Ações preferenciais, o que são? Definição, características e como investir

11 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 45 seg


As ações preferencias são aquelas que possuem prioridade no recebimento de dividendos. Enquanto os acionistas de ações ordinárias podem não receber esse provento, os investidores preferenciais, recebem de maneira prioritária.

Contudo, quem investe nelas não possui poder de voto nas assembleias de acionistas. Em outras palavras, o investidor não tem nenhum poder sobre a gestão da empresa e sobre o futuro da companhia. Ou seja, a empresa pode falir, sem que o investidor passa fazer nada para ajudar.

Quer saber mais sobre ações preferenciais? Então, prossiga na leitura.

O que são ações preferenciais

Elas são uma pequena parcela de uma empresa, que dá ao investidor a prioridade no pagamentos de dividendos e, também, sobre os juros de capital próprio (JCPs).

Além disso, os investidores preferenciais possuem preferência na restituição do capital investido, caso a empresa entre em falência.

Junto das ações ordinárias, as preferenciais são o tipo principal de ações negociadas na bolsa de valores. Contudo, diferente das ações ordinárias, as ações preferenciais não dão direito ao voto por parte do investidor.

Como elas não dão direito ao investidor de votar nas tomadas de decisão da empresa, como uma forma de compensação, elas dão prioridade no pagamento de dividendos. Os dividendos são parte do lucro da empresa dividido aos seus acionistas.

A distribuição de dividendos é proporcional à quantidade de ações que o investidor possui. Contudo, o direito de voto pode ser concedido ao investidor, caso a empresa fique sem distribuir dividendos por mais de 3 anos.

Como funcionam as ações preferenciais?

Elas, assim como outras ações na bolsa de valores, são identificadas através de um código. Esse código é composto por letras que representam a empresa e um número, que mostra de qual tipo de ação se trata.

Dessa forma, as ações finalizadas em 4, 5, 6 ou 7, são preferenciais. Sendo assim, temos, por exemplo, a PETR4, ação prioritária da Petrobrás.

Quem regula o mercado de capitais no Brasil é a Lei das Sociedades Anônimas. A Lei determina aos acionistas preferenciais, além do dividendo mínimo, o direito ao dividendo de 10% acima do que o pago aos donos de ações ordinárias.

Dessa maneira, se a empresa distribuir R$ 1,00 em lucro para cada ação ordinária, a ação preferencial receberá R$ 1,10. Esse é um dos motivos que faz com que esse tipo de ação seja mais cara do que as ações ordinárias.

Também foi a Lei das Sociedade Anônimas que determinou que o máximo de ações preferenciais que uma empresa pode ter equivale a uma ação preferencial para uma ação ordinária.

Ou seja, o limite, ao realizar a abertura da empresa, é de 50% de ações preferenciais e 50% de ações ordinárias.

Outra característica importante das ações preferenciais é que elas são exigíveis. Em outras palavras, a empresa pode realizar a compra das ações dos investidores pelo valor nominal por qualquer motivo.

Por fim, dependendo do caso, algumas ações preferenciais podem ser conversíveis. Dessa maneira, elas podem ser trocadas por ações ordinárias. Essa troca vai ser vantajosa, ou não, dependendo do valor de mercado das ações.

Quais são as diferenças entre ações preferenciais e ordinárias?

A principal diferença entre uma ação preferencial e uma ordinária é o direito a participação na gestão da empresa. Assim, enquanto o investidor em ações ordinárias tem garantido seu direito ao voto, o investidor preferencial não participa das tomadas de decisão.

Por outro lado, como uma espécie de compensação pelo não direito ao voto, o investidor de ações preferenciais tem a prioridade no recebimento de dividendos, ao passo que o investidor das ações ordinárias pode ficar sem receber.

Uma grande vantagem das ações preferenciais é a sua liquidez. A liquidez se refere à facilidade com que uma ação pode ser vendida para que, então, o investidor fique com o dinheiro.

De maneira geral, elas são mais fáceis de serem negociadas na bolsa do que as ações ordinárias.

Por fim, uma desvantagem das ações preferencias frente as ações ordinárias se refere a tag along. A tag along é uma espécie de suporte aos acionistas ordinários caso a empresa mude de gestão.

Com isso, o investidor preferencial não tem nenhum aporte, caso a empresa seja vendida.

Quais são as vantagens em investir em ações preferenciais?

Investir nelas apresenta diversas vantagens, tais como prioridade na distribuição de dividendos, preferência no reembolso do capital investido em caso de falência da empresa, possibilidade de receber dividendos mais elevados, maior liquidez nas negociações, e vantagens fiscais para os investidores.

Além disso, as ações preferenciais oferecem rendimentos estáveis e previsíveis, tornando-as uma opção atraente para investidores em busca de uma fonte confiável de renda. No entanto, é essencial considerar que as ações preferenciais não conferem direito a voto nas assembleias de acionistas, o que pode tornar mais difícil vender essas ações em momentos de volatilidade.

E as desvantagens?

As desvantagens de investir em ações preferenciais incluem a falta de direito de voto nas decisões da empresa, menor oportunidade de crescimento em comparação com ações ordinárias, e a possibilidade de não receber dividendos em situações como falência da empresa.

É importante considerar esses aspectos ao avaliar a escolha entre ações preferenciais e ordinárias, garantindo uma decisão de investimento informada e alinhada com os objetivos financeiros.

Como investir em ações preferenciais?

Para investir em ambos os tipos de ações, antes de tudo, o investidor deve estabelecer suas metas e objetivos. Afinal, as ações preferenciais e as ações ordinárias apresentam características diferentes, que se encaixam com objetivos diferentes.

Portanto, após a decisão de qual o tipo de ação mais se encaixa com o seu perfil de investidor e objetivos, o processo de investimento é o mesmo em ambos os tipos de ações.

Em resumo, escolha uma corretora e abra uma conta. Analise detidamente a empresa que você quer investir, vá até o home broker da corretora e invista.

Fontes: Guru, BTG Pactual, Empiricus, Suno, Serasa, Genial