FED, o que é? Definição, como atua, formação e impactos no Brasil

21 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 35 seg


O FED (sigla de Federal Reserve System, ou Sistema de Reserva Federal) é como o Banco Central no Brasil. Ou seja, ele é o responsável pela política monetária, controle dos bancos, controle do volume de dinheiro em circulação e ainda é o definidor da taxa básica de juros na economia americana

Dentre os objetivos principais do FED está o controle das variações de preço, a fim de levar estabilidade à economia. Afinal, como uma das maiores potências mundiais, a economia estadunidense impacta outros países. 

Em resumo, o Federal Reserve System, é o responsável por definir medidas regulatórias da economia dos Estados Unidos. Dessa forma, por ser uma potência mundial, as políticas adotadas pelos EUA podem afetar direta ou indiretamente os países que são parceiros comerciais dele, inclusive o Brasil. 

Quer aprender mais sobre o FED? Continue a leitura.

O que é o FED?

FED é o Sistema de Reserva Federal dos EUA. Ele é um órgão com foco na normatização da economia norte americana, através da supervisão do sistema bancário e do estabelecimento da política monetária. Portanto, a função do FED é similar ao nosso Bacen, como dito na introdução.

Dentre as atribuições do FED temos, por exemplo:

  • Fiscalização da atuação dos bancos centrais de cada distrito;
  • Execução das políticas econômicas, por meio da compra e venda de títulos públicos;
  • Estabelecimento da política cambial dos EUA;
  • Taxa básica de juros;
  • Proporcionar solidez e segurança as instituições bancárias;
  • Taxa de redesconto;
  • Criação do Green Book e do Beige Book;
  • Proporcionar estabilidade ao sistema financeiro norte americano;
  • Impressão da moeda.

O FED foi criado em 1913 como um meio de supervisionar as instituições bancárias. Dessa maneira, ele funciona como um equilibrador dos interesses dos governos e dos bancos. Para tanto, ele foi criado de forma a ser o mais independente possível. 

Por fim, devemos considerar ainda a influência da tomada de decisões do FED frente ao sistema econômico mundial. Por ser uma superpotência, e emitir o dólar, as políticas econômicas adotadas pelos Estados Unidos impactam os demais países.

No Brasil, por exemplo, podemos ver esse impacto através da alta do dólar e das variações na bolsa de valores em especial no Mercado Futuro.

Quais são as funções do FED?

O FED) desempenha um papel crucial na condução da política monetária e na promoção da estabilidade financeira dos Estados Unidos. Vamos explorar como o FED é composto:

Conselho dos Governadores (Board of Governors)

O Board of Governors é uma entidade centralizadora do FED. É composto por sete membros, nomeados pelo presidente dos EUA e confirmados pelo Senado.

Os membros do conselho têm mandatos de 14 anos e não podem ser reeleitos. Suas responsabilidades incluem definir a política monetária, supervisionar os bancos e garantir a estabilidade financeira.

Bancos do Federal Reserve (Federal Reserve Banks)

Existem 12 bancos regionais do FED espalhados pelos EUA. Cada banco é responsável por uma região específica e atua como um “banco dos bancos”.

Eles processam transações, emitem moeda e fornecem serviços bancários aos bancos comerciais.

Comitê Federal de Mercado Aberto (Federal Open Market Committee – FOMC)

O FOMC é o órgão-chave para a condução da política monetária. É composto pelos sete membros do Board of Governors e pelos presidentes dos 12 bancos regionais.

O órgão se reúne regularmente para discutir e tomar decisões sobre a taxa de juros e outras políticas monetárias. Suas ações afetam diretamente a economia dos EUA e têm implicações globais.

Qual é a influência do FED no Brasil?

O Federal Reserve funciona como o Banco Central dos Estados Unidos. Suas decisões têm um impacto profundo nas políticas monetárias do Banco Central do Brasil e no mercado de ações brasileiro.

As políticas do FED podem afetar diretamente a taxa de câmbio entre o dólar e o real. Assim, quando o FED eleva as taxas de juros, isso pode resultar na saída de investidores estrangeiros do mercado brasileiro em busca de maiores retornos nos Estados Unidos.

As decisões do FED também podem influenciar os preços das commodities, como soja e café, que são vitais para a economia brasileira.

O FED também afeta os fluxos de capital para o Brasil, as bolsas de valores e os rendimentos dos títulos públicos. Monitorar cuidadosamente essas decisões e adaptar as políticas monetárias e fiscais é essencial para manter a estabilidade econômica e atrair investimentos.

Portanto, as ações do FED têm implicações significativas na economia brasileira, e é crucial acompanhar suas decisões para entender como elas afetam seus investimentos.

Qual é a importância do FED para a economia do mundo?

O FED é o responsável pela economia norte-americana e estabilização da moeda nacional, o dólar, moeda que substituiu o padrão ouro após o término da Segunda Guerra Mundial. Suas decisões influenciam a economia global, especialmente países que mantêm relações comerciais e financeiras com os Estados Unidos.

A principal função do FED é formular e implementar a política monetária dos EUA, gerenciando a oferta de dinheiro e as taxas de juros para controlar a inflação e estimular o crescimento econômico. Desse modo, o Federal Reserve ajusta as taxas de juros para influenciar a atividade econômica, impactando empréstimos bancários, gastos do consumidor e investimento empresarial.

As decisões sobre juros afetam a economia global, pois influenciam as ações dos investidores, a disponibilidade de crédito e o valor do dólar em relação a cada moeda. Além disso, o FED promove a estabilidade do sistema financeiro, monitorando e respondendo a ameaças potenciais ao equilíbrio financeiro, como bolhas de ativos ou crises bancárias.

Em suma, o FED é uma instituição importante para a economia mundial, pois suas decisões sobre política monetária e estabilidade financeira impactam diretamente a economia dos Estados Unidos e influenciam as economias de outros países.

Fontes: Remessa Online, Suno, Guru, Nomad Global, Exame, Braza Bank