Maior segredo das corretoras: o que elas não querem que você saiba

22 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 10 seg


O maior segredo das corretoras são as taxas invisíveis cobradas nos mais diversos tipos de aplicações e operações, mesmo naquelas que parecem serem gratuitas.

Por exemplo, atualmente a maior parte das corretoras oferecem títulos de renda fixa, aparentemente sem cobrar taxas. No entanto, elas ganham na diferença entre o preço de compra e venda desses títulos para os investidores.

Enfim, o intuito desse texto é apenas te mostrar quais são as taxas invisíveis cobradas pelas corretoras, não considere esse artigo como uma recomendação do que você deve ou não fazer com os seus investimentos.

Corretoras versus bancos

Antes de falarmos sobre o maior segredo das corretoras, é importante destacar que os bancos não são uma boa alternativa. Em outras palavras, mesmo que as corretoras possuam alguns segredos que não querem que você saiba, elas ainda possuem produtos, serviços e preços melhores do que os bancos.

Portanto, os bancos são péssimas opções para os investidores, já que eles possuem as piores taxas, investimentos e condições. Os bancos não se preocupam em oferecer produtos, serviços e condições melhores, pois no Brasil existe pouca concorrência.

Desse modo, o mercado é dominado basicamente por cinco grandes bancos: Caixa, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Itaú. Essa situação possibilita que os bancos combinem regras entre si e deixem os clientes sem opção a não ser aceitar as condições impostas.

maior segredo das corretoras

Flua

A expectativa é que com o Open Banking esse cenário mude. Isso porque poderá ser mais fácil a abertura de bancos no Brasil, o que irá aumentar a concorrência. Com o aumento da concorrência, a tendência é que melhores serviços, taxas e condições sejam ofertadas no mercado, já que os bancos terão que disputar clientes.

Se analisarmos pelo ponto de vista dos clientes, as taxas que os bancos cobram pelos serviços e cartões, ficamos indignados com os valores. Por outro lado, analisando pelo ponto de vista do investidor, os bancos abertos na bolsa de valores, podem ser boas alternativas de investimentos, já que eles lucram bastante.

Resumindo, os bancos não são boas opções para que você seja cliente deles. Neste caso, ao investir é melhor abrir uma conta em uma corretora. Porém, comprar ações de bancos listados na bolsa pode ser uma boa opção, já que eles possuem lucros expressivos.

O maior segredo das corretoras

Antigamente, quando existiam poucas corretoras no Brasil, elas cobravam muitas taxas. Dessa maneira, eram cobradas taxas para: abertura de conta, manutenção de conta, custódia e saques. Além disso, elas cobravam (algumas ainda cobram) taxa de corretagem altíssima.

Com o aumento da quantidade de corretoras no mercado, a concorrência foi ficando mais acirrada e hoje em dia muitas corretoras zeraram suas taxas de corretagem. Contudo, se as corretoras não cobram mais algumas taxas e estão zerando a taxa de corretagem, como é que elas ganham dinheiro?

maior segredo das corretoras

Capital research

As corretoras no geral, inclusive as que zeraram as taxas de corretagem, ganham dinheiro por outros meios, sem que o investidor perceba. Ou seja, apesar do investidor acreditar que ele está usufruindo de serviços gratuitos, na verdade eles estão pagando taxas invisíveis, e este é o maior segredo das corretoras.

É claro que as corretoras são empresas e não teriam como se manter no mercado sem fontes de renda. No entanto, o intuito ao te mostrar qual é o maior segredo das corretoras, é que com todos os investidores sabendo disso, as corretoras se sintam pressionadas a serem mais transparentes com os clientes.

