Carteiras para Bitcoin: quais são os tipos e as melhores?

27 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 11 min, 31 seg


As carteiras para Bitcoin e outras criptomoedas são uma forma de armazenar suas criptomoedas de forma segura. Esse nível de segurança vai depender do tipo de carteira que você escolher.

Existem muitos tipos de carteiras de criptomoedas no mercado, que possuem características diferentes. Sendo assim, para escolher a ideal para você, leve em conta os seus objetivos, as funcionalidades e o nível de segurança da carteira.

Por exemplo, para quem tem o objetivo de realizar aplicações de curto prazo, hot wallets são uma boa opção, já que elas possibilitam o acesso fácil e rápido aos recursos armazenados na carteira.

Por outro lado, se você deseja investir com foco no longo prazo, as cold wallets podem ser melhores, pois elas proporcionam um nível de segurança mais alto.

O que são carteiras para Bitcoin e para que servem?

As carteiras de Bitcoin são uma forma de manter as criptomoedas em segurança. Elas podem ser um aplicativo ou um hardware, com diferentes níveis de segurança.

Por exemplo, existem carteiras que você pode instalar no seu celular e acessar as criptos quando quiser. Como o acesso aos recursos é fácil e rápido, elas são uma boa opção para quem realiza operações no curto prazo.

Já as carteiras cujo acesso é mais difícil como, por exemplo, as paper wallets, são mais interessantes para quem realiza operações de longo prazo. Enfim, além do armazenamento das criptos, as carteiras possibilitam a negociação e venda de Bitcoins.

Quais são os tipos de carteira para Bitcoin?

Existem vários tipos de carteira para Bitcoin e outras criptos, com níveis de segurança e facilidade de acesso variados:

1- Hot wallet

Hot wallet em português significa carteira quente. Esse tipo de carteira recebe esse nome porque fica conectada à internet. As chaves públicas e privadas dos usuários ficam armazenadas e criptografadas no aplicativo ou no site da carteira, então ela pode ser acessada de vários dispositivos ou hardware.

A grande vantagem desse tipo de carteira é que você tem muita praticidade para acessar suas criptos e realizar operações. Devido à facilidade de acesso, esse tipo de carteira é muito usada por quem faz operações a curto prazo e precisa acessar os ativos de forma rápida e prática.

A desvantagem desse tipo de carteira é que, como elas ficam conectadas na internet, elas são menos seguras. Então pode ocorrer um ataque hacker e você perder todos os seus recursos. Enfim, as hot wallets podem ser de três tipos:

  • Móveis: As carteiras móveis são aplicativos para celular ou tablet que funcionam em sistemas operacionais dos dispositivos móveis.
  • Desktop: Essas carteiras funcionam nos navegadores e computadores de mesa.
  • Híbridas: Por fim, as híbridas são as carteiras compatíveis com plataformas desktop ou móveis.

2- Cold wallet

As cold wallets ou, carteiras frias, são as carteiras de hardware. Ou seja, é um tipo de carteira de criptomoeda que não fica conectada na internet. Sendo assim, as chaves desse tipo de carteira são armazenadas offline e podem ser conectadas a um computador por meio de uma unidade USB.

Nesse sentido, você só pode fazer operações de compra e venda de criptos com a sua cold wallet enquanto ela estiver conectada. Isso proporciona uma segurança maior, já que os riscos de um ataque hacker são reduzidos. Portanto, se você está em busca de segurança, as cold wallet são uma ótima opção.

A desvantagem é que o acesso às criptos não é tão fácil e, portanto, essa não é uma boa carteira para quem gosta de fazer operações no curto prazo. Mas é uma boa opção para quem investe em Bitcoin no longo prazo.

3- Carteira de câmbio

Os câmbios de criptomoedas armazenam os ativos em uma carteira offline (“cold storage”). Desse modo, uma carteira de câmbio cold protege mais os ativos.

No entanto, mesmo com as melhores carteiras de câmbio de criptomoedas, ainda existem riscos já que a empresa pode fazer algo com o dinheiro. Por isso, elas são uma boa opção para quem pretende negociar pequenas quantias de forma casual.

4- Carteira custodial

As carteiras custodiais são uma boa opção para quem vive esquecendo as senhas de acesso. As empresas por trás das carteiras custodiais contratam empresas terceirizadas de confiança para garantir seus ativos.

