Custo de produção, o que é? Como funciona, tipos e importância

O custo de produção é um indicador dos gastos relacionados ao processo produtivo de uma empresa. Dessa maneira, ele pode ser dividido entre custos indiretos, mão de obra direta e material direto.

4 de fevereiro de 2021 - por Jaíne Jehniffer


O cálculo do custo de produção de uma empresa é uma das ferramentas utilizadas na gestão eficiente de um negócio. Sendo que ele serve basicamente para demonstrar o quanto a companhia gasta para produzir os seus produtos. 

O custo de produção serve como base para a tomada de decisão referentes à precificação de produtos e estratégias para a maximização de retornos, já que indica o quanto a empresa está gastando na produção.

Como se refere apenas à parte produtiva da companhia, o cálculo de custo de produção envolve valores, como por exemplo, energia elétrica e matéria-prima. Os custos de produção podem ser calculados de maneira unitária ou total, de acordo com os objetivos da empresa. 

O que é custo de produção?

O custo de produção é um indicador dos gastos relacionados ao processo produtivo de uma empresa. Dessa maneira, ele pode ser dividido entre custos indiretos, mão de obra direta e material direto. 

Marcus marques

Os cálculos dos custos de produção são úteis nas tomadas de decisão de curto prazo e na análise da sustentabilidade de um negócio a longo prazo. Além disso, ele é usado nas escolhas entre as melhores alternativas de produção, com foco na maximização dos retornos. 

Como o custo de produção funciona?

Como o objetivo do cálculo do custo de produção é indicar apenas a eficiência da produção de uma empresa, ele considera apenas os custos referentes à produção, como por exemplo, a matéria-prima. 

Os custos fixos da empresa, como salário da equipe administrativa, não são considerados no cálculo, pois não estão ligados diretamente à produção da companhia. Em outras palavras, esses valores não aumentam conforme a produção da empresa cresce. 

Custo de produção, o que é? Pra que serve, importância e tipos de custos

Novo exemplo

Outra diferenciação é que o custo de produção não é a mesma coisa que o custo do produto vendido. Isso porque o custo de produção considera os gastos ocorridos dentro de determinado período na empresa.

Já o custo de produto vendido se refere à soma dos custos em vários períodos de produção, cujos produtos estão sendo vendidos apenas agora. 

O custo de produção é definido com base na seguinte fórmula: CP = MP + MOD + CIF. Sendo que CP é o custo de produção e MP é a matéria prima, incluindo os valores gastos com frete e impostos.

O MOD é a mão de obra direta, o que inclui os salários dos funcionários envolvidos na produção direta. CIF é o custo indireto de fabricação, ou seja, a manutenção, depreciação das máquinas e energia elétrica. 

Classificações

Existe uma diferenciação entre custos e despesas. As despesas são os valores utilizados para manter o funcionamento mínimo da empresa. Por outro lado, os custos são os valores que a empresa precisou aplicar na produção do produto. 

Custo de produção, o que é? Pra que serve, importância e tipos de custos

Fácil 123

Os custos podem ser divididos entre custos caixa e custos não-caixa. Os custos caixa são os recursos financeiros que saem da empresa, como por exemplo, o pagamento de fornecedores. Em contrapartida, os custos não-caixa não são uma saída financeira, um exemplo, é a depreciação do maquinário.

Os custos podem ser ainda priori, quando são estimados antes do processo produtivo, ou posteriori, quando são determinados depois de ocorridos.

Tipos de custos

Os custos podem ser de diversos tipos:

Custo variável: São todos os custos que mudam conforme a produção da empresa. Logo, se a produção aumentar, os custos sobem junto e vice-versa. Um exemplo de custo variável são as matérias-primas. 

Custo variável médio: Esse tipo de custo se refere ao custo variável para cada produto produzido. A determinação dos custos para produzir cada unidade é útil no momento de precificar o produto. 

Custos fixos: Os custos fixos são o oposto dos custos variáveis, já que independente da produção, eles continuam o mesmo. Por exemplo, o aluguel de um galpão logístico não se altera, caso a empresa decida aumentar ou diminuir a produção.

Custo de produção, o que é? Pra que serve, importância e tipos de custos

Energia arion

Custo fixo médio: É o valor fixo total dividido pela quantidade produzida. Serve para determinar o custo fixo gasto em cada unidade produzida. 

Custo de oportunidade: É o custo que a empresa tem ao decidir produzir uma coisa e não outra. Ou seja, o custo de oportunidade é o valor que a empresa está perdendo ao abrir mão de uma escolha em prol de outra.  

Custo total: É a soma de todos os custos que a empresa teve, tanto os variáveis, quanto os fixos. 

Custo total médio: É determinado através da divisão do custo total pela quantidade de produtos produzida. Este dado é usado na precificação de produtos. 

Custo marginal: É usado para determinar qual seria o custo para a produção de uma unidade a mais do que a produção atual. 

Importância

O cálculo do custo de produção é importante para que o gestor consiga avaliar a eficiência da produção da empresa. Desse modo, é possível perceber se os custos estão muito altos e procurar formas de realizar melhorias para aumentar os retornos financeiros do negócio. 

Haberturk

Ele é importante também para que o gestor analise a lucratividade das suas vendas e possa prever os ganhos ou perdas futuras. Se o gestor for capaz de usar este indicador para tomar medidas de redução dos custos, ele pode conseguir maior margem de lucro. 

Em resumo, ele é um indicador muito importante para que o gestor possa embasar suas decisões estratégicas, melhorar o processo de produção e aumentar a lucratividade da empresa. Outra ferramenta que pode ser usada pelos gestores, é a Economia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo

Fontes: Suno, Contabilivre e Qs consultoria

Imagens: Energia arion, Novo exemplo, Fácil 123, Marcus marques, Takvim e Haberturk

8 dicas do que fazer com a restituição do IR

Como comprar euro mais barato

As dívidas mais comuns entre os brasileiros e como evitá-las

Programa de fidelidade: o que é, como funciona e exemplos