Economia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo


Normalmente, quando uma empresa aumenta o seu nível de produção, ela aumenta os seus custos. Porém, na economia de escala acontece o inverso: ocorre a baixa dos custos de operação e aumento da produção. 

Os fatores que proporcionam o cenário de economia de escala são usados para determinar o tipo de economia de escala presente na empresa. Por exemplo, quando ela é resultante dos esforços da empresa, ela é chamada de economia de escala interna. 

No entanto, existe também a deseconomia de escala. Sendo assim, o processo é o contrário da economia de escala, e os custos de operação aumentam mais do que a produção da empresa. 

O que é economia de escala

A economia de escala é a proporção inversa entre a diminuição do custo médio das operações da empresa e o aumento do nível de produção. Ou seja, para ser configurada como economia de escala, os níveis de produção devem ser proporcionalmente maiores do que a elevação nos custos de operação. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como os custos diminuem conforme a produção aumenta, as grandes empresas possuem uma vantagem competitiva em comparação com as pequenas empresas. Afinal, o seu nível de produção cresce até atingir um ponto em que os custos totais de operação são diluídos. 

Economia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo

Xerpa

Além disso, em alguns setores da economia, um único investimento proporciona um grande aumento na capacidade de produção, sem representar uma alta muito grande nos custos.

Um exemplo disto é a indústria do videogame, que precisa bancar os custos de criar um jogo, mas depois basta copiá-lo. Dessa maneira, conforme forem vendendo as cópias, os custos com a produção vão sendo diluídos. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tipos de economia de escala

De acordo com o motivo da relação entre a baixa dos custos de operação e aumento da produção, a economia de escala pode ser interna ou externa. Por outro lado, em relação aos tipos de economias realizadas, elas podem ser divididas entre economia de escala real ou pecuniária. 

1- Interna

Para uma empresa ser considerada como economia de escala interna, ela precisa ter ganhos de escala independente do mercado e indústria que faz parte. Desse modo, o responsável por diminuir o custo médio é o aumento do nível produtivo. 

Jornal empresas e negócios

A economia interna pode acontecer, por exemplo, quando uma empresa que produz em larga escala, possui profissionais especializados, o que resulta na maior eficiência do negócio. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra situação que resulta em economia interna, é quando as grandes empresas investem em tecnologia e aumentam o seu nível de produção, o que resulta na queda do preço médio à longo prazo. 

2- Economia de escala externa

A economia de escala externa é o resultado de ações fora da empresa. Portanto, não são os esforços internos da companhia que geram a relação proporcionalmente inversa entre custos de operação e aumento da produção.

Economia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo

Ipog

Normalmente, quanto maior for a empresa, mais influência ela possui no mercado e, consequentemente, mais acentuada se torna a economia externa. Isso pode ser percebido, por exemplo, com a isenção de impostos para empresas devido à sua influência econômica na indústria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3- Real

A economia real é o resultado do aumento do nível de produção da empresa, paralelo ao baixo crescimento dos consumo de insumos. 

4- Pecuniária

Por fim, a economia pecuniária é derivada da redução dos preços dos insumos adquiridos pela empresa. Ou seja, ao pagar menos pelos insumos, a companhia apresenta uma redução nos custos de produção. 

Economia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo

Infomoney

Deseconomia de escala

Na deseconomia de escala os resultados são o oposto da economia de escala. Sendo assim, a empresa possui um aumento do custo de operação que não é acompanhado do aumento na produção. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Economia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo

Sumus

Um exemplo de deseconomia de escala é quando uma empresa aumenta o número de funcionários, objetivando aumentar a produção. Entretanto, diferente do esperado, a produção não aumenta muito. Portanto, a empresa aumentou seus custos de operação, mas não conseguiu o resultado esperado.

Economia de escala X economia de escopo

A economia de escala considera principalmente o custo médio por unidade e o volume produzido. Em contrapartida, a economia de escopo ocorre quando a redução no custo médio é o resultado da produção conjunta de mais de um produto ou serviço.

Daexe

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ou seja, a principal diferença entre elas, é que a de escala analisa o custo médio por unidade, já a economia de escopo consegue reduzir os custos ao produzir mais de um produto de uma única vez.

Enfim, agora que você entende a relação entre o custo médio por unidade e o volume produzido, aproveite para entender o papel do Chairman, o que é? Definição, importância e diferenças entre CEO

Fontes: Administradores, Dicionário financeiro, Infoescola e Empreender dinheiro

Imagens: Xerpa, Folha vitória, Infomoney, Ipog, Jornal empresas e negócios, Sumus e Daexe

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Conte-nos a sua opinião...