Diferença entre Bitcoin e Ethereum: 9 grandes diferenças entre eles

15 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 13 seg


Muitas pessoas pensam que o Ethereum é uma cópia do Bitcoin e que, por isso, o Bitcoin é melhor. Mas, na verdade, eles têm várias diferenças, sendo que a grande diferença entre Bitcoin e Ethereum são os seus objetivos e funções.

Isso porque o Bitcoin é apenas uma criptomoeda, já o Ethereum é um sistema que possibilita diversas aplicações além da troca de criptomoedas entre usuários.

Lembrando que, apesar de falarmos sobre as diferenças entre Bitcoin e Ethereum, este texto não deve ser considerado uma recomendação de investimentos.

Diferença entre Bitcoin e Ethereum

Tanto o Bitcoin quanto o Ether são ativos digitais com redes blockchain próprias. Dessa maneira, os dois contam com as mesmas funcionalidades básicas de armazenamento, transferência, independência, divisibilidade e segurança.

Sendo que todas as movimentações são públicas e podem ser conferidas pelos usuários. Apesar dessas semelhanças,  existem muitas diferenças entre Bitcoin e Ethereum, confira:

1- Aplicações e objetivos

Apesar de geralmente falarmos sobre o Ethereum como se fosse uma criptomoeda, a verdade é que o Ethereum é um sistema, cuja moeda digital é a Ether. Portanto, uma das grandes diferenças entre o Bitcoin e o Ethereum, é que o Bitcoin é uma moeda e o Ethereum é uma rede.

Diferença entre Bitcoin e Ethereum: 9 grandes diferenças entre eles

Cripto fácil

O Bitcoin nasceu para ser usado como uma moeda de troca. Logo, o seu objetivo principal é ser transferido de um usuário para outro e as suas outras funções são em prol da realização dessa função principal. Em contrapartida, o Ethereum possui objetivos muito mais amplos do que o Bitcoin.

Nesse sentido, o Ethereum pegou o sistema de contratos inteligentes e decidiu usar para realizar qualquer tipo de transação. Além disso, o sistema Ethereum pode ser usado para criar diversos tokens e moedas das finanças descentralizadas.

Em resumo, a grande diferença entre Bitcoin e Ethereum é que o Bitcoin é apenas uma criptomoeda ao passo em que o Ethereum é uma tecnologia que permite a criação de novas tecnologias. Sendo assim, no Ethereum é possível usar os contratos inteligentes para firmar qualquer acordo entre duas pessoas de forma segura.

2- Cronologia

O Bitcoin foi criado mais ou menos em 2008, na época de uma das maiores crises financeiras do mundo. Em janeiro de 2009, as primeiras transações começaram a ocorrer. O fundador da criptomoeda é anônimo e, após apresentar e explicar sobre o funcionamento do Bitcoin, ele sumiu do mapa.

Diferença entre Bitcoin e Ethereum: 9 grandes diferenças entre eles

Tecnoblog

Por outro lado, a plataforma Ethereum foi criada em 2013 e em 2015 ela foi posta no ar. O seu criador foi Vitalik Buterin, um programador canadense. O Ethereum foi financiado por um projeto de crowdfunding. O fato de ter um criador conhecido significa que ele interfere na rede, mesmo que ele não a controle.

Além do Ethereum ter sido formalmente apresentado e todos conhecerem o seu desenvolvedor, ele também foi lançado em um momento em que todos já sabiam sobre o funcionamento do Bitcoin. Ou seja, já existia uma certa abertura para o uso desse tipo de tecnologia e ele conseguiu crescer rapidamente.

3- Regra de criação

Uma das principais diferenças do Bitcoin para o Ethereum é a regra de criação e o limite de existência. O Bitcoin é conhecido como deflacionário. Isso porque, na sua criação, foi estabelecido que terá somente 21 milhões de unidades. Sendo assim, quando esse limite for atingido, nenhum novo Bitcoin será criado.

Em contrapartida, o Ethereum cria moedas o tempo todo e não existe um limite pré-estabelecido de quantos Ethers serão criados. Isso ocorre, pois, como o sistema gera novas coisas, é importante que ele tenha sempre a criação de novas moedas.

Merxcoin

O Ethereum já nasceu com 72 milhões de moedas que foram distribuídas entre os pré-investidores, desenvolvedores, Fundação Ethereum e participantes do ICO. Apesar disso, existem algumas propostas visando a redução da emissão de novas moedas.

4- Diferença entre Bitcoin e Ethereum em relação às atualizações

As atualizações no Bitcoin são muito pensadas, estruturadas e burocráticas. Já o Ethereum é muito mais flexível em relação às atualizações. Porém, as opiniões do criador influenciam bastante na forma com que os usuários enxergam as mudanças na rede.

5- Velocidade

De maneira geral o Ethereum é considerado mais rápido do que o Bitcoin. Isso porque eles trabalham com tempos diferentes nos blocos da rede blockchain, que são as sequências de dados com informações sobre as transações. No Bitcoin existe um bloco a cada 10 minutos, em média. Já no Ethereum, o prazo é de apenas 13 segundos.

Cryptonomist

6- Escalabilidade

A escalabilidade e a velocidade com que as transações são registradas é um desafio tanto para o Bitcoin, quanto para o Ethereum. Apesar disso, como o Ethereum é mais flexível, ele já está tomando medidas com o objetivo de aumentar a velocidade da rede.

Dessa forma, diversas atualizações serão realizadas visando tornar a rede mais escalável e reduzir os custos das taxas. Já o Bitcoin é mais conservador e ainda precisa enfrentar esses problemas.

7- Os Custos entram como outra das diferenças do Bitcoin para o Ethereum

Outra diferença entre o Bitcoin e o Ethereum é que no Bitcoin os custos variam segundo o espaço que a transação irá ocupar no bloco. Já no Ethereum os custos variam de acordo com a complexidade da execução do contrato. Sendo que normalmente o Ethereum possui custos mais baixos.

8- Mineração

A mineração do Bitcoin ocorre por meio da resolução de um problema matemático, que leva à inclusão de um novo bloco na cadeia. Desse modo, a mineração do Bitcoin tem como intuito o registro das informações da rede, garantir a segurança da rede e gerar novas criptomoedas.

Na rede Ethereum a mineração possui esses mesmos objetivos, contudo, a remuneração é feita através da prova de participação e não pela prova de trabalho, como no Bitcoin.

Exame

Em síntese, na prova de trabalho o dispositivo deve provar que trabalhou para resolver o problema matemático. Já na prova de participação o minerador deve provar que possui uma certa quantidade de moedas.

9- Perspectivas futuras

Como o Bitcoin tem um limite máximo de criptomoedas que podem ser mineradas, a expectativa é que quando esse limite for atingido, ele passe por uma boa valorização, já que se trata de uma moeda escassa.

Já o Ethereum não tem limite, logo, não sabemos se no futuro ele irá continuar a se valorizar. Apesar disso, a expectativa é que ele continue a se valorizar e que os custos sejam reduzidos.

Enfim, agora que você sabe quais são as diferenças entre o Bitcoin e Ethereum, assista ao vídeo de Raul Sena e aprenda como comprar Bitcoin com segurança:

E aí, gostou de aprender quais são as diferenças do Bitcoin para o Ethereum? Então aproveite para aprender o que é Scalper trader: o que é e como funciona as operações de curto prazo

Fontes: Roteiro de Raul Sena, Mercado B., Plus e Bitcointrade

Imagens: Cripto fácil, Isto é, Tecnoblog, Exame, Merxcoin e Cryptonomist