Criptomoeda: o que é, como funciona, vantagens e riscos

28 de agosto de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 42 seg


As criptomoedas são moedas digitais. Isso significa que o uso, compra e venda é feito somente pela internet, sem dinheiro impresso. Dessa forma, a moeda não é regulamentada pelo Banco Central e não é necessário o intermédio de bancos para a sua aplicação.

Nesse sentido, é possível investir em criptomoedas, são um tipo de investimentos de alto risco, pois passam por oscilações constantes de preço. Isso significa que elas não são uma boa opção para todos os perfis de investidores.

Além disso, antes de investir em criptomoedas, defina seus objetivos e metas com a aplicação. O ideal é analisar bem a cripto antes de investir, evitando as chamadas shitcoins.

O que é criptomoeda?

As criptomoedas são moedas digitais descentralizadas. Isso quer dizer que elas não precisam da intermediação de instituições financeiras. Elas também não são controladas pelo governo, como ocorre com as moedas fiduciárias, isto é, o dinheiro de um país.

Existem diversos tipos de moedas digitais, mas o Bitcoin, sem dúvidas, é a mais conhecida. Afinal de contas, o Bitcoin foi a primeira cripto a ser lançada, em 2009. Desse modo, além de ser mais conhecido, ele também conta com maior confiança do mercado.

De forma geral, uma das dúvidas mais pertinentes é em relação à segurança. As criptomoedas em si são seguras, pois têm criptografia. Mas algumas coisas relacionadas às criptos podem não ser tão seguras. Por exemplo, existe o risco de ataque hacker e da perda de todas as suas moedas por causa disso.

Para que serve?

As criptomoedas são dinheiro virtual, sendo assim, elas servem como um meio de pagamento. Ou seja, elas têm uma função similar às moedas tradicionais, sendo úteis em transações de compra e venda de produtos e serviços.

Além disso, as criptos são muito comuns no pagamento de serviços e operações dentro das exchanges. Mas as criptos tem algumas diferenças em relação às moedas tradicionais.

Por exemplo, a emissão e controle do real é de responsabilidade do governo. Por outro lado, as criptomoedas são descentralizadas e sua “emissão” se dá por meio da mineração. Não é uma emissão de fato, já que cada moeda tem uma quantidade máxima a ser minerada.

Como funciona o valor das criptomoedas?

O preço das criptos varia de acordo com a lei da oferta e demanda. Sendo assim, quando o número de investidores interessados em criptos sobe, a tendência é um aumento nos preços. Da mesma forma, quando o interesse diminui, os preços tendem a cair.

O interesse por criptos pode subir ou cair por vários motivos. Por exemplo, quando Elon Musk fala alguma coisa sobre as criptomoedas, os preços tendem a subir ou descer, dependendo do que ele falar. Mas essas mudanças de preços são no curto prazo.

De fato, as oscilações de preços constantes é uma das principais características das criptos. Isso ocorre porque o preço varia apenas de acordo com a lei da oferta e demanda. Ou seja, não existe um órgão tomando atitudes para reduzir essa volatilidade.

O que é mineração de criptomoeda?

Como não existe o controle das criptos por parte de nenhuma autoridade central, é preciso que o registro e validação das transações seja realizada por um conjunto de pessoas, que as gravam na blockchain.

A blockchain, por sua vez, é um gigantesco registro de transações, onde estão os históricos das operações que foram realizadas anteriormente em cada unidade de moedas digitais. Nesse sentido, a blockchain é o controle e regulamentação que existe sobre as criptomoedas. 

Para garantir que não ocorra o uso de uma moeda mais de uma vez, e por mais de uma pessoa, cada nova transação que envolva a moeda é verificada no blockchain. Todos esses registros são feitos pelos chamados mineradores.

Esses mineradores recebem, como pagamento por usarem seus computadores para os processamentos, novas unidades de moedas digitais. As moedas digitais são criadas pelos computadores que conseguem solucionar problemas matemáticos complexos, além de averiguar a validade das transações adicionadas no blockchain.

Conforme o número de mineradores aumenta, os problemas matemáticos ficam mais complexos. Isso serve como forma de limitar a quantidade de mineração.

Quais são as vantagens das criptomoedas?

As principais vantagens de investir em criptomoedas são:

1- Segurança

As criptos são seguras, pois contam com uma criptografia. O que pode ser inseguro é a forma de armazenar os ativos. Por isso, opte por carteiras de criptomoedas mais seguras.

2- Transferência

Todas as informações sobre as transações com criptos ficam na blockchain e qualquer pessoa pode acessar.

3- Liberdade de pagamento

As criptos são moedas mundiais. Ou seja, você pode negociar criptos em qualquer lugar do mundo, diferente das moedas fiduciárias. Sendo assim, você tem liberdade para usar criptos onde e quando quiser.

4- Taxas baixas

No geral, os pagamentos com criptos envolvem taxas baixas. A cobrança costuma ocorrer apenas quando a pessoa deseja uma confirmação mais rápida das operações pelo sistema.

E os riscos?

Os riscos das criptos são:

1- Segurança

Como eu já disse, as criptos são seguras. Mas existem alguns riscos como, por exemplo, o risco de ataque hacker. É por isso que é importante ter uma carteira de criptos segura.

2- Grau de aceitação

As criptos ainda são pouco aceitas. Por exemplo, dificilmente você vai conseguir pagar uma compra no supermercado com Bitcoins.

3- Volatilidade

Por fim, temos a volatilidade, isto é, as alterações constantes de preço. Isso é um risco, pois o preço pode cair de forma repentina, fazendo você ter prejuízo.

Exemplos de criptomoedas

Alguns exemplos de criptomoedas famosas são:

1- Bitcoin

É a mais famosa entre as moedas digitais. Ela foi o primeiro sistema global de pagamentos completamente descentralizado. Surgiu em meio à crise de 2008 como uma forma de substituir o dinheiro físico e, ainda, acabar com a necessidade dos bancos de intermediar as operações financeiras. 

2- Bitcoin Cash

O Bitcoin Cash é uma versão mais nova do Bitcoin original. Ela surgiu com o intuito de ser uma Bitcoin atualizada, aperfeiçoada e funciona de forma similar a sua versão antiga. Contudo, as transações com Bitcoin Cash são mais rápidas.  

3- Monero

A Monero é similar ao Bitcoin, contudo, ela cria um endereço único para cada transação. Além disso, ela adota outros mecanismos de segurança e anonimato. 

4- Ethereum

Essa moeda tinha o nome de Ether em sua primeira versão, contudo, após o roubo de um hacker, foi feita uma nova rede e passou a se chamar Ethereum. Essa nova moeda é mais segura do que a sua predecessora, além de valer mais.

5- Tether

A Thether na verdade não é uma moeda totalmente digital, já que também é impressa, seguindo algumas regras. A regra principal é que, quando ocorrer a emissão de um Tether, é preciso ter a equivalência de um dólar em caixa.

6- Dash

A principal característica da Dash é o anonimato e privacidade das transações e dos usuários. 

7- Ripple

É um protocolo de pagamento, que tem como objetivo ser um sistema seguro de pagamentos instantâneos. Além disso, dentro do seu sistema você pode negociar outros tipos de moeda. Nesse sistema não existe o processo de mineração.

8- Siacon

Essa é a moeda que exige menos do processador para ser minerada. O sistema de mineração funciona basicamente como as outras, porém a Siacon exige menos. 

9- Litecoin

Criado em 2011 o Litecoin parece com o Bitcoin, contudo o processo de mineração da moeda é consideravelmente mais rápido. 

10- EOS

Foi lançada em 2018 e usa seu próprio sistema de blockchain. Além das moedas ele domina também uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos.

Como investir em criptomoeda?

Você pode investir em criptos por meio de corretoras ou fundos de criptomoedas. Sendo que as corretoras que negociam criptos são as exchanges.

Dessa forma, para investir através de uma exchange, basta abrir a conta na corretora. Depois disso, basta transferir o dinheiro e investir. As corretoras, normalmente, cobram alguma taxa para realizar o investimento. Por isso, não deixe de conferir os valores antes de investir.

Por outro lado, comprar parte dos fundos é possível através de corretoras ou plataformas de investimentos. É possível, ainda, receber moedas digitais como pagamento de alguma transação. 

O perfil do investidor de criptomoedas, geralmente, é mais liberal ou agressivo. Porque as variações de preço podem assustar outros perfis de investidores. Agora que você sabe como investir em criptomoeda e conhece os riscos, veja os motivos para investir em moedas digitais

E aí, gostou de conhecer sobre criptomoeda? Então aproveite para descobrir Por que ter uma carteira virtual de criptomoedas?

Fontes: Infomoney, Financeone, Nubank e Valor investe.