Economia de escala: o que é, como funciona, benefícios

28 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 21 seg


A economia de escala funciona como uma maneira de otimizar a produção da empresa, ao mesmo tempo em que reduz o custo médio das operações. Desse modo, a ideia é que os níveis de produção sejam proporcionalmente maiores do que a elevação dos custos de operação.

Usar a economia de escala proporciona uma boa vantagem competitiva para a empresa, já que a produção pode crescer até um ponto onde os custos totais de operação são diluídos. Com isso, a empresa tem maior margem de manobra no mercado, pois tem uma margem de lucro maior.

O fato da empresa usar ou não a economia de escala também é levado em conta pelos investidores ao analisar uma empresa para investir. Nesse sentido, os investidores buscam por empresas que usam a economia de escala, pois com uma margem de lucros maior, ela pode crescer mais e, até mesmo, distribuir mais dividendos.

O que é economia de escala?

A economia de escala é a proporção inversa entre a diminuição do custo médio das operações da empresa e o aumento do nível de produção.

Ou seja, a ideia é que, quanto maior a quantidade de um bem produzido, menor seja o seu o custo fixo por unidade, já que esses custos estão distribuídos por um número maior de mercadorias. Além disso, ocorre a redução dos custos variáveis por unidade, por causa das eficiências operacionais e sinergias operacionais.

Como os custos diminuem conforme a produção aumenta, as grandes empresas têm uma vantagem competitiva em comparação com as pequenas empresas. Afinal, o seu nível de produção cresce até atingir um ponto em que os custos totais de operação são diluídos. 

Além disso, em alguns setores da economia, um único investimento proporciona um grande aumento na capacidade de produção, sem causar uma alta muito grande nos custos.

Um exemplo disto é a indústria de videogame, que precisa bancar os custos de criar um jogo, mas depois basta copiá-lo. Dessa forma, conforme forem vendendo as cópias, os custos com a produção vão sendo diluídos. 

Economia de escala interna X economia de escala externa

Para uma empresa ser considerada como economia de escala interna, ela precisa ter ganhos de escala independente do mercado e indústria que faz parte. Desse modo, o responsável por diminuir o custo médio é o aumento do nível produtivo. 

A economia interna pode acontecer, por exemplo, quando uma empresa que produz em larga escala tem profissionais especializados, o que resulta na maior eficiência do negócio. 

Outra situação que resulta em economia interna é quando as grandes empresas investem em tecnologia e aumentam o seu nível de produção, o que resulta na queda do preço médio a longo prazo. 

A economia de escala externa é o resultado de ações fora da empresa. Portanto, não são os esforços internos da companhia que geram a relação proporcionalmente inversa entre custos de operação e aumento da produção.

Normalmente, quanto maior for a empresa, mais influência ela tem no mercado e mais acentuada se torna a economia externa. Isso pode ser percebido, por exemplo, com a isenção de impostos para empresas por causa da sua influência econômica na indústria.

Já a economia real é o resultado do aumento do nível de produção da empresa, paralelo ao baixo crescimento dos consumo de insumos. Por fim, a economia pecuniária é derivada da redução dos preços dos insumos adquiridos pela empresa. Ou seja, ao pagar menos pelos insumos, a companhia apresenta uma redução nos custos de produção. 

Para que serve e como funciona a economia de escala?

A economia de escala serve como uma forma de aumentar a produção da empresa, ao mesmo tempo em que ocorre a redução dos custos. Ou seja, a economia de escala funciona como uma maneira de otimizar a produção da empresa, proporcionando maiores lucros.

Para aplicar a economia de escala em uma empresa, o primeiro passo é padronizar os processos produtivos. Com isso, é possível otimizar a produtividade e eficiência, reduzindo também o índice de erros.

Além de padronizar os processos, é essencial que a empresa conte com uma equipe capacitada para gerenciar os processos. Desse modo, o treinamento dos profissionais é essencial para conseguir colocar a economia de escala em prática na empresa.

Exemplos de economia de escala

Alguns exemplos de economia em escala são:

1- Indústria de softwares

Vamos pensar em uma empresa que desenvolve softwares, o maior custo envolvido na sua atuação é no desenvolvimento de sistemas, pois a produção de cópias e a distribuição contam com um custo baixo.

Portanto, nesse tipo de empresa, quanto mais produtividade ela tiver ao criar softwares, menor será o custo médio de produção e maior será a oferta dos seus produtos no mercado.

2- Empresa de logística

O segmento de transportes de mercadorias também usa a economia de escala, sendo que esse tipo de empresa tem custos altos no geral.

Enviar apenas uma pequena remessa de produtos em um caminhão não compensa. Contudo, quanto mais ela aproveitar o espaço e o posto de carga disponíveis, menores serão os custos por unidade de preço.

3- Companhias elétricas

Por fim, temos ainda como exemplos as companhias elétricas, que podem usar a economia de escala na geração de energia. Para isso, a empresa deve optar pelo uso de grandes geradores para diminuir o custo unitário de produção, pois essa é uma forma de otimizar a produção.

Benefícios da economia de escala

Na economia de escala, ocorre a baixa dos custos de operação e aumento da produção. Isso é muito vantajoso para a empresa, pois ela pode produzir mais por menos. Com isso, os lucros são mais altos e a empresa tem margem para reduzir os preços dos produtos, caso queira.

Além disso, o fato de uma empresa usar a economia de escala é sempre levada em conta quando a empresa está sendo analisada, o que pode impactar em processos de fusão ou aquisição. Portanto, o fato da gestão dar uma atenção especial para a economia de escala é essencial para o sucesso ao longo prazo da empresa.

Existe ainda o benefício de que a empresa tem uma grande vantagem competitiva, já que a produção pode crescer até um ponto onde os custos totais de operação são diluídos. Com isso, a empresa tem maior margem de manobra no mercado, pois tem uma margem de lucro maior.

Nesse sentido, a empresa pode reduzir os preços dos produtos para competir com as concorrentes. Isso é vantajoso também para os consumidores, que podem acessar os produtos com preços mais baixos.

Diferenças entre economia de escala e de escopo

A economia de escala considera, sobretudo, o custo médio por unidade e o volume produzido. Em contrapartida, a economia de escopo ocorre quando a redução no custo médio é o resultado da produção conjunta de mais de um produto ou serviço.

Desse modo, na economia de escopo, se a empresa produzir dois bens de forma conjunta, ela poderá ter um custo menor do que as empresas que produzem esses dois bens separadamente.

Para que haja a economia de escopo, é preciso de alguns fatores como, por exemplo, a existência de matérias-primas comuns entre esses dois ou mais produtos.

Enfim, a principal diferença entre os dois tipos de economia, é que a de escala analisa o custo médio por unidade, já a economia de escopo consegue reduzir os custos ao produzir mais de um produto de uma única vez.

O que é deseconomia de escala?

Na deseconomia de escala os resultados são o oposto da economia de escala. A empresa tem um aumento do custo de operação que não é acompanhado do aumento na produção. 

Um exemplo de deseconomia de escala é quando uma empresa aumenta o número de funcionários, objetivando aumentar a produção. Entretanto, diferente do esperado, a produção não aumenta muito. Portanto, a empresa aumentou seus custos de operação, mas não conseguiu o resultado esperado.

Fontes; Administradores; Onze; Suno;  Dicionário financeiro; Infoescola; e, por fim; Empreender dinheiro.