23 de outubro de 2021 - por Pedro Guimarães
A mesa de operações consiste em um serviço dos bancos de investimentos. Neste sentido, ela serve para ações de aportes e operações. Ela é operada por profissionais, diferente do home broker. Assim, existe o apoio de profissionais em várias funcionalidades.
Estes profissionais operam ativos na renda variável, renda fixa, no câmbio e em outras categorias.
O que é a mesa de operações?
Basicamente, na mesa de operações se negocia ativos de renda fixa ou variável. Sendo assim, funciona como um serviço para instituições financeiras.
Neste sentido, existem muitas negociações que passam por ela, como:
- Compra e venda de ações;
- Títulos de renda fixa;
- Derivativos;
- Commodities;
- Moedas.
Funcionalidades
A princípio, a mesa de operações pode ser encontrada em várias instituições financeiras. Com isso, elas estão nas:
- Gestoras de investimentos;
- Bancos;
- corretoras e outras.
Sendo assim, serve para orientar investimentos e aplicação de recursos. Além disso, ajuda na negociação e a estruturar operações, bem como orienta os clientes a observar oportunidades.
Home broker e mesa de operações
Primeiramente, no home broker você emite ordens de compra ou venda de ações. Assim, age sem nenhum intermediário. Por outro lado, na mesa você tem um operador. Neste sentido, a vantagem é o auxílio de um profissional.
Em ambas as formas você paga uma taxa de corretagem. Ou seja, é cobrada uma taxa para cada ordem (compra ou venda). No entanto, o custo do home broker é menor.
Vantagens da mesa de operações
Antes de tudo, no home broker é preciso ter experiência, ou seja, saber como diversificar a sua carteira. Além disso, este serviço oferece algumas vantagens, como:
- Orientação;
- Maior leque de escolhas;
- Investimento personalizado;
- Segurança;
- Velocidade e praticidade.
Quem trabalha e quem utiliza?
Basicamente, o profissional da mesa é qualificado. Portanto, é licenciado e tem qualificação para comprar e vender ativos.
No entanto, todos os profissionais possuem especialização. Assim, uns trabalham em câmbios, outros em commodities. Além disso, existem profissionais especializados em renda fixa e ações.
No geral, quem usa a mesa de operações são:
- Clientes externos;
- Outras instituições financeiras;
- Investidores de grande porte.
Tipos
A princípio, as mesas fazem operações gerais. Além disso, elas costumam ser separadas por áreas, como:
- Commodities;
- Renda variável;
- Renda fixa;
- Câmbio.
E então, gostou da matéria? Para saber mais sobre tipos de investimentos leia também: Home broker, o que é? Como funciona, custos e como escolher o melhor