Lean startup: o que é, quais são os pilares, como aplicar?

12 de abril de 2024, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 4 min, 50 seg


O lean startup é um método centrado no cliente para o desenvolvimento de produtos que enfatiza a experimentação rápida, os lançamentos de produtos iterativos e a aprendizagem validada. Ele é inspirado na produção enxuta e busca eliminar práticas de desperdício e aumentar as que produzem valor nas primeiras etapas do desenvolvimento do produto.

O lean startup não se aplica apenas a startups, mas também a empresas estabelecidas. Quer saber mais? Continue a leitura.

O que é lean startup?

Lean startup (ou startup enxuta) é um método de criação e gerenciamento de startups. Esse método ensina como criar produtos desejados pelos clientes, criando ciclos de aprendizado rápidos para que mudanças no direcionamento das estratégias da empresa ocorram visando um crescimento acelerado.

Muitas startups começam com uma ideia de produto que acreditam que as pessoas desejam. No entanto, muitas vezes, elas gastam vários meses ou até anos aperfeiçoando esse produto sem nunca mostrá-lo, nem mesmo em sua forma mais rudimentar, para potenciais clientes.

Quando essas startups falham em conseguir clientes pagantes, geralmente é porque nunca conversaram com clientes potenciais para entender se o produto é realmente de interesse deles.

Portanto, o lean startup busca eliminar incertezas, permitindo que empresas testem hipóteses continuamente e tomem decisões com base nos aprendizados gerados por esses testes. Não se trata apenas de gastar menos dinheiro, mas sim de estabelecer um processo estruturado para desenvolver novos produtos em um ambiente de grande incerteza.

Quais são os princípios da lean startup?

A lean startup é uma metodologia de gestão que visa ajudar as empresas a desenvolver produtos e serviços de forma mais eficiente, minimizando o desperdício de recursos. Aqui estão os princípios fundamentais:

1) Empreendedores estão em toda parte

  • A metodologia se aplica a empresas de todos os tamanhos e setores.
  • O foco está na criação de um ambiente de experimentação constante.

2) Empreendedorismo é uma gestão

  • Toda startup é uma instituição, não apenas o produto que cria.
  • A gestão deve ser adaptada ao contexto de extrema incerteza.

3) Aprendizado validado

  • Testar hipóteses e validar ideias antes de investir grandes quantidades de tempo e dinheiro.
  • Coletar dados e feedback dos clientes para embasar decisões.

4) Construir-Medir-Aprender

  • Desenvolver uma versão inicial do produto (MVP).
  • Coletar dados e medir o desempenho.
  • Aprender com os resultados para melhorar o produto e o modelo de negócios.

5) Contabilidade para inovação

  • Eliminar o que é desnecessário ou não agrega valor.
  • Focar em soluções eficientes que atendam às necessidades do mercado.

Resumindo, a iniciativa busca eliminar incertezas, promover aprendizado contínuo e criar produtos desejados pelos clientes de maneira eficiente e sustentável.

Passo a passo de como aplicar o lean startup

É uma metodologia ágil que visa criar e gerenciar startups de forma eficiente, minimizando o desperdício de recursos. Aqui está um passo a passo para aplicar a metodologia:

1) Defina o Problema e a Solução

  • Comece identificando um problema real que os clientes enfrentam.
  • Crie uma solução mínima viável (MVP) que aborde esse problema de forma simples.

2) Teste o MVP

  • Coloque o MVP no mercado e colete feedback dos usuários.
  • Use métricas para medir o desempenho e a aceitação do produto.

3) Itere (repita) e Aprenda

  • Com base nos resultados, faça ajustes no MVP.
  • Continue testando e aprendendo com os dados coletados.

4) Pivote ou Persista

  • Se o MVP não atender às expectativas, esteja disposto a pivotar (mudar de direção) e ajustar sua abordagem.
  • Se o feedback for positivo, continue aprimorando o produto e persista na direção atual.

Lembre-se de que o Lean Startup é sobre experimentação contínua e aprendizado rápido. Mantenha-se flexível e adaptável para alcançar o sucesso com sua startup.

História da metodologia lean

A metodologia lean startup é um enfoque de gestão centrado na eficiência, criado por Eric Ries em 2011 nos Estados Unidos. Ries desenvolveu essa metodologia com base em sua experiência como empreendedor, onde criou várias empresas, algumas das quais falharam.

Visa fornecer um conjunto de práticas boas para a gestão de organizações com altos níveis de incerteza, como startups, priorizando a eficiência no alcance de objetivos e na validação de hipóteses ou novos produtos de forma ágil e eficiente.

A técnica é baseada em três princípios fundamentais: construir, medir e aprender. Essa abordagem destaca a importância de criar um produto mínimo viável (MVP) para testar hipóteses e obter feedback de clientes. O MVP é uma versão simplificada do produto ou serviço que permite aos empreendedores validar rapidamente e eficientemente suas ideias, minimizando desperdício e maximizando o aprendizado.

A metodologia lean startup não se limita a startups tecnológicas. Ela pode ser aplicada a qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor, que deseje melhorar sua eficiência e eficácia no desenvolvimento e entrega de produtos ou serviços. A chave é se concentrar no valor proposto para o cliente, usar recursos com sabedoria e aprender e se adaptar continuamente às condições do mercado em mudança.

Em resumo, a metodologia é um enfoque de gestão que prioriza a eficiência, agilidade e orientação ao cliente. Por meio da construção, medição e aprendizado, os empreendedores podem desenvolver e entregar produtos ou serviços que atendam às necessidades dos clientes e criem valor para suas organizações.

Fontes: Infomoney, Ipog, Pos Digital, Solides