Litecoin, o que é? Mineração, diferenças entre Bitcoin e como comprar

30 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 21 seg


Considerado por muitos como o Bitcoin melhorado, o Litecoin é uma moeda virtual que serve para realizar transações financeiras. Ele é tido como uma evolução do Bitcoin, pois possui taxas de transação menores e realiza mais operações por segundo. 

Essa evolução é possível devido ao algoritmo de criptografia utilizado pelo Litecoin. Sendo assim, esse algoritmo possibilita que os blocos sejam processados rapidamente, o que resulta em transações com taxas menores.

Apesar das vantagens do Litecoin, o Bitcoin ainda é a moeda digital mais conhecida e com maior valor de mercado. Inclusive, é possível usar Bitcoins para comprar Litecoins em exchanges. 

O que é Litecoin?

O Litecoin (LTC), é uma criptomoeda lançada em 2011, por um ex-funcionário do Google, Charlie Lee. Trata-se de uma moeda digital descentralizada, que compartilha o mesmo código do Bitcoin, apesar de possuir algumas diferenças marcantes.

Como o Litecoin é uma moeda descentralizada, ela não é emitida nem controlada por bancos centrais e é considerada mais segura do que contas bancárias. Isso porque, com a descentralização, ela se torna extremamente difícil de ser hackeada, assim como o Bitcoin.

Litecoin, o que é? Mineração, diferenças entre Bitcoin e como comprar

99 Cripto

Outra característica do Litecoin é que o seu preço é determinado pela lei da oferta e demanda. O preço do dinheiro físico pode ser influenciado pelo banco central em cada país. No entanto, como o LTC é descentralizado, é a lei da oferta e demanda que determina sua cotação.

Assim como as demais moedas digitais, o Litecoin tem a mesma funcionalidade do que o dinheiro físico. Sendo assim, é possível fazer transferências e realizar pagamentos. Ela é usada também para fazer especulação financeira

Considerada como uma das maiores criptomoedas do mundo em valor de mercado, o Litecoin naturalmente é comparada com o Bitcoin, primeira moeda digital a ser lançada no mundo.

Na comparação entre as duas criptomoedas, o Bitcoin é considerado como o ouro e o Litecoin é a prata. Sendo que as principais características do Litecoin, que o difere do Bitcoin, é o maior número de operações por seguro e as menores taxas de transação.

Mineração do Litecoin

Quando o Litecoin foi lançado, era fácil minerar a criptomoeda com uma GRU comum. Porém, com a sua popularização, atualmente é mais difícil fazer a mineração. Desse modo, os usuários se unem e fazem pools de mineração, ou seja, eles se unem para minerar um bloco juntos e dividem a recompensa.

Litecoin, o que é? Mineração, diferenças entre Bitcoin e como comprar

Capital research

Também é possível minerar por meio do cloud mining, onde o usuário paga para que uma empresa realize a mineração e ele recebe uma parte da recompensa. Enfim, a recompensa para os mineradores a cada bloco novo é de 25 Litecoins, que é dividido pela metade a cada 840 mil blocos (quatro anos). 

Litecoin versus Bitcoin

O Litecoin e o Bitcoin são bastante parecidos. Isso porque, o LTC é uma foks do Bitcoin. Em síntese, uma forks é uma bifurcação de determinado projeto.

A ideia é partir da mesma base e realizar aperfeiçoamentos sem alterar o projeto no qual ele foi baseado. Portanto, o Litecoin possui as mesmas vantagens do Bitcoin, como segurança, descentralização e facilidade. 

Entretanto, o Litecoin é considerado como uma espécie de aperfeiçoamento do Bitcoin. Além das taxas serem menores, ele também realiza mais operações por segundo. Logo, enquanto o Bitcoin processa um bloco a cada 10 minutos, o Litecoin processa um bloco a cada dois minutos e meio. 

Litecoin em pé

Como a geração de blocos do Litecoin é mais frequente, ele consegue realizar mais operações por segundo e possui taxas mais baixas. Além disso, o algoritmo de criptografia do Litecoin possibilita que a mineração seja mais rápida do que a do Bitcoin. 

Por fim, temos ainda a diferença em relação à quantidade de moedas disponíveis para mineração. O LTC foi projetado para possibilitar a mineração de 84 milhões de unidades. Já no Bitcoin podem ser mineradas apenas 21 milhões de unidades.

Algumas pessoas acreditam que o fato do Litecoin possuir tantas moedas é um ponto positivo, pois pode atrair mais investidores interessados.

Porém, outras pessoas acreditam que, com a maior quantidade de Litecoins, a moeda consegue absorver uma demanda maior sem aumentar muito o preço, o que seria uma desvantagem. 

Como comprar?

Para comprar LTC, basta abrir sua conta em uma exchange. Sendo que as exchanges são corretoras especializadas na negociação de criptomoedas. Depois de abrir sua conta em uma exchange, basta fazer uma transferência bancária e informar a quantidade desejada.

Coindesk

Uma curiosidade é que o Litecoin é uma das poucas moedas digitais que podem ser compradas em reais. Contudo, é possível comprar também com Bitcoins ou dólares. Depois de investir, crie uma carteira e mantenha suas criptomoedas em segurança. Essa carteira pode ser no computador, aplicativo ou carteiras de papel. 

Enfim, agora que você sabe como comprar Litecoins aprenda Declarar Bitcoin e outras criptomoedas – Obrigatoriedade e passo a passo

Fontes: Foxbit, Infomoney, Coinext e Tecnoblog

Imagens: 99 Cripto, Livecoins, Capital research, Litecoin em pé e Coindesk