22 de novembro de 2021 - por Pedro Guimarães
Neste texto, vamos estudar as diferenças básicas entre CDB e RDB e quanto afetam seus investimentos. Além disso, vamos saber se estas diferenças podem trazer vantagens para você.
A propósito, quando não sabemos destas diferenças, podemos perder dinheiro ou liquidez. No entanto, vale lembrar que as análises de investimentos sempre vão de encontro a seus objetivos como investidor.
O que significa CDB e RDB?
As siglas RDB e CDB são parecidas. Contudo, quanto às características de investimentos, tem diferenças fundamentais. Assim, muitas perguntas surgem a partir deste fato: quais são as diferenças? Como elas podem me afetar?
Basicamente, RDB significa Recibo de Depósito Financeiro. Assim, são títulos de renda fixa emitidos pelos Bancos comerciais e de investimentos. Sendo assim, podem ser emitidos por sociedades de créditos, de financiamento e cooperativas de créditos.
Da mesma forma, os CDBs também são títulos de renda fixa. Nesse sentido, quanto ao significado da sigla, significa Certificado de Depósito Bancário.
Funcionamento
Até aqui já sabemos das diferenças de significados entre CDB e RDB. Contudo, é preciso saber também como estes títulos funcionam em relação às instituições.
Portanto, quando você investe em um CDB ou RDB, você empresta dinheiro para a instituição. Porém, esta lhe paga com juros. Ou seja, é o mesmo funcionamento de um empréstimo qualquer.
Em síntese, estes juros são a rentabilidade deste investimento. Basicamente, RDB e CDB são seguros e podem ter boas rentabilidades. Além disso, possuem prazos de vencimentos.
Diferenças
Bom, já vimos que tanto CDB como RDB são rentáveis e seguros. Portanto, a diferença fundamental entre ambos é quanto à liquidez. Ou seja, no CDB você pode negociar antes da data de vencimento. Assim, você tem a liberação do dinheiro antes da data do vencimento.
Por outro lado, os RDBs são inegociáveis e intransferíveis. Além disso, em relação à emissão destes títulos, também existem diferenças.
Assim, os CDBs são emitidos pelos bancos comerciais, múltiplos, de investimentos, de desenvolvimento e a Caixa Econômica Federal. No entanto, os RDBs podem ser emitidos por estes já citados e outros como: sociedades de créditos e cooperativas de créditos.
Rendimento – CDB e RDB
Antes de tudo, é importante ter em mente que os dois títulos são rentáveis, mas possuem capacidades de liquidez diferenciadas. Contudo, quanto ao rendimento, a quantia que você tira a mais, eles são semelhantes.
Estes títulos são atrelados aos índices pré-fixados e pós-fixados. Portanto, eles são pré-fixados quando a taxa de juros é conhecida. Assim, fica mais fácil calcular quanto irá ganhar.
Por outro lado, eles também podem ser pós-fixados. Ou seja, quando eles são indexados a índices como; CDI, TR ou IGP. Assim, não podemos definir qual retorno no momento do investimento.
CDB e RDB em relação aos impostos
A princípio, quando somamos tudo que nós conhecemos até aqui, já dá para ter uma ideia dos dois tipos de títulos. Porém, precisamos saber quanto temos que pagar de impostos.
Portanto, são cobrados dois impostos: o IR e o IOF. O IR está relacionado ao prazo de aplicação. Assim, quanto mais tempo o dinheiro ficar no investimento, menor é o imposto.
- 22,5% – até 180 dias
- 20% – de 181 a 360 dias
- 17,5% – de 361 a 720 dias
- !5% – Acima de 720 dias
Vale lembrar que se você resgatar o dinheiro antes de 30 dias terá cobrança do IOF.
E então, gostou das informações? Se gostou, confira também: CDB de 12,5% ao ano: vale a pena investir neste título de renda fixa?