Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): o que é e critérios

5 de abril de 2021, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 48 seg


O IDH é a sigla de Índice de Desenvolvimento Humano, um indicador estatístico usado para avaliar e comparar o desenvolvimento social e econômico dos países. Ele é utilizado como um parâmetro que mede a riqueza e o desenvolvimento da nação.

Os critérios considerados são a renda per capita, educação, expectativa de vida e saúde, que é usado para classificar os países em níveis do desenvolvimento humano. Logo, no cálculo é preciso averiguar individualmente cada um deles e então fazer uma média final.

O resultado é usado não apenas para comparar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de um país, mas também para verificar se as áreas de educação, economia e saúde estão precisando de mais atenção por parte do governo.

O que é IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador que mede o desenvolvimento humano de um país, levando em consideração três critérios principais: renda, educação e saúde.

O IDH foi criado em 1990 por Mahbub ul Haq, economista paquistanês, em colaboração com Amartya Sen, economista indiano e ganhador do prêmio Nobel de economia de 1998. O IDH varia em uma escala que vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

O índice é uma referência numérica que permite comparar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de um país, além de verificar se as áreas de educação, economia e saúde estão precisando de mais atenção por parte do governo.

O IDH também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM.

Quais são os critérios do IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador que mede o desenvolvimento humano de um país, levando em consideração três critérios principais: renda, educação e saúde. Cada um desses critérios é explicado abaixo:

Renda

A renda per capita é um dos critérios utilizados para calcular o IDH. Esse critério mede a capacidade de uma pessoa de adquirir bens e serviços, e é calculado dividindo-se a renda nacional bruta pelo número de habitantes do país.

Saúde

A saúde é medida pela expectativa de vida ao nascer, que é o número médio de anos que uma pessoa pode esperar viver ao nascer. Esse critério leva em consideração fatores como acesso a serviços de saúde, qualidade de vida e mortalidade infantil.

Educação

A educação é medida pelo número médio de anos de escolaridade da população adulta e pelo número esperado de anos de escolaridade de uma criança em idade escolar. Esse critério leva em consideração fatores como acesso à educação, qualidade do ensino e taxa de alfabetização.

Cada um desses critérios possui o mesmo peso no cálculo do IDH, que é uma média desses três setores. O IDH varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos.

O IDH é uma referência numérica que permite comparar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de um país, além de verificar se as áreas de educação, economia e saúde estão precisando de mais atenção por parte do governo.

Como é calculado o IDH?

O cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é feito a partir de três critérios principais: renda, educação e saúde, todos com o mesmo peso. Para chegar ao resultado final, é necessário primeiro calcular um índice de cada vez.

O cálculo do IDH é feito mediante a média dos critérios avaliados pelo indicador: renda, escolarização e esperança de vida. O valor do IDH vem de uma média que resume os níveis de educação, longevidade e renda da população analisada. Se o resultado estiver mais próximo de 1, maior será o desenvolvimento humano.

O IDH é uma média geométrica dos três indicadores: o valor do indicador para a expectativa de vida ao nascer, o indicador para a educação e o indicador para a Renda Nacional Bruta per capita. O índice leva em conta a desigualdade para se chegar a um valor mais específico do que o do IDH, como é o caso do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Os dados do IDH são divulgados em relatórios anuais pela Organização das Nações Unidas (ONU), podendo apresentar grandes variações de um ano para outro, principalmente se houver alterações nos métodos matemáticos empregados.

Para medir a renda no cálculo do IDH, são utilizados os seguintes dados:

  • Produto Interno Bruto per capita (PIB per capita): é o total de bens e serviços produzidos durante um ano pelo país dividido pelo número de habitantes, indicando assim o que cada pessoa produziu. Esse critério reflete o padrão de vida de cada habitante.
  • Renda municipal per capita: é a renda média de cada residente no município. Para se chegar a esse valor, soma-se a renda de todos os residentes e divide-se o resultado pelo número de pessoas que moram no município (inclusive crianças ou pessoas com renda igual a zero).

No caso brasileiro, o cálculo da renda municipal per capita é feito a partir das respostas ao questionário expandido do Censo, que é um questionário mais detalhado do que o universal e que é aplicado a uma amostra dos domicílios visitados pelos recenseadores.

Os dados de renda são um dos três critérios principais utilizados para calcular o IDH, juntamente com educação e saúde. Cada um desses critérios possui o mesmo peso no cálculo do IDH, que é uma média desses três setores.

Qual é o IDH do Brasil?

De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2020, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil é de 0,765, o que coloca o país na posição 84 entre 189 países avaliados.

O IDH do Brasil tem apresentado uma melhora gradual ao longo dos anos, mas ainda há desafios a serem enfrentados, principalmente em relação à desigualdade social e à qualidade da educação.

É importante ressaltar que o IDH é um indicador que mede o desenvolvimento humano de um país, levando em consideração três critérios principais: renda, educação e saúde. Cada um desses critérios possui o mesmo peso no cálculo do IDH, que é uma média desses três setores.

Dentro do grupo de países emergentes formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), antes do recente ingresso de novos membros, a expectativa de escolaridade do Brasil é a mais alta, com cerca de 15,7 anos. Já a expectativa de vida dos brasileiros é de 74,8 anos, de acordo com o Pnud. Por fim, o PIB per capita do Brasil é de cerca de US$ 9.821.

Quais são os maiores IDHs do mundo?

Os países com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, de acordo com os dados mais recentes, são:

  1. Noruega: 0,957
  2. Suíça e Irlanda: 0,955 (empatados)
  3. Hong Kong (China) e Islândia: 0,949 (empatados)
  4. Alemanha: 0,947
  5. Suécia: 0,945
  6. Holanda: 0,944
  7. Dinamarca: 0,940
  8. Finlândia: 0,938
  9. Singapura: 0,938
  10. Canadá: 0,937
  11. Austrália: 0,935
  12. Reino Unido: 0,932
  13. Nova Zelândia: 0,931
  14. Bélgica: 0,931
  15. Áustria: 0,930
  16. Luxemburgo: 0,916
  17. Estados Unidos: 0,926

O IDH é uma medida que considera saúde, educação e renda em um determinado país para fornecer uma medida de desenvolvimento humano que seja comparável entre países e ao longo do tempo. Um valor acima de 0,800 é classificado como “muito alto”.

Enfim, agora que você sabe tudo sobre esse indicador de desenvolvimento, aproveite para aprender sobre alguns indicadores como IPCA, InflaçãoIGP-M, o que é? Pra que serve, cálculos e diferenças entre IPCA