Como encontrar uma carteira de Bitcoin antiga


Se você perdeu criptomoedas, provavelmente está desesperado para encontrar sua carteira de Bitcoin antiga, certo?

No texto de hoje vou te contar algumas possíveis formas de conseguir o acesso à sua carteira. Mas já vou avisando que pode ser que você não consiga mais.

Encontrar carteira de criptomoedas pedida

Em síntese, uma carteira de criptomoedas é onde uma pessoa guarda suas criptos de forma segura.

Basicamente, ela armazena os endereços e senhas que são longas sequências de números e letras, que possibilita a movimentação das criptos. Sendo que um endereço digital é composto por 2 chaves:

  1. Chave privada. É a sua senha de acesso ao endereço. Essa chave não deve ser compartilhada jamais, já que ela permite a movimentação das suas criptos.
  2. Chave pública. É o código que você deve informar para que outras pessoas possam depositar criptos na sua conta.

Como a chave privada é usada para movimentar os Bitcoins na carteira, perder essa chave é um verdadeiro problema. Isso porque, sem ela, você pode ficar sem os seus Bitcoins.

Uma curiosidade é que, de acordo com os dados da empresa Glassnode, cerca de 7 milhões de Bitcoins estão perdidos. Isso representa cerca de 34% das moedas já criadas.

Sendo que são consideradas perdidas as carteiras que não contam com transação de Bitcoin há mais de 6 anos.

Para descobrir se você tem Bitcoins perdidos, tente se lembrar se você comprou ou minerou Bitcoins no passado. Você pode ainda verificar o seu cadastro em sites que remuneram pequenas tarefas em criptomoedas.

Você pode ainda usar a seed para saber se você tem Bitcoins. Em resumo, a seed é um tipo de “chave-mestra” que você recebe quando cria uma carteira virtual.

Geralmente, ela é formada por 12 ou 24 palavras em inglês. É por meio da seed que as chaves privadas de cada endereço são geradas.

Sendo assim, a maioria dos softwares e aplicativos de carteira pedem que você anote a seed em um local seguro durante a configuração inicial.

Como recuperar o Bitcoin perdido?

Se você perdeu a sua carteira do Bitcoin, algumas dicas para recuperar são:

1- Reflita

A primeira dica para recuperar o Bitcoin perdido é refletir sobre as informações relacionadas a ele. Por exemplo, qual o tipo de carteira você usava e qual o endereço de e-mail usado e outros dados relacionados a sua conta de BTC.

Com esses dados em mãos, faça uma lista de possíveis senhas e códigos PIN que você acredita que possam ser a senha. Sendo que a forma de recuperar seus Bitcoins vai depender do tipo de carteira que você tem, por exemplo:

1- Carteiras Web

Para acessar uma carteira web de Bitcoin, você precisa ter acesso à internet. Desse modo, uma dica é verificar o histórico do seu navegador em busca de possíveis vestígios do site do fornecedor da carteira.

2- Carteiras de hardware

Essas carteiras são dispositivos físicos. Sendo assim, se você tiver pedido a sua carteira, procure em todos os ambientes da sua casa. Você pode ter guardado tão bem a carteira que acabou se esquecendo de onde colocou.

2- Carteiras móveis

Se você por acidente desinstalou a carteira do seu celular, você pode pesquisar o aplicativo na App Store ou no Google Play e baixar de novo.

4- Carteiras impressas

Esse tipo de carteira é o mais difícil de encontrar. Afinal de contas, você pode ter anotado as suas chaves privadas em um caderno ou jogado fora a carteira impressa em um livro ou pasta.

Portanto, é preciso procurar em todos os locais possíveis, mas ainda assim, pode ser que você não encontre.

4- Carteiras de desktop

Por fim, se você perdeu uma carteira de Bitcoin de desktop, faça uma varredura em todas as pastas do seu computador. Procure em todos os locais, até nas pastas que você visita raramente.

2- Ferramentas de recuperação

Se você perdeu o acesso da carteira de BTC por causa de uma falha de hardware ou software, talvez você ainda consiga recuperar o acesso.

Por exemplo, você pode ter pedido os seus dados depois que o seu computador parou de funcionar de repente. Neste caso, você pode procurar por ferramentas de recuperação de dados corrompidos, softwares e hardwares defeituosos.

3- Procure ajuda

Essa é uma dica que você deve usar com ressalvas. Isso porque você não deve pedir esse tipo de ajuda para qualquer pessoa. É preciso que a pessoa seja totalmente confiável.

Encontrei minha carteira de criptomoedas antiga, e agora?

Se você conseguir encontrar a sua carteira perdida, faça várias cópias de backup. Consulte se você tem Bitcoins na carteira e faça o resgate.

Depois disso, você pode escolher algum outro tipo de carteira que seja segura e que você não vai perder o acesso de novo.

Com a nova carteira, tenha a certeza de saber a senha de cabeça ou anotar em um local seguro. Assim você evita preocupações futuras.

Medidas desesperadas para encontrar a carteira de criptomoedas

Com o preço do Bitcoin nas alturas, não é de se estranhar que algumas pessoas que perderam o acesso às suas carteiras, tenham tomado medidas desesperadas. Alguns exemplos disso foram:

1- Hipnose

Nos primeiros anos do Bitcoin, muitas pessoas esqueciam a senha de acesso. Dessa forma, muitas delas recorreram à hipnose para tentar se lembrar.

Inclusive, James Miller, um hipnotizador norte-americano divulgou os seus serviços em prol dos investidores de Bitcoin que tivessem esquecido a senha. Sendo que o serviço custava 1 BTC.

2- Aterro sanitário

O profissional de TI britânico James Howell jogou por engano o seu disco rígido no lixo, em 2013. Com este pequeno engano, ele simplesmente jogou 7.500 BTC no lixo!

Hoje em dia, isso seria equivalente a mais de US$ 200 milhões. Imagina o desespero que ele ficou! Como Howell não queria perder todo esse dinheiro, ele queria procurar o disco rígido no aterro sanitário.

No entanto, a câmara municipal não deixou ele fazer isso, já que o aterro sanitário não é aberto ao público. Sendo que invadir o aterro é considerado crime. Portanto, no fim das contas, ele perdeu milhões.

3- Contratar um hacker

Em 2017 Wired Mark Frauenfelder contratou um adolescente de 15 anos para invadir o seu cofre de Bitcoin. Isso porque ele perdeu o papel onde tinha anotado a senha.

Desse modo, o adolescente recebeu US$ 3.700 em BTC depois de fazer o envio de um vídeo para que Frauenfelder pudesse invadir o próprio computador e descobrir a senha.

De fato, Frauenfelder seguiu as instruções e conseguiu a senha da sua carteira.

Enfim, no texto acima você conferiu dicas de encontrar carteira de criptomoedas perdidas (via Paxfullmercado Bitcoin).

Aproveite para aprender como escolher uma carteira para ADA Cardano e como é a segurança de uma paper wallet.

Conte-nos a sua opinião...