quitar.

Conte-nos a sua opinião...