Desse modo, essas empresas garantem que a chave privada não vai se perder e que você possa fazer transações na blockchain sem precisar gerenciar suas chaves.

A vantagem desse tipo de carteira é que você conta com uma empresa para te ajudar a manter a segurança dos seus ativos. A desvantagem é que você não tem controle 100% da sua carteira.

5- Carteira não custodial

Essa é uma boa opção de carteira para os investidores que estão em busca de ter um maior controle e privacidade. Com esse tipo de carteira você tem um controle completo das suas suas chaves públicas e privadas e sobre seus fundos.

Sendo assim, apenas você tem acesso a sua carteira de criptomoedas e os recursos nela contidos. A vantagem disso é que você tem maior controle sobre as suas criptos. A desvantagem é que você é o único responsável por sua segurança, logo, é preciso ter muito cuidado para não perder tudo.

A grande diferença entre uma carteira custodial e a não custodial é que na primeira você conta com o suporte de segurança de uma empresa que irá te ajudar a proteger sua carteira. Já na não custodial você tem total controle dos recursos, mas precisa fazer a segurança sozinho.

6- Carteira descentralizada

Em resumo, as carteiras de criptomoedas descentralizadas possibilitam a negociação peer-to-peer, isto é, de pessoa para pessoa. Com isso, ela elimina a necessidade de uma plataforma ou serviço para realizar o gerenciamento das negociações. O resultado disso é a redução do risco das informações serem interceptadas.

7- Carteira hospedada

Por fim, as carteiras hospedadas ficam em servidores onde você não tem controle. Esse tipo é muito usado por hackers para armazenar fundos ilícitos, já que a tecnologia em nuvem proporciona um anonimato maior. Os níveis de segurança desse tipo de carteira variam, podendo ter vários níveis de proteção.

Quais são as melhores carteiras para Bitcoin?

Algumas das melhores opções de carteiras para Bitcoin e outras moedas digitais são:

1- eToro

A eToro é uma carteira muito boa para quem está em busca de segurança não apenas para armazenar as criptos, mas também para negociar moedas de forma segura. Inclusive, a eToro é tida por muitos investidores como a melhor plataforma para carteira de moedas digitais no mercado.

No total, a plataforma tem mais de 20 milhões de usuários e o seu nível de segurança está ligada às certificações que ela possui e por ser regulamentada por instituições de excelência internacional como a SEC, ASIC, FCA e CySEC.

A corretora eToro é especialista nas negociações de criptomoedas, e foi uma das primeiras no mercado a oferecer negociação de Bitcoin e a comercializar diretamente essa criptomoeda.

A eToro conta com alguns recursos adicionais como, por exemplo, a sua exchange eToroX, que possibilita o saque de investimentos em criptos sem ter que transferir tokens entre carteiras e exchanges, facilitando as operações.

Já por meio do eToro Money Crypto Wallet, um aplicativo para dispositivos móveis, você tem controle dos seus ativos digitais onde você estiver de forma segura. A eToro oferece ainda a possibilidade de negociação não apenas de vários tipos de criptos, mas também de NFTs.

Uma funcionalidade muito útil da eToro é a possibilidade de recuperar a chave de acesso perdida. Isso é possível porque a carteira eToro Money está diretamente vinculada a sua conta na plataforma eToro, então é possível solicitar sua chave de acesso novamente.

2- Capital.com

A Capital.com é uma fintech licenciada pela FCA, ASIC e CySEC, o que proporciona segurança e transparência em suas negociações. Uma curiosidade é que a inteligência artificial que alimenta a plataforma recebeu o prêmio da Trading View, como a Tecnologia mais inovadewora, em 2021.

Além disso, ela é regulamentada pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio do Chipre e pela Comissão de Valores Mobiliários e Investimentos da Austrália. Ou seja, trata-se de uma opção bem segura e regulamentada.

Outra vantagem é que a Capital.com conta com taxas são bem competitivas e está despontando como líder emergente em negociações alavancadas na Europa. Para você ter uma ideia, apenas no primeiro trimestre de 2022, a Capital.com registrou um crescimento de 27% em novos clientes.

Sendo assim, ela é uma boa opção para carteira de criptomoedas. No total, ela oferece acesso a 6100 mercados e a possibilidade de investir de forma direta em ações e ETFs globais ou negociar CFDs com alavancagem nos índices, commodities etc.

