Mercado Coin: conheça a criptomoeda do Mercado Livre

25 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 0 seg


Mercado Coin é a criptomoeda do Mercado Livre, criada em 2022. Ela funciona como uma forma de fidelizar os clientes e democratizar a forma de pagar e receber por suas compras.

O que é a Mercado Coin

Mercado Coin é o nome da criptomoeda do Mercado Livre, que tem como objetivo fidelizar os clientes e democratizar a forma de pagar e receber por suas compras. Dessa forma, a cripto visa melhorar a experiência no processo de compra e venda dentro do site da companhia. Além disso, existe a chance de ganhar recompensas e ter acesso a ofertas exclusivas.

Na prática, a ideia é fornecer a cripto como uma “recompensa” pelo consumo do cliente, sendo que não existe uma quantia estabelecida de criptos que serão concedidas por compra. Desse modo, a determinação da quantidade será de acordo com a gestão comercial da plataforma. Em datas especiais, como Dia das mães, por exemplo, os clientes podem obter mais Mercado Coins em cada compra.

Um detalhe importante é que a moeda não expira, e você não precisa ter uma conta no Mercado Pago para usá-la. Contudo, você precisa ter, sim, uma conta no Mercado Pago caso queira vender as criptos ao invés de apenas usar no Mercado Livre.

Você pode adquirir essa cripto de duas formas:

  • ao comprar um produto que tenha a logo da Coin
  • ou comprando na seção de Criptomoeda dentro do aplicativo do próprio site da empresa.

Como funciona a Mercado Coin?

Como a Mercado Coin é uma criptomoeda, ela funciona como uma moeda digital, útil nas transações dentro do Mercado Livre, além de poder ser usada, também, no Mercado Pago. Em síntese, o Mercado Coin funciona como uma moeda interna do Mercado Livre, que é oferecida como cashback em alguns tipos de compras, podendo ser usada como desconto nas próximas compras ou convertida em dinheiro.

Sendo assim, na compra dos produtos sinalizados, você recebe a cripto como cashback. Logo, você poderá fazer compras no Mercado Livre e receber parte do dinheiro de volta, só que ao invés de receber em reais, recebe em Mercado Coins.

Além de tudo isso,  você pode acumular essas criptos e usá-las para novas comprar no futuro. Ademais, é possível converter as criptos em real por meio do Mercado Pago. Mas é importante ressaltar que o dinheiro fica retido no Mercado Pago e não pode ser enviado para outras instituições, essa é uma das restrições da criptomoeda.

Como adquirir a Mercado Coin?

Algumas compras no Mercado Livre oferecem a Mercado Coin como recompensa, mas não são todos os produtos que geram essa recompensa.

Para saber qual produto oferece a cripto, basta você observar se o anúncio está identificado com a logo da cripto, que fica logo abaixo do preço.

Mas fique esperto! Caso você tenha uma conta jurídica no Mercado Livre,  não vai conseguir ver o logo da cripto e também não poderá recebê-las como cashback, porque essa possibilidade é apenas para clientes com conta do tipo pessoa física.

Outra forma de adquirir a Mercado Coin é comprando criptos no próprio aplicativo do Mercado Pago. Além disso, você pode vender e guardar suas criptomoedas no aplicativo.

Enfim, para acessar o Mercado Pago, basta seguir o passo a passo que preparamos pata te auxiliar nessa tarefa:

  • Baixe o aplicativo do Mercado Pago;
  • Clique na seção de Criptomoedas;
  • Selecione Mercado Coin;
  • Informe a quantidade e clique em Comprar.

Quais são os benefícios da Mercado Coin?

Listamos abaixo alguns dos benefícios que a Mercado Coin oferece.

  • Praticidade para compras;
  • Valorização crescente;
  • Várias possibilidades de movimentação;
  • Uso da tecnologia blockchain.

Além desses, vale ressaltar que essa cripto proporciona bastante praticidade na hora de comprar nos aplicativos do Mercado Livre, além, é claro, do cashback.

Enfim, ainda há uma gama de possibilidades de movimentação, como converter sua Coin em reais e usá-la para novas compras no site.

E as desvantagens e restrições?

Assim como as demais criptos, o preço varia segundo a lei da oferta e demandaDe forma mais clara, isso significa que ela se valoriza ou desvaloriza de acordo com a demanda ou a falta de interesse dos investidores por ela.

Existe, portanto, o risco de você investir no ativo e ele acabar se desvalorizando, mas o contrário também pode ocorrer, e as moedas se valorizarem.

Outra desvantagem, até o momento, é a impossibilidade de transferir a sua criptomoeda para outras carteiras externas, mesmo que ela trabalhe com uma exchange registrada.

Logo, a companhia pode liberar essa facilidade apenas nos anos seguintes, depois que a etapa de testes desse ativo finalizar, visto que está em fase de monitoramento.

A Mercado Coin é segura?

A Mercado Coin é sim uma cripto segura, visto que ela foi desenvolvida com base no protocolo ERC-20, que é o protocolo padrão do blockchain Ethereum. Dessa forma, o protocolo garante a proteção das transações.

Ademais, a Ripio, uma plataforma com larga experiência no setor que atende às normas vigentes, protege as suas criptos.

Além disso, o protocolo segue um padrão que monitora todas as transações feitas com a cripto, com a intenção de impedir tentativas de fraudes e afins.

Já no aplicativo, a cada movimentação, solicita-se sua senha, biometria por impressão digital ou reconhecimento facial. Por último, você pode configurar o aplicativo para ter uma verificação adicional de segurança ao iniciar a sessão para recuperar sua conta em caso de problemas.

E aí, gostou de aprender sobre mais essa criptomoeda? Então, aproveite e leia também esta outra matéria sobre como encontrar uma carteira de Bitcoin antiga. Nos vemos lá!

Fontes: Mercado pago, Fdr, I-dinheiro e Mobills.