Ticker: o que é, para que serve e como interpretar?

9 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 4 min, 44 seg


O Ticker é o código de negociação de ativos e serve para facilitar as negociações. Por exemplo, ao invés de digitar o nome completo da empresa para investir em suas ações, basta digitar o código.

Esse código costuma ser composto por quatro letras e um número, mas podem haver algumas variações. As letras representam o nome do ativo, enquanto o número se refere ao tipo de ativo. Por exemplo, o ticker de uma ação preferencial da Petrobras é: PETR4.

O que é ticker?

O ticker é o código de negociação de um ativo. Ele funciona como um tipo de abreviação do nome do ativo e serve para facilitar a sua identificação e negociação. Sendo assim, saber o ticker do ativo que você pretende negociar não é obrigatório, mas facilita as operações.

Por exemplo, o ticker da Magazine Luiza é MGLU3. Logo, se você for comprar uma ação dessa empresa, você não precisa escrever Magazine Luiza no home broker da corretora, basta escrever MGLU3.

Como esse código é composto?

No Brasil, o código de negociação dos ativos contém letras e números. As letras representam o nome do ativo, por exemplo, MGLU significa Magazine Luiza. Depois das letras, temos os números, que representam o tipo de ação ou ativo.

Por exemplo, o número 2 significa que a ação é preferencial, enquanto o número 3 é usado em ações ordinárias. Portanto, no exemplo de MGLU3, estamos falando das ações ordinárias da Magazine Luiza.

Para que serve o ticker?

O ticker serve para facilitar a negociação dos ativos na bolsa. Cada bolsa de valores tem suas próprias regras para estabelecer os códigos de negociação. Isso significa que se um ativo for negociado em mais de uma bolsa, ele pode ter tickers diferentes.

No Brasil nós temos apenas a B3- Brasil, Bolsa e Balcão, de modo que não existe o risco de confundir os códigos. Mas se ativos brasileiros forem negociados em bolsas estrangeiras, então o ticker no exterior pode ser outro.

Por exemplo, o Ticker na Petrobras na B3 é PETR3 e PETR4. Contudo, na bolsa dos EUA, as ADRs (ações da Petrobras no exterior), são negociadas pela NYSE com o título de PBR.

Como funciona os dígitos do ticker?

Os dígitos usados no ticker dependem do tipo de ativo. No geral, os tickers contém quatro letras e um número no final. Os números indicam o tipo de ativo, podendo ser:

  • 1 – direitos de subscrição de ação ordinária.
  • 2 – direitos de subscrição de ação preferencial.
  • 3 – ações ordinárias.
  • 4 – ações preferenciais.
  • 5 – ações preferenciais classe A.
  • 6 – ações preferenciais classe B.
  • 7 – ações preferenciais classe C.
  • 8 – ações preferenciais classe D.
  • 9 – recibos de subscrição de ação ordinária.
  • 10 – recibos de subscrição de ação preferencial.
  • 11 – units, fundos de índice (ETFs), fundos de investimento imobiliário (FIIs) e alguns certificados de depósito de valores mobiliários (BDRs).
  • 32, 33, 34 e 39 – BDRs.

Como é o ticker no mercado de opções?

O mercado de opções é um ambiente onde ocorrem as negociações de contratos de opções de compra e venda. Trata-se de operações de alto risco, que funcionam de forma diferente da bolsa tradicional.

Os ticker das opções de ações são formados por quatro letras que se referem ao tipo de ação. Mas o código conta com uma quinta letra, que representa o mês de vencimento da opção. Na sequência, podem vir detalhes do ativo e o seu tipo.

Como interpretar?

O primeiro passo para interpretar o ticker é saber como ele é composto. Geralmente, o código é composto por quatro letras e um número. O próximo passo é saber qual o tipo de ativo que está sendo negociado.

Por exemplo, se você for investir em ações preferenciais o número será 4, mas se você for investir em ações ordinárias, então o número é 3. Além disso, existem casos em que o código é maior. No mercado fracionário, por exemplo, o código conta com um F no final.

Em resumo, um lote padrão de ações costuma conter 100 ações e é negociado no mercado à vista. A questão é que 100 unidades de ações pode ficar um valor muito alto. Por isso, você tem a opção de comprar entre 1 e 99 ações no mercado fracionário.

Sendo assim, se você for negociar um lote padrão de ações da Magazine Luiza, por exemplo, o código será MGLU3. Já o código das ações fracionadas da Magazine Luiza é: MGLU3F.

Da mesma forma, no mercado de opções o código conta não apenas com as quatro letras e número, mas também com letras que se referem e detalhes da negociação dos contratos.

Como descobrir o ticker de uma ação?

Para descobrir o ticker de uma ação é bem simples, basta pesquisar pelo nome da empresa no home broker. Além de informar os dados de negociação da ação, o nome costuma vim acompanhado do código. Outra opção é entrar no Google e pesquisar “ticker da empresa X”.

Enfim, gostou de aprender o que é ticker? Então aproveite para conferir também alguns Jargões da bolsa de valores – Lista completa de jargões, siglas e termos

Fontes: Suno, Finclass e Inteligência financeira.