O que é Blockchain? Definição, como funciona e aplicações da tecnologia

8 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 32 seg


Sempre que as pessoas comentam sobre o Bitcoin, a tecnologia Blockchain é citada. Mas você sabe o que é Blockchain e como ela funciona?

Em síntese, a Blockchain é o sistema que possibilita a criação e a proteção do Bitcoin, sendo que ela é praticamente impossível de ser hackeada. 

A segurança da Blockchain deriva do fato de que essa tecnologia funciona por meio de blocos interligados. Logo, para quebrar o código de um bloco, é preciso quebrar todos os demais. 

O que é Blockchain?

A Blockchain, ou, em português, cadeia de blocos, é uma tecnologia que possibilita o rastreio do recebimento e envio de alguns tipos de transações na internet, como, por exemplo, as criptomoedas. O nome Blockchain deriva do fato de que ele funciona como pedaços de códigos gerados online que carregam informações conectadas, como se fossem blocos que formam uma corrente. 

Zephyrnet

Como a Blockchain é uma espécie de livro contábil digital, que realiza o registro de operações e transações, resguardando a segurança e a veracidade, ele é conhecido como protocolo de confiança.

É importante notar que esse sistema é descentralizado, ou seja, ele não está armazenado em um computador específico. Além disso, suas informações são criptografadas e podem ser verificadas e auditadas pelos usuários da cadeia. 

O conceito de Blockchain apareceu através do artigo acadêmico Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer, em 2008. O artigo, de autoria de Satoshi Nakamoto (pseudônimo do criador do Bitcoin), define a Blockchain como uma rede que marca o tempo das transações, coloca elas em uma cadeia contínua e forma um registro que não pode ser desfeito.

A Blockchain surgiu para que o Bitcoin pudesse existir, mas a sua aplicação não se limita a essa moeda digital. Sendo assim, ela pode ser usada por outras criptomoedas, registros de transações e até mesmo para aumentar a segurança das instituições financeiras. 

Como funciona?

O funcionamento da Blockchain ocorre, primeiramente, por meio do registro das transações nos blocos. Esses blocos possuem um código, que funciona como uma espécie de impressão digital, chamada de hash. Os hashes, por sua vez, são criados através de funções matemáticas, que transformam as informações recebidas em cadeias numéricas criptografadas. 

O que é Blockchain? Definição, como funciona e aplicações da tecnologia

Cio

Em outras palavras, um hash é obtido por meio da junção da combinação numérica do bloco atual com o anterior. Dessa maneira, cada bloco contém seu próprio código e o código do anterior. Isso significa que, caso alguém tente invadir um bloco, ele precisa desvendar também o código do vagão anterior.

Ou seja, para hackear um bloco, é necessário quebrar a sequência de todos os blocos. Por isso, o Blockchain é considerado praticamente impossível de ser hackeado. Enfim, todas as operações e encadeamentos dos blocos são registrados no ledger, que funciona como uma espécie de livro-razão, onde os usuários da rede podem confirmar a veracidade de uma operação.

Entretanto, nenhum nome é visível, apenas a informação de quando houve as operações. Dessa forma, as operações são validadas por usuários que emprestam o poder de processamento dos seus computadores e em troca são recompensados com frações de criptomoeda. Esse processo é chamado de mineração e é o que resulta em novas criptomoedas.

Aplicações da Blockchain

O sistema Blockchain surgiu para que o Bitcoin pudesse ser criado. No entanto, ele também é usado por diversas outras moedas que surgiram depois, já que sua tecnologia é praticamente impossível de ser hackeada. Portanto, moedas como Ether e Litecoin, também utilizam a tecnologia Blockchain. 

O que é Blockchain? Definição, como funciona e aplicações da tecnologia

Na prática

Apesar de atualmente ser usada, sobretudo, nas moedas digitais, a Blockchain é um conceito, logo, pode ser usada em diversos outros tipos de aplicações. Por exemplo, a tecnologia pode ser utilizada nas transações que necessitam da certificação dos envolvidos, como documentos digitais e autenticação de assinaturas. 

A Blockchain pode ser usada também para que as instituições financeiras possam aumentar a segurança de suas transações financeiras por um baixo custo.

Além disso, ela pode ser utilizada para acelerar as negociações de ativos financeiros e commodities. Isso porque, por meio da Blockchain, é possível registrar todos os papéis negociados e dispensar os agentes de custódia. 

Devido às suas possíveis aplicações, o Banco Central do Brasil realizou um extenso estudo sobre o potencial desse sistema. Desse modo, o Bacen elaborou o documento Distributed ledger technical research in Central Bank of Brazil, onde fala sobre a capacidade da tecnologia Blockchain em substituir os sistemas atuais e seu potencial na emissão de moedas eletrônicas nacionais. 

Se após conhecer o funcionamento e aplicações da tecnologia Blockchain, você ficou curioso sobre as criptomoedas e com vontade de investir em Bitcoins, veja o vídeo de Raul Sena e descubra alguns motivos para aplicar nessa criptomoeda:

Enfim, agora que você sabe o que é Blockchain e como essa tecnologia funciona, aproveite para entender como funcionam as Moedas digitais, o que são? Segurança, lista das principais e como investir

Fontes: Magnetis, Nubank e Foxbit

Imagens: Datamex, Na prática, Cio e Zephyrnet