Spin-off: o que é, como funciona e como criar uma

5 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 27 seg


O termo spin-off é bastante utilizado no mundo cinematográfico quando um personagem secundário se destaca e ganha um filme somente para contar a sua história. Essa mesma ideia foi aplicada em empresas na década de 1960.

Sendo assim, as spin-off são aquelas empresas que surgem por meio de uma organização já estabelecida no mercado. Ou seja, uma empresa desenvolve determinado projeto que acaba virando uma empresa.

Ao criar uma spin-off, é possível usar o conhecimento e estrutura da empresa-mãe para inovar e expandir a nova companhia. Sendo que, como as spin-off são mais flexíveis e normalmente possuem um modelo escalável, elas contam com a possibilidade de grande crescimento futuro.

O que é spin-off?

O termo spin-off se refere a um tipo de empresa derivada de outra organização empresarial ou acadêmica. As empresas spin-offs são comandadas por uma empresa-mãe que possui a maior parte das suas quotas desde a criação e que mantém o controle financeiro e administrativo das operações.

Normalmente uma empresa spin-off é fundada por causa de uma demanda das empresas, como, por exemplo, investir em um tipo específico de tecnologia ou entrar em um novo mercado. De maneira geral, este tipo de negócio é menos oneroso do ponto de vista econômico, da cultura organizacional e da autonomia gerencial.

Desse modo, a fundação de uma spin-off é considerada uma boa alternativa de diversificação. Assim como ocorre com as startups, o modelo de negócio de spin-off geralmente privilegia pontos importantes como escalabilidade e repetibilidade, o que contribui para a geração de oportunidades de crescimento e de rendimentos atraentes.

Spin-off: o que é, como funciona e como criar uma

Levante ideias

Hoje em dia vários países estão focados em incentivar a criação de spin-offs, sobretudo as spin-off de origem acadêmica como uma forma de contribuir com o desenvolvimento tecnológico do local. Alguns exemplos de spin-offs são: Post-it, BB Seguridade, Playstation e Xbox.

Vale destacar que uma spin-off não é a mesma coisa que uma franquia de um negócio principal. Isso porque as franquias são uma modalidade de negócio onde ocorre a venda e distribuição de uma marca.

Ou seja, tudo gira em torno de uma mesma empresa. Em contrapartida, o spin-off é o lançamento de um produto ou negócio que foi criado pela empresa-mãe e que se destaca em um mercado específico que não é o mesmo da empresa-mãe.

Tipos de spin-offs

As spin-offs podem ser de dois tipos, de acordo com a sua origem:

1- Corporativa: A spin-off corporativa é aquela empresa criada por meio de uma outra organização, conhecida como empresa-mãe. Neste tipo de spin-off, a empresa-mãe se encarrega de fundar a companhia e compartilhar a mesma estrutura de processos já utilizados por ela.

Inclusive, de maneira geral as atividades iniciais da spin-off são realizadas dentro da empresa-mãe, como um dos seus projetos, e quando ela é oficializada, a cisão entre as duas é realizada.

Spin-off: o que é, como funciona e como criar uma

Ideal marketing

Por exemplo, a empresa Smiles é uma spin-off corporativa brasileira que nasceu como um programa de fidelidade da antiga Varig e em 2013 foi remodelada para oferecer um serviço para um público mais amplo, se encarregando do relacionamento com o cliente e da gestão de milhas, pontos e afins.

2- Acadêmica: A spin-off acadêmica é criada de uma maneira bem parecida com a spin-off corporativa. A diferença é que a spin-off acadêmica geralmente surge através das pesquisas realizadas nos laboratórios das universidades.

Logo, a sua fundação é resultado da necessidade de comercializar produtos desenvolvidos em pesquisas. Com a intenção de incentivar o desenvolvimento de spin-offs acadêmicos brasileiros, foi criada em 2004 a Lei da Inovação Tecnológica nº 10.973.

Spin-off versus startup

Apesar de por vezes serem confundidas, as spin-offs e startups não são iguais. Uma spin-off é uma empresa que surgiu por meio de um produto ou serviço de uma empresa já existente.

Por outro lado, uma startup é um modelo de negócio escalável e repetível, normalmente envolvida com tecnologia. Geralmente elas nascem por meio de empreendedores independentes que quando conseguem sucesso com suas ideias, obtêm o aporte de grandes organizações.

