O que é renda per capita? Cálculos, limitações e situação brasileira

8 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 35 seg


A renda per capita é um indicador econômico bastante utilizado para analisar o desenvolvimento econômico e o