O FED é como o Banco Central no Brasil. Ou seja, ele é o responsável pela política monetária, controle dos bancos, controle do volume de dinheiro em circulação e ainda é o definidor da taxa básica de juros.
Dentre os objetivos principais do FED está o controle das variações de preço, a fim de levar estabilidade à economia. Afinal, como uma das maiores potências mundiais, a economia estadunidense impacta outros países.
Em resumo, o Federal Reserve System, é o responsável por definir medidas regulatórias da economia dos Estados Unidos. Dessa forma, por ser uma potência mundial, as políticas adotadas pelos EUA podem afetar direta ou indiretamente os países que são parceiros comerciais dele, inclusive o Brasil.
O que é FED
FED é uma sigla que significa Federal Reserve System, traduzindo, é o Sistema de Reserva Federal dos EUA.
Em outras palavras, o FED é um órgão com foco na normatização da economia norte americana, através da supervisão do sistema bancário e do estabelecimento da política monetária. Portanto, a função do FED é similar ao nosso Banco Central do Brasil.
Dentre as atribuições do FED temos, por exemplo:
- Fiscalização da atuação dos bancos centrais de cada distrito;
- Execução das políticas econômicas, por meio da compra e venda de títulos públicos;
- Estabelecimento da política cambial dos EUA;
- Taxa básica de juros;
- Proporcionar solidez e segurança as instituições bancárias;
- Taxa de redesconto;
- Criação do Green Book e do Beige Book;
- Proporcionar estabilidade ao sistema financeiro norte americano;
- Impressão da moeda.
O FED foi criado em 1913 como um meio de supervisionar as instituições bancárias. Dessa maneira, ele funciona como um equilibrador dos interesses dos governos e dos bancos. Para tanto, ele foi criado de forma a ser o mais independente possível.
Por fim, devemos considerar ainda a influência da tomada de decisões do FED frente a economia mundial. Por ser uma potência, as políticas econômicas adotadas pelos Estados Unidos impactam os demais países.
No Brasil, por exemplo, podemos ver esse impacto através da alta do dólar e das variações na bolsa de valores em especial no Mercado Futuro.
Banco Central do Brasil X FED
A primeira vista, o Banco Central do Brasil e o FED são semelhantes. De fato, eles possuem foco de atuação similares, contudo, algumas diferenças são possíveis de serem destacadas.
No Brasil o Banco Central é o responsável pelas mesmas atribuições que o FED, contudo, ele é o único Banco Central no Brasil. Nos Estados Unidos existe mais de um Banco Central, responsáveis por participar das tomadas de decisão.
Além dessa diferença marcante, o FED ainda se difere por possuir representantes de instituições privadas e deles contribuírem com as tomadas de decisão.
Como o FED funciona
O Sistema de Reserva Federal dos EUA não tem sua atuação dependente nem do Legislativo nem do Executivo, sendo um órgão independente.
Portanto, suas decisões entram em vigor sem a necessidade da aprovação do Executivo ou do Legislativo. Além disso, ele pode ainda intervir na economia quando achar que é necessário.
Entretanto, a indicação de ocupação dos cargos do Conselho de Governadores, vice-presidente e presidente é feito pelo governo norte americano e aprovado pelo Congresso, sendo que o FED possui 12 presidentes. Enfim, o FED é constituído de três grupos, sendo eles:
Board of Governors
É um conselho de governadores, formado por 7 membros indicados pelo presidente da república estadunidense e aprovados pelo Congresso.
Os mandatos dos membros tem duração de 14 anos e do presidente do Board dura 4 anos, sendo passíveis de renovação.
A longa duração dos membros gerais, resulta em maior independência política, já que os membros não são trocados a cada novo presidente da república.
Além disso, apesar da independência do Board of Governors, ele precisa fazer prestação de contas ao governo. Portanto, o congresso supervisiona o FED.
O conselho de governadores é responsável por estabelecer regulamentos para os bancos, sendo, portanto, a autoridade máxima da instituição. O presidente do Board of Governors é também o presidente do FOMC.
Federal Reserve Banks
É um conjunto de bancos regionais, ou seja, são espécies de filiais de FED distribuídas pelo EUA, totalizando 12 bancos. Essas instituições financeiras são Bancos Centrais.
Essa é uma diferenciação dos EUA, enquanto os países, normalmente, têm uma instituição reguladora – que é o Banco Central -, nos EUA existe um Banco Central principal em Washington D.C e outros 12 que não são governamentais, mas que possuem interesse público.
Dessa forma temos os Federal Reserve de Atlanta, Boston, Cleveland, Dalla, Chicago, Kansas City, Minneapolis, New York, Philadelphia, Richmond, San Francisco e, por fim St. Louis.
O Federal Reserve tem por função fazer os levantamentos que compõem o Green Book e o Beige Book. Por fim, são ainda responsáveis pela transmissão da moeda aos bancos comerciais.
Feral Open Committee (FOMC)
O FOMC – que em português significa Comitê Federal do Mercado Aberto – é composto pelos presidentes de cada filial junto aos membros do Conselho de Governadores.
O comitê é responsável pela definição da taxa básica de juros do país. Portanto, o FOMC funciona de maneira similar ao nosso COPOM no Brasil.
Dessa forma, o FOMC se reúne 8 vezes ao ano e define as políticas monetárias do país. Em resumo, o FOMC é integrado por 19 participantes, contudo, somente 12 são votantes.
Sendo que, desses 12 votantes, 7 são membros do Board of Governors, 1 é do Federal Reserve of New York (fixo) e outros 4 membros são escolhidos dentre os demais participantes sobrantes e se revezam a cada encontro.
Enfim, agora que você conhece em detalhes o Sistema de Reserva Federal dos EUA e as suas atribuições, conheça também o que são BDRs, o que são? Definição, como funcionam, vantagens e investimento
Fontes: Toro radar, Mais retorno, Nelogica e Nubank