Mercado fracionário: o que é, como funciona e vale a pena?

O mercado fracionário é o local onde são negociadas ações sem a necessidade de um lote mínimo. Ou seja, o investidor pode investir em apenas uma ação, se ele quiser. O oposto do mercado fracionário é o mercado integral, onde as ações são vendidas em lotes de 100 unidades.

12 de novembro de 2020 - por Jaíne Jehniffer


O mercado fracionário tem ganhado destaque entre os investidores que buscam maior flexibilidade e acessibilidade nas suas operações na bolsa de valores. Mas, afinal, o que exatamente é o mercado fracionário? Como ele funciona e, principalmente, vale a pena investir nele?

Neste texto, vamos explorar esses aspectos, ajudando você a entender como o mercado fracionário pode ser uma alternativa viável para quem deseja começar a investir com quantias menores. Continue lendo para descobrir mais sobre as vantagens e desvantagens desse segmento do mercado financeiro!

O que é mercado fracionário

O mercado fracionário é o local onde são negociadas ações sem a necessidade de um lote mínimo. Em outras palavras, o investidor pode investir em apenas uma ação, se ele quiser. O oposto do mercado fracionário é o mercado integral, onde as ações são vendidas em lotes de 100 unidades.

O mercado fracionário é o mais usado por investidores que querem começar a aplicar em ações.Isso porque, através desse mercado é possível investir com pouco dinheiro, já que não possui uma quantidade mínima de ações.

Além disso, o investidor consegue diversificar a sua carteira por pouco dinheiro ao investir em poucas ações, porém de empresas e setores diferentes.

Como funciona o mercado fracionário?

O mercado fracionário permite que investidores comprem ações em pequenas quantidades. Normalmente, um lote padrão tem 100 ações. Essa opção é boa para quem quer investir menos dinheiro ou diversificar a carteira.

  1. Tamanhos de Lote: No mercado fracionário, você pode comprar qualquer número de ações, até mesmo uma só.
  2. Negociação: As ações fracionárias são negociadas em um segmento específico da bolsa.
  3. Liquidez: O mercado fracionário pode ter menos movimentação. Assim, é mais difícil vender ações rapidamente.
  4. Custos: Algumas corretoras cobram taxas diferentes para esse tipo de operação. Fique atento às tarifas.
  5. Acesso: O mercado fracionário é uma boa opção para iniciantes que querem testar investimentos sem gastar muito.

Mercado fracionário x mercado integral

No mercado comum de ações, também chamado de mercado integral, as ações são comercializadas em centenas. Dessa forma, o valor mínimo para se investir é um lote com 100 ações.

Além disso, os valores são sempre em centenas, como: 100, 200, 300 e por aí vai. Isso significa que o investimento é alto, não sendo tão atrativo para o investidor iniciante.

Por outro lado, no mercado fracionário, o investidor é mais livre para decidir em quantas ações investir. Dessa maneira, ele pode investir entre 1 a 99 ações. Exatamente por isso, o mercado fracionário é usado, principalmente, por iniciantes.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem do mercado fracionário é que o investidor não é limitado à um lote de 100 ações. Desse modo, mesmo que tenha pouco dinheiro para investir, o investidor pode começar a construir seu patrimônio.

Outra vantagem é que é possível montar uma carteira de ações diversificada, com ativos de empresas e setores diferentes, sem um investimento inicial alto.

Por outro lado, podemos destacar como principal desvantagem a baixa liquidez. A liquidez é a facilidade com que o investidor consegue vender um ativo e fazer o resgate do seu dinheiro.

Sendo assim, como o mercado fracionário possui pouca liquidez, pode ser que o investidor de curto prazo encontre dificuldades em vender seus ativos. No entanto, a liquidez pode não ser uma desvantagem se o investidor planeja construir um patrimônio à longo prazo.

Como comprar ações no mercado fracionário?

Comprar ações no mercado fracionário é bem simples. Aqui estão os passos que você pode seguir:

  1. Escolha uma corretora: Primeiro, você precisa abrir uma conta em uma corretora que ofereça o mercado fracionário. Pesquise as opções disponíveis e escolha uma que tenha boas taxas e suporte.
  2. Deposite dinheiro: Após abrir sua conta, transfira o valor que você deseja investir. Verifique se a corretora tem uma opção fácil para isso.
  3. Pesquise as ações: Use a plataforma da corretora para pesquisar as ações que você deseja comprar. Você pode usar o código da ação para facilitar a busca.
  4. Escolha a quantidade: Decida quantas ações você quer comprar. No mercado fracionário, você pode escolher qualquer número, mesmo uma só.
  5. Faça a ordem de compra: Na plataforma da corretora, selecione a opção para comprar ações. Preencha a quantidade desejada e confirme a ordem.
  6. Acompanhe seu investimento: Após a compra, você pode acompanhar o desempenho das suas ações pela plataforma da corretora.

Como investir por meio do mercado fracionário

O processo de investir no mercado fracionário é o mesmo do mercado integral, com uma pequena diferença. Para adquirir as ações, é preciso acrescentar um F no final do código da ação. Por exemplo, a ação fracionária do Santander é SANB11F.

Outro detalhe que o investidor precisa se ater ao optar pela negociação de frações, é a taxa de corretagem. Isso porque, se por exemplo, você for investir em apenas uma ação de R$ 30,00, mas a taxa de corretagem cobrada pela sua corretora é de R$ 10,00 por ordem de compra, talvez não compense comprar apenas uma ação.

Lembrando que o mercado fracionário é uma opção de investimento de renda variável com uma parcela considerável de risco. Logo, é importante que você conheça seu perfil de investidor para saber quais riscos você está disposto a correr, além de estabelecer seus objetivos antes de investir.

Para investir em ações pelo mercado fracionário, o investidor deve abrir uma conta em uma corretora, fazer a transferência do dinheiro, pesquisar sobre as empresas que pretende investir e começar a operar no home broker da corretora.

Se você pretende começar a investir por meio do mercado fracionário, assista o vídeo de Raul Sena e aprenda algumas boas dicas para investidores iniciantes:

Enfim, agora que você sabe tudo sobre o mercado fracionário, aproveite para aprender sobre Dividendos, o que são? Principais tipos e como calcular o Dividend Yield

Fontes: Nelogica, Rico, Suno e Bussola do investidor

Assembleia de cotistas: o que é, como funciona e quem participa?

Agência de fomento: o que é, para que serve e como funcionam?

Black-Scholes: como funciona esse modelo de precificação?

Venda sobre oferta (VSO): o que é e como calcular?