COFECON, o que é? Origem, atuação e regulamentação dos economistas

11 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 31 seg


O COFECON é o órgão responsável pela regulamentação e supervisão dos economistas atuantes no Brasil. Dessa maneira, essa autarquia visa assegurar o exercício legal da profissão de economista. 

Em síntese, o órgão foi criado em 1951, no mesmo ano em que Getúlio Vargas instituiu a profissão de economista no país. Porém, somente mais de dez anos após à sua criação é que o COFECON se estabeleceu como o conhecemos hoje.

Já a profissão de economista se expandiu no Brasil e, atualmente, existem milhares de profissionais regularizados. Sendo assim, como área científica, a economia objetiva estudar como ocorre a circulação de bens e serviços na sociedade.

O que é COFECON

COFECON é a sigla de Conselho Federal de Economia. Este conselho é voltado para a regulamentação e supervisão das atividades desenvolvidas por economistas no país.

COFECON, o que é? Definição e regulamentação dos economistas

Exame

Em outras palavras, todas as profissões possuem um órgão regulador. O órgão que visa garantir o exercício legal e ético da profissão de economista, é o COFECON. Portanto, todos os economistas que atuam no Brasil são regulados e fiscalizados pelo Conselho Federal de Economia. 

Origem

O COFECON foi criado em 1951, através da Lei nº 1.411/51. Porém, ele só se estabeleceu com os contornos atuais por meio do decreto-lei nº200, de 1967. Foi através deste decreto que as autarquias foram criadas. 

Segundo o decreto, as autarquias são serviços autônomos com personalidade jurídica, criadas por lei através do patrimônio e receitas próprias. Elas têm por objetivo realizar atividades, geralmente, da área de administração pública. 

COFECON, o que é? Definição e regulamentação dos economistas

Fecap

Em resumo, o COFECON é uma autarquia que faz parte da administração pública. Entretanto, ela possui total autonomia em sua gestão financeira e processos administrativos. 

Atuação do COFECON

A atuação do COFECON é focada na regulamentação da profissão de economista. Sendo que essa profissão foi instituída em 1951, por Getúlio Vargas.

O economista é o responsável por estudar cientificamente a economia e procura entender como ocorre a circulação de bens e serviços na sociedade. 

COFECON, o que é? Definição e regulamentação dos economistas

Álvaro Matias

No entanto, o COFECON não é responsável pela atuação de todos os tipos de economistas. Na verdade, os economistas domésticos são regulados pelo Conselho Federal de Economistas Domésticos (CFED). 

Estrutura

Além de fiscalizar os mais de 230 mil economistas no Brasil, o COFECON objetiva ainda promover ações de conscientização, modernizar os canais de comunicação e marketing e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. 

Dessa forma, para atender a todos os economistas e contribuir com a sociedade, o COFECON é composto por 18 conselheiros federais e engloba os Conselhos Regionais de Economia (CORECONs).

Diário da manhã

Portanto, todas as unidades federativas brasileiras, mais o Distrito Federal, contam com um Conselho Regional de Economia.

Esses conselhos são responsáveis, por exemplo, por fiscalizar a profissão, impor penalidades e expedir carteiras profissionais, em suas respectivas jurisdições.

A profissão de economista

Uma curiosidade é que a lei assinada por Getúlio Vargas que criou a profissão de economista, foi assinada no dia 13 de agosto de 1951. Posteriormente, o dia 13 de agosto passou a ser considerado como o dia do economista. 

Assim como as demais áreas científicas, a economia é composta por diversas vertentes que podem ser agrupadas em duas grandes frentes:

Eseg

Microeconomia: A microeconomia é a mais próxima da administração de empresas. Isso porque, ela é voltada para a análise setorial da economia. Desse modo, ela busca compreender como é o desenvolvimento da dinâmica dos mercados. 

Macroeconomia: A área de estudos da macroeconomia está relacionada às políticas fiscais, tributárias, inflação, PIB, câmbio e crédito. 

Enfim, agora que você sabe o que é o COFECON e como funciona a sua atuação, aproveite também para aprender sobre Patrimônio Líquido – O que é, cálculos, subdivisões e índices relativos

Fontes: Mais retorno,  Suno e Educa mais Brasil

Imagens: Exame, Eseg, Faro, Álvaro matias, Fecap e Diário da manhã