Spin-off: o que é, como funciona e como criar uma

Grupo zap

Portanto, os spin-offs e startups nascem de ideias inovadores, a diferença é que ambas são criadas em situações e lugares diferentes. Entretanto, pode acontecer de uma spin-off nascer de uma startup, o que pode resultar em ganhos exponenciais.

Benefícios

Os benefícios de criar uma spin-off são:

1- Desenvolvimento de mão-de-obra interna: Normalmente as spin-offs são gerenciadas pelos funcionários competentes da empresa. Nesse sentido, essas pessoas recebem a chance de crescerem na empresa e assumir cargos maiores na organização.

2- Estrutura flexível: As spin-offs possuem uma estrutura interna mais dinâmica e flexível do que as empresas comuns. Inclusive, é por este motivo que elas são bastante confundidas com as startups.

3- Chances de crescimento futuro: Como as spin-offs possuem um modelo de negócio mais escalável, elas possuem o potencial de grande crescimento futuro. Sendo que, essas empresas podem obter um grande faturamento e alcance sem aumentar os gastos proporcionalmente.

Leiagora

4- Foco e competitividade: Outra vantagem de criar uma spin-off é que a empresa-mãe e a spin-off podem se separar e cada uma focar em suas próprias atividades e em alavancar o negócio.

Além disso, o spin-off está focado em nichos de mercado que o negócio principal não conseguia atender. Dessa maneira, ao criar uma spin-off a empresa amplia sua atuação e conquista novos públicos, o que resulta no aumento da competitividade.

5- Experiência e independência: Por fim, existe a vantagem de que o spin-off traz a bagagem de experiências e conhecimento de mercado da empresa-mãe, o que fortalece o negócio. Apesar disso, a spin-off não precisa estar diretamente ligada à empresa-mãe, ela possui independência para inovar e crescer.

Portanto, com esses três benefícios às empresas-mãe possuem bons motivos para desenvolverem projetos que não conversem demais com os próprios produtos da organização. Desse modo, uma boa alternativa de lucro e diversificação é desenvolvida, sem que a estrutura já estabelecida e bem-sucedida da empresa seja ameaçada.

Como criar uma spin-off?

O passo a passo para criar uma spin-off é:

1- Escolher um produto ou serviço: As empresas derivadas possuem independência do negócio principal, logo, elas podem inovar e atuar em nichos de mercados que não eram abrangidos pela empresa mãe. Ao escolher o produto ou serviço, reflita sobre o problema ou desejo do público que a empresa irá atender.

2- Análise de mercado: Analise o mercado que você pretende entrar e busque conhecer o seu cliente. Essa etapa é importante para que você consiga desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP). 

Spin-off: o que é, como funciona e como criar uma

Anchieta

3- Gerenciamento do projeto: Se dedique a fazer um bom gerenciamento de projeto. Sendo assim, estabeleça objetivos, metas, determine qual o investimento necessário, crie um cronograma viável e pense em estratégias de marketing e vendas. Defina também o modelo de negócios, público-alvo e preços.

4- Boa equipe: Além de um bom gerenciamento, o desenvolvimento de uma spin-off depende de uma boa equipe. Nessa etapa a spin-off sai na vantagem, já que ela pode usar pessoas experientes e qualificadas da empresa-mãe.

Pontos importantes

Ao criar uma spin-off é preciso se ater a alguns detalhes importantes. Primeiramente, a fundação de uma empresa derivada geralmente ocorre através de um projeto que está sendo desenvolvido pela empresa-mãe e que acaba se oficializando como empresa e ocorre uma cisão entre as duas.

Dessa forma, se sua empresa está desenvolvendo um projeto ou produto é preciso verificar se ele não vai atrapalhar os demais produtos da empresa-mãe. Além disso, é preciso analisar se ele não vai precisar de muitos colaboradores e desfalcar outros times da organização.

Revistapegn

É preciso considerar também que às vezes o produto destaque não tem espaço para desenvolver todo o seu potencial na empresa-mãe. Neste caso, você pode estar perdendo a chance de um negócio promissor e a criação de uma spin-off desse produto destaque pode ser uma boa solução.

E aí, gostou de aprender o que é spin-off? Então aproveite para aprender sobre alguns outros termos que podem te ajudar na administração do seu negócio, como, por exemplo, opex, capax, balanço patrimonial, patrimônio líquido, economia de escalaO que é DRE? Como funciona, para que serve e como fazer

Fontes: Mais retorno, Voitto e Ideianoar

Imagens: Levante ideias, Anchieta, Revistapegn, Ideal marketing, Grupo zap, Leiagora e Topcard