O maior segredo das corretoras são as taxas invisíveis

As taxas invisíveis cobradas pelas corretoras são:

1- Float

É a retenção temporária de recursos. Em síntese, o dinheiro que fica parado na conta das corretoras, gera uma remuneração para a instituição que é equivalente a 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Essa remuneração também pode ser obtida quando a corretora cobra antecipadamente as taxas a serem repassadas para a B3. Isso porque, se a corretora cobrar as taxas alguns dias antes, esse valor fica rendendo a taxa CDI.

maior segredo das corretoras

Certifiquei

2- Multa por saldo devedor

É uma penalidade cobrada quando o cliente não tem dinheiro em conta para pagar suas operações de compra de ações ou opções, na data de vencimento. Essa multa também é cobrada no pagamento do ajuste diário no mercado futuro, caso o investidor não tenha dinheiro em conta.

3- Aluguel de ações

O aluguel de ações funciona como uma maneira dos investidores ganharem uma pequena taxa ao alugar seus ativos para outras pessoas, que no geral são traders. O que muitos investidores não sabem é que a diferença entre o valor do aluguel que você recebe pelas ações e o valor que o trader paga de aluguel existe uma grande diferença.

Essa diferença de valores é chamada de spread e é uma forma das corretoras lucrarem. O problema é que muitas pessoas não sabem que essas taxas existem e que normalmente são valores altíssimos, como, por exemplo, 60% ou mais. Ou seja, sem essa taxa o investidor ganharia muito mais pelo aluguel das suas ações.

Suno

4- Produtos com taxas invisíveis

Além das taxas anteriores, as corretoras também emitem alguns produtos financeiros, que funcionam como maneiras de ganhar dinheiro. Um exemplo disso são os COEs – Certificados de Operações Estruturadas. Eles são um tipo de aplicação que combina elementos de renda fixa e variável.

Sendo que, eles têm retornos atrelados a ativos e índices, como, por exemplo, câmbio, ações, ativos internacionais e inflação. Na prática, os COEs funcionam como uma espécie de aposta nas oscilações de determinados ativos.

Por exemplo, a aposta pode ser que as empresas X e Y irão se valorizar. Se a valorização acontecer, o investidor lucra. Caso essa valorização não ocorra, o dinheiro do investidor é devolvido. Nesse sentido, essa seria uma espécie de aposta sem risco, já que o dinheiro do investidor iria voltar para ele, caso a aposta não se concretizasse.

Entretanto, antes de a aposta ser realizada, a corretora já estudou o mercado e tem previsões do que pode ocorrer. Logo, é improvável que você ganhe. Enquanto isso, seu dinheiro fica retido na corretora, o que significa que a corretora conseguiu trabalhar com o montante ao passo em que você não obteve nenhum retorno.

Portanto, apesar de em teoria o investidor não perder nada, na prática ele está tendo o custo de oportunidade. Isso porque, ele está perdendo a oportunidade de aplicar esse dinheiro em ativos que sejam realmente rentáveis. Além disso, enquanto o dinheiro está parado, ele está sendo consumido pela inflação.

Rico

5- Fundos e renda fixa

Os fundos de investimentos cobram taxa de administração. Dentro dessa taxa, está a porcentagem que de fato será repassada para os fundos e a porcentagem que ficará para as corretoras. Por exemplo, um fundo pode cobrar 2% ao ano, e repassar 0,5% desse valor para as corretoras para que elas disponibilizem o fundo nas plataformas.

As corretoras ganham dinheiro também com a diferença de compra e de venda de títulos dentro da corretora. Por exemplo, a corretora pode comprar uma debêntures por um valor X e depois vender para o investidor pelo valor Y. Dessa forma, ela lucra com a diferença entre valores.

Se você acha que pode fugir das taxas deixando de investir em renda fixa, é preciso lembrar que em outras operações também são cobradas taxas invisíveis. Por exemplo, ao entrar em um IPO, já está incluso um percentual que ficará para as corretoras. Inclusive, ao exercer o direito de subscrição você também paga taxas invisíveis.

Agora que você descobriu qual é o maior segredo das corretoras, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e descubra o quanto paga de taxa em média por ano nas corretoras:

Enfim, agora que você sabe quais são as taxas invisíveis que você paga nas corretoras, entenda mais sobre a Corretagem zero – Como funciona e como as corretoras ganham dinheiro

Imagens: Certifiquei, Opldigital, Rico, Capital research, Flua e Suno