Beige Book: saiba o que é, como é criado e para que serve


Beige Book é um relatório produzido pelo Federal Reserve System (FED) sobre a situação econômica dos Estados Unidos.

Em resumo, este relatório é o resultado das análises regionais realizadas por especialistas ligados ao órgão, em cada uma das suas 12 filiais distritais. Sendo que ele é emitido oito vezes ao ano.

Na prática, o FED atua como o banco central dos EUA. Desse modo, podemos comparar o Beige Book com o Relatório Focus, emitido pelo Banco Central do Brasil.

Esse relatório é também chamado de Summary of Commentary on Current Economic Conditions (ou Resumo dos Comentários Acerca das Atuais Condições Econômicas, em tradução livre).

O Beige Book é um dos mais importantes relatórios econômicos do mundo. Isso porque, ele influencia nas tomadas de decisão em relação à economia norte-americana.

Enfim, como as ações dos EUA podem afetar vários países, no fim das contas o Beige Book pode impactar mercados financeiros no mundo todo.

Como o Beige Book é criado?

O Beige Book é criado a partir de uma reunião dos 12 bancos distritais que o FED possui. Esses bancos estão distribuídos pelo país e atuam de uma forma bem regionalizada.

Sendo assim, eles servem como fontes de informações sobre a economia de cada local. Dessa forma, os especialistas discutem e comentam diferentes aspectos sobre a economia em uma reunião.

Inclusive, é daí que vem o termo Summary of Commentary on Current Economic Conditions (ou Resumo dos Comentários Acerca das Atuais Condições Econômicas, em tradução livre).

Em resumo, alguns aspectos que são discutidos na reunião são:

  • Crescimento da inflação;

  • Eventos ambientais de grande magnitude;

  • O crescimento ou declínio da atividade empresarial;

  • Oscilação das taxas cambiais.

Portanto, no final das reuniões onde os mais diversos assuntos são discutidos, é criado um documento geral, dividido por distrito e por indústria. Esse relatório final é o Beige Book.

Para que serve?

O Beige Book tem como função principal ser uma ferramenta de apoio para os membros da FOMC.

Em síntese, FOMC é a sigla de Federal Open Market Committee (em tradução livre, Comitê Federal do Mercado Aberto).

Sendo assim, a FOMC é a comissão responsável por estabelecer a política monetária dos EUA. Além disso, ela é responsável por definir a taxa básica de juros do país.

No ano, a FOMC faz 8 reuniões. Nelas, são discutidas as possíveis atualizações da taxa básica e estratégias de oferta de moeda com o intuito de fomentar a economia.

Nesse sentido, o Beige Book é um dos embasadores dessas decisões. Sendo que ele é entregue duas semanas antes da reunião.

Além do Beige Book a FOMC usa ainda outros dois relatórios importantes: o Green Book e o Blue Book. Em resumo, o Green Book apresenta previsões econômicas para os Estados Unidos e o mundo.

Por outro lado, o Blue Book conta com uma lista de opções disponíveis ao comitê sobre possíveis decisões relacionadas à economia.

Importância do Beige Book

O Beige Book é um relatório muito importante. Isso porque, o Beige Book é um dos principais documentos usados pela FOMC como base nas tomadas de decisões em relação a economia dos EUA.

Ou seja, as ações que da FOMC dependem, em grande parte, do que o Beige Book diz sobre a economia.

Por exemplo, se o relatório apontar para um aumento exponencial na inflação, a FOMC cria uma estratégia para lidar com a inflação.

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio do aumento das taxas de juros e a diminuição da oferta de moeda em circulação no mercado.

Além disso, pode haver a contenção da expansão do crédito, menos gastos por parte das pessoas e menos investimentos por parte das empresas.

Como os Estados Unidos é uma potência mundial, as suas ações podem impactar vários países do mundo. Sendo que essas ações têm vários fatores como base, inclusive no Beige Book.

Portanto, indiretamente, o Beige Book afeta várias partes do mundo. É por isso que esse relatório é importante não apenas para a economia dos EUA, mas para o mercado financeiro mundial.

Por que tem esse nome?

O livro Beige Book tem este nome por causa da cor da capa do livro. Traduzindo, Beige Book significa Livro Bege. Sendo assim, a capa do livro é bege.

Ou seja, não existe nenhuma grande história por trás do nome. Na verdade, é um nome bem direto e literal.

LEIA MAIS

Jargões da bolsa de valores – Lista completa de jargões, siglas e termos

Ajuste diário, o que é? Como funciona, impactos, importância e vantagens

Macroeconomia, o que é? Índices e a relação com os investimentos

Índices mundiais – O que são e os principais índices do mundo

Bolsas de valores no mundo – 10 Grandes bolsas e seus índices

Índice Dow Jones: o que é, ações, funcionamento e como acompanhar

Fontes: Mais retorno, The cap e Foregon.

Conte-nos a sua opinião...