Como encontrar uma carteira de Bitcoin antiga

20 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 9 min, 12 seg


Carteira de Bitcoin é algo que ninguém deveria perder, mas caso você perdeu a sua, saiba que é possível encontrar uma carteira de criptomoedas antiga e recuperar as criptos contidas nela.

Você sabia que muitas pessoas têm carteiras de criptomoedas antigas, porém não sabem como encontrar e recuperá-las? Se você é uma dessas pessoas, não se desespere.

Neste texto, iremos, portanto, te ajudar, dando várias dicas para encontrar e reaver suas tão desejadas criptomoedas.

Se você encontrar a sua, fica nos devendo um café por essa força!

Animou, né? Então vamos lá!

Como encontrar uma carteira de criptomoedas perdida?

Uma carteira de criptomoedas – também conhecida como wallet – é onde o investidor guarda suas criptos e ativos digitais de forma segura. Sobretudo, ela armazena os endereços e senhas – as chamadas seeds – aquelas famosas 12 ou 24 palavras que geram as chaves.

Lembre-se que um endereço digital é composto por 2 chaves: chave privada e chave pública.

De início, você precisa saber que a chave privada é a sua senha de acesso ao endereço. Ela não deve ser compartilhada, em hipótese alguma, com outras pessoas, já que ela permite a movimentação das suas criptos.

Por outro lado, a chave pública é o endereço da carteira, é o código que você deve informar para que outras pessoas possam depositar criptos na sua conta. Fácil, né?

Portanto, como a chave privada é usada para movimentar os valiosos Bitcoins na carteira, perder essa chave pode te trazer uma baita dor de cabeça, porque, sem ela, você pode ficar sem os seus valiosos Bitcoins.

Agora, sabendo que você está inquieto para encontrar a sua carteira antiga, vamos listar algumas dicas valiosíssimas para encontrar a sua:

1- Verifique seus dispositivos eletrônicos

O primeiro passo que você deve tomar para encontrar sua carteira perdida é verificar se você salvou as senhas ou códigos de recuperação da carteira. Para isso, faça uma busca atenta no bloco de notas ou em outro lugar do seu smartphone, computador, tablet e servidor na nuvem.

2- Confira as senhas de acesso salvas

Navegadores mais comuns como Chrome e Safari costumam salvar algumas senhas. Dessa forma, conferir as senhas salvas nos navegadores é uma etapa importante. Por exemplo, para acessar as senhas salvas no Google Chrome basta você acessar: //settings/passwords.

Além disso, cheque sites e empresas de criptos que você usou no passado para certificar se você não está logado neles.

3- Busque por anotações e dispositivos físicos

Para encontrar a sua carteira de Bitcoin, é imprescindível que você confira em sua agenda ou em bloco de anotações se há anotado sua senha. Ela pode até mesmo estar em um pedaço de papel guardado em um local seguro na sua casa.

Dê uma olhada, também, em um pen drive ou HD externo que está escondido pela sua casa ou escritório.

4- Verifique sites e serviços de cashback e promoções

Por fim, antes de se descabelar totalmente, confira se você não tem Bitcoins perdidos em sites de cashback ou promoções. Essa dica é importante, porque lá por volta de 2015, o Bitcoin custava bem pouco, então, muitos sites, serviços de cashback e promoções usavam o Bitcoin como prêmio em jogos online, desafios e afins.

Então, se você fez uso desses sites e serviços no passado, é bom dar uma checada também.

E aí, anotou essas dicas iniciais? Esperamos que sim!

Vamos, agora, aprender como reaver as suas criptos.

Como recuperar as criptomoedas?

Caso você perdeu a sua carteira do Bitcoin e está desesperado em busca por uma luz no fim do túnel, aqui estão algumas dicas para te ajudar a recuperá-la:

1- Reflita

Primeiramente, a fim de recuperar o Bitcoin perdido é necessário que você tente se lembrar de algumas informações importantes relacionadas a ele.

Como assim?

É simples, basta você recordar qual era o tipo de carteira que você usava e qual era o endereço de e-mail usado para acessar, além de outros dados indispensáveis relacionados a sua conta de BTC.

Agora, com esses dados ao seu alcance, sente-se e com muita calma faça uma lista de prováveis senhas e códigos PIN que você acredita que possam ser a sua senha.

Contudo, vale ressaltar que a forma de recuperar seus Bitcoins vai depender do tipo dessa sua carteira de BTC perdida. Aqui, estão alguns modelos de carteiras:

  • Carteiras Web: Para acessar uma carteira web de Bitcoin, você precisa ter acesso à internet, pois ela é uma carteira quente, ou seja, está sempre conectada à internet. Sendo assim, uma dica valiosa é você, primeiramente, verificar o histórico do seu navegador em busca de possíveis vestígios do site do fornecedor da carteira.
  • Carteiras de hardware: Essas carteiras são dispositivos físicos, por isso são chamadas de carteira fria. Sendo assim, se você tiver pedido a sua carteira, procure-a em todos os ambientes da sua casa, nas gavetas, porque ela é um pequeno dispositivo digital, do tamanho de um chaveiro ou pen drive.
  • Carteiras móveis: Como esse tipo de carteira é executada como um aplicativo no seu smartphone, armazenando suas chaves privadas, você pode ter desinstalado, por acidente, ela do seu celular. Por isso, aconselhamos que você busque pelo aplicativo na App Store ou no Google Play e baixa-o novamente.
  • Carteiras impressas: Você precisa saber de antemão que esse tipo de carteira é o mais difícil de encontrar, por ser um pedaço de papel. Afinal, você pode ter jogado fora a sua carteira impressa junto com outras coisas sem se dar conta, ou as traças a comeu. Portanto, procure e procure.
  • Carteiras de desktop: Por fim, se você perdeu uma carteira de Bitcoin de desktop, faça uma varredura em todas as pastas do seu computador. Procure até mesmo nas pastas que você visita esporadicamente.

2- Ferramentas de recuperação de Bitcoin

Caso você perdeu o acesso da sua carteira de BTC devido a uma falha de hardware ou software, saiba que é possível recuperar o acesso.

Imagine o cenário: você estava todo contente certificando os seus investimentos e, de repente, o seu computador parou de funcionar, por isso, você perdeu seus dados. Chato, né?

Neste caso, você pode usar de ferramentas de recuperação de dados corrompidos, softwares e hardwares defeituosos, por exemplo, o EaseUS para te auxiliar a encontrar a carteira de criptomoedas perdida.

3- Qual a sua seed

Em síntese, a seed é a chave-mestra gerada no momento que a conta é criada. Ela é composta por 12 ou 24 palavras em inglês e é por meio dela que são geradas as chaves privada e pública, as quais, por sua vez, permitem acessar o endereço da sua carteira. Ademais, ela é a senha de recuperação da sua carteira.

Logo, para você saber se tem Bitcoins para recuperar, é imprescindível que você tenha a seed em mãos. Caso você não faz ideia de onde possa estar a sua seed, verifique suas anotações e possíveis locais que você pode ter salvo essa informação em segurança.

Lembre- se que com a seed, é possível não apenas verificar se você tem Bitcoins perdidos, mas também fazer a recuperação e transferir essas criptos para uma nova carteira.

4- Procure ajuda para recuperar Bitcoin

Antes de tudo, tenha atenção redobrada com essa dica, pois não é qualquer pessoa que poderá te ajudar. Certo? É preciso que ela seja de total confiança sua.

Por isso, use essa dica apenas quando você tiver confiança na pessoa. Estamos de acordo?

5- Acesse a sua carteira antiga quando a encontrar

Ufa! Encontrou a sua carteira?! Agora, vamos te mostrar o que fazer para recuperar suas criptos.

Assim que você encontrar sua carteira antiga perdida, acesse-a e faça cópias de backup. Se você tiver Bitcoins nessa carteira, você pode baixar toda a blockchain ou acessar o site da Blockchain.com para resgatá-los.

Aconselhamos você a fazer a segunda opção, por ser ser a mais acessível, visto que baixar toda a blockchain é bem complicado, já que ela pesa mais de 300 gigabytes de dados.

Para acessar a blockchain.com, você precisa apenas criar uma conta e fazer o login. Depois disso, acesse as configurações e entre em “endereços”, lá aparecerá uma opção de importar endereços de BTC.

Por fim, insira as suas chaves privadas e corra para o abraço. Assim, você terá acesso a sua carteira novamente.

6- Medidas desesperadas

Infelizmente, muitas pessoas perderam o acesso às suas carteiras por terem tomado medidas impensadas no afã do desespero ao ver o preço do Bitcoin lá no alto.

Por isso, trouxemos alguns exemplos para você aprender com eles:

Hipnose

Nos primeiros anos do Bitcoin, muitas pessoas esqueciam a senha de acesso. Quem nunca, não é mesmo?

Só que, veja só, muitas delas recorreram à hipnose para tentar se lembrar. Inclusive, o hipnotizador norte-americano, James Miller, divulgou, à época, os seus serviços em prol dos investidores de Bitcoin que tivessem esquecido a senha.

Nada é de graça, claro. O serviço custava 1 BTC. E aí, você toparia recorrer a essa ajudinha para encontrar uma carteira de criptomoedas?!

Aterro sanitário

Olha só essa história: Em 2013, o britânico James Howells, durante uma faxina em sua casa, jogou fora um HD que tinha uma carteira digital com quase 8 mil bitcoins no aparelho. Doeu aí também?

Hoje, esse valor está valendo mais de US$ 200 milhões. Por isso, Howells quer gastar milhares de libras para escavar um aterro sanitário na cidade de Newport, no País de Gales, para tentar encontrar o dispositivo descartado.

Todavia, a câmara municipal não permitiu, pois, de acordo com os vereadores, escavar o local é um risco ecológico. Portanto, parece que o pobre Howells perdeu mesmo essa fortuna.

Contratar um hacker

Em 2017, o jornalista americano Mark Frauenfelder contratou um adolescente de 15 anos para invadir o seu cofre de Bitcoin, porque ele havia perdido o papel onde estava a senha.

Após enviar um vídeo com as instruções de como Frauenfelder invadiria o próprio computador e descobriria, enfim, a senha, o menor recebeu US$ 3.700 em BTC. De fato, Frauenfelder seguiu as dicas do jovem hacker e conseguiu a senha da sua carteira.

Uau! Muita informação, não é mesmo?!

Enfim, agora é só você seguir todas essas dicas e ensinamentos, torcendo para encontrar a sua carteira de criptomoedas perdida. Esperamos ter te ajudado!

Aproveite que você já está aqui e aprenda também sobre a Zcash e como funciona essa criptomoeda e também como visualizar todas as operações referentes as corretoras em um só lugar: a CEI.

Fontes: Paxfull, Bitso, Mercado Bitcoin, BBC