Mercado de opções, o que é? Como funciona, tipos, vantagens e riscos

5 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 2 seg


No mercado de opções são negociados os direitos de compra ou venda de determinado ativo para uma data futura. Ou seja, as opções são apenas direitos de compra ou venda, não são obrigações e se um contrato não for cumprido, ele simplesmente perde a validade.

Para adquirir o direito de compra ou venda, é preciso pagar um prêmio. O valor do prêmio não corresponde ao preço do ativo. Ele funciona apenas como uma forma de pagamento pelo direito de compra ou venda do ativo por determinado valor em uma data futura. 

A negociação de contratos de opções possui três figuras: a B3, o titular e o lançador. A B3 serve para garantir que os contratos sejam respeitados. Já o titular é a pessoa que compra a opção e passa a ter direito de compra ou venda. Por fim, o lançador é a pessoa que vende o seu direito de compra ou venda. 

O que é mercado de opções?

As opções são contratos negociados no mercado financeiro. Na prática, um contrato de opção dá ao titular a alternativa de comprar ou vender um ativo por um valor especificado em uma data futura. O preço do contrato deriva do ativo que ele está atrelado.

Um contrato de opção é um tipo de derivado de algum ativo, que é chamado de ativo-objeto. Desse modo, os contratos podem ser derivados de vários tipos de ativos, como ações, moedas e juros. Sendo que, as opções mais negociadas na bolsa brasileira, são as opções de ações.

Invest News

As opções podem ser negociadas no mercado de balcão ou na bolsa de valores. As opções que são negociadas no mercado de balcão são não padronizadas. Logo, os compradores e vendedores definem todas as características dos contratos como valores, prazos e garantias.

Esses contratos são registrados na B3 para garantir que sejam cumpridos. Por outro lado, quando as opções são listadas nos pregões como o da B3, eles são padronizados. Dessa maneira, a B3 estipula as características dos contratos como prazos, valores e a margem de garantia.

Como as opções funcionam?

O mercado de opções funciona por meio da concessão do direito de comprar ou vender um ativo-objeto no vencimento, em troca do prêmio. O prêmio é um valor pago do titular para o lançador pelo direito de comprar ou vender o ativo-objeto da operação.

Em outras palavras, o prêmio é pago para a quem está vendendo, em troca do seu direito de comprar ou vender o ativo-objeto da opção. Já a data de vencimento de uma opção, é chamada de data de exercício ou strike, e é o último dia em que o titular tem o direito de comprar ou vender o ativo-objeto.

Mercado de opções, o que é? Como funciona, tipos, vantagens e riscos

Suno

Dessa forma, depois dessa data a opção perde a sua validade. Assim como as ações, os contratos de opções possuem códigos de negociação. Esse código é formado por cinco letras e dois números. As quatro primeiras letras servem como um indicador de qual é o ativo-objeto do contrato. 

Já a última letra serve para identificar se a opção é de compra ou de venda e o mês de vencimento. Desse modo, as letras A e L indicam que a opção é de compra. Sendo que, A representa o vencimento em janeiro, B em fevereiro e assim por diante.

Em contrapartida, de M a X são as opções de venda. Logo, M é vencimento em Janeiro e N em fevereiro e assim por diante. Por fim, os dois números no código representam o preço de exercício do contrato de opção.

Tipos

Nas operações com opções, quem compra a opção é chamado de titular. O titular é a pessoa que tem o direito de comprar ou vender o ativo-objeto que foi usado como derivado no contrato. Já o lançador é a pessoa que vende a opção e passa a ter a obrigação de comprar ou vender o ativo-objeto. Os contratos de opções podem ser negociados de dois tipos:

Mercado de opções, o que é? Como funciona, tipos, vantagens e riscos

Finanças inteligentes

1- Call: É uma opção onde o titular possui o direito de comprar o ativo-objeto na data de exercício. Ou seja, trata-se de um direito e não uma obrigação. Sendo assim, caso o direto não seja exercido, ele simplesmente perde a validade quando o contrato vence.

2- Put: É a opção de venda. Quem possui essa opção tem o direito de vender o ativo-objeto do contrato na data de vencimento. Assim como o call, o put também é um direito e não uma obrigação. Se a pessoa ceder o seu direito para outra pessoa ela recebe o prêmio.

Diferenças entre opções, opções binárias e mercado de ações

É importante não confundir as opções de ações, com as opções binárias. Isso porque, as opções binárias são um tipo de aposta não regulada no Brasil, onde as operações ocorrem diretamente entre vendedores e compradores através de uma corretora. Portanto, as opções binárias não ocorrem na bolsa de valores, como acontece com os contratos de opções.

Em resumo, nas opções binárias, as pessoas apostam na alta ou queda do preço de determinado ativo no curtíssimo prazo, como por exemplo uma ação, moeda ou índice. Se a pessoa acertar a direção que o ativo irá tomar, ela ganha. Se a pessoa errar a direção da variação, ele perde todo o dinheiro apostado.

Brasília empresas

A principal diferença entre o mercado de opções e o mercado de ações é o objeto da negociação. No mercado de ações, o investidor negocia ações, que são pequenas frações de uma empresa. Já no mercado de opções, negociam-se derivados de ativos. 

Outra diferença é o tempo. No mercado de ações o investidor pode permanecer com as ações por quantos anos ele desejar. Já no mercado de opções, existe uma data de vencimento e o direito de compra e venda dos ativos-objetos chega ao fim. Além disso, com as ações o investidor não precisa vender uma ação para ter ganhos, já que ele pode receber proventos

Vantagens e riscos

A vantagem dos contratos de opções é a possibilidade de proteger o valor de determinado ativo, contra as variações do mercado. Isso porque, como os contratos possuem um preço determinado, ele fixa um valor do ativo-objeto, o que dilui os impactos das oscilações do mercado. 

O mercado de opções possibilita que as pessoas operem com alavancagem. Em síntese, a alavancagem consiste em operar com muito mais dinheiro do que de fato possui. A alternativa de operar alavancado pode ser vantajosa em algumas situações, porém, ela é bastante arriscada.

Se conseguir aproveitar uma boa oportunidade alavancado, o investidor consegue potencializar exponencialmente os seus ganhos. No entanto, a alavancagem também funciona para potencializar as perdas, caso a operação não funcione como o esperado. O maior risco de operar com contratos de opções, mesmo sem estar alavancado, é o risco de prejuízo.

Conexão fintech

Como os contratos são apenas derivados de ativos, eles não possuem valor intrínseco. Isso significa que eles dependem do comportamento do ativo-objeto e por isso, são extremamente voláteis. É justamente por esse motivo, que geralmente as pessoas que operam com contratos de opções possuem um perfil de investidor agressivo. 

Existe ainda o risco de liquidez, que é a possibilidade do investidor não conseguir vender a opção quando necessário. Como a demanda por opções é baixa, o investidor corre o risco de não conseguir se desfazer de um contrato. Enfim, para aprender mais sobre esse tipo de risco leia Risco de liquidez, o que é? Como analisar, gerenciamento e outros riscos

Fontes: Infomoney, Investidor, Ativa investimentos e Investificar

Imagens: Empreender dinheiro, Suno, Bakertillybr, Conexão fintech, Brasília empresas, Invest News e Finanças inteligentes