3- Libertex

A Libertex é uma empresa internacional bem consolidada no mercado financeiro com vasta experiência em negociação online, em funcionamento desde 1997. 

A empresa já ganhou mais de 40 prêmios de prestígio em todo o mundo e tem clientes em mais de 110 países. Enfim, essa é uma opção mais tradicional para armazenar seus ativos. A Libertex oferece duas opções de contas:

  • Libertex CFD: é uma conta de trading tradicional que possibilita a compra e venda de criptos, ouro, índice de ações e instrumentos forex.
  • Libertex Portfolio: Essa conta possibilita o investimento em ações com zero swap ou taxas de comissão.

4- Crypto.com

A plataforma Crypto.com conta com mais de 50 milhões de usuários ativos em todo mundo e mais de 4.000 funcionários. Além de ser uma das principais plataformas de negociação de criptomoedas em todo mundo ela ainda oferece uma boa opção de carteira de criptos.

Fundada em 2016, a empresa tem sede em Cingapura e oferece seus serviços para mais de 90 países. A empresa se destaca não apenas na negociação de criptomoedas, mas também em operações com NFTs.

5- Coinbase

A Coinbase é uma das maiores e mais populares corretoras de criptomoedas dos EUA. Ela é também uma das maiores exchanges do mundo e é vista por muitos usuários como a melhor carteira web para Bitcoin.

A coinbase possibilita a conexão entre a conta bancária do usuário com a carteira, o que facilita a transferência de recursos. Ela também tem a vantagem de ser segura e de ser propriedade de uma exchange confiável.

Outra vantagem é que ela oferece contas básicas e avançadas, o que possibilita que o usuário escolha entre as que satisfazem melhor suas necessidades. A desvantagem dessa carteira é que ela suporta apenas algumas poucas opções de criptomoedas além do Bitcoin.

6- Kraken

A carteira Kraken armazena a maior parte das criptomoedas offline e suporta mais de 1.700 tipos de criptomoedas. Além disso, ela tem baixas taxas de negociação com opções de negociação avançadas.

7- Huobi

A Huobi Wallet é uma carteira multi-chain que visa proteger os recursos dos clientes e também oferece serviços de gerenciamento de ativos digitais (DAM) simples, convenientes e seguros. Além disso, a carteira suporta a pesquisa de todos os tokens ERC 20.

8- Luno

A Luno wallet é uma carteira que facilita o uso de criptos como Bitcoin e Ethereum. Ela é muito usada em mercados emergentes e possui a capacidade de negociar em moeda local em sua rede.

Algumas das funcionalidades da carteira são: envio de criptos por e-mail para qualquer pessoa, acesso às criptos em qualquer hora ou lugar e monitoramento do preço atual do Bitcoin e Ethereum, bem como a comparação dos preços com outras criptos. Além disso, a Luno possibilita o recebimento e envio de Bitcoin com QR Code.

9- Exodo

A Exodus é uma carteira chamada de “múltipla”, pois possibilita o armazenamento de vários tipos de criptomoedas. Criada em 2016, a Exodus tem como foco os investidores novos do mercado, que ainda não tem muita familiaridade com as criptos e carteiras. É por isso que ela tem uma interface amigável e de fácil navegação.

No momento, a carteira tem suporte para mais de 45 tipos de criptos e essa quantidade está aumentando com o passar do tempo. Quando a Exodus foi lançada, o seu uso era possível apenas em desktop, mas agora ela já tem uma versão mobile, o que torna o uso mais fácil e prático.

10- MetaMask

Por fim, temos a MetaMask, uma carteira que permite que o usuário interaja com aplicativos descentralizados com base em Ethereum. Sendo assim, ela conta com várias funcionalidades em uma única extensão, e todas se conectam ao aplicativos descentralizados (dApps).

O software da MetaMask tem como base a blockchain Ethereum, desse modo, ela permite o acesso ao ecossistema DeFi (Finanças Descentralizadas), investimento em criptos por meio de vários tipos de tokens e ainda a compra de NFTs.

Enfim, você pode acessar a plataforma por meio da versão web, como extensão para navegadores, e também através do aplicativo  disponível para sistemas móveis iOS e Android.

Fontes: Beincrypto, Remessa online, I-dinheiro, Business 2 community, Avast, Revain, Moneytimes, Destakjornal, e E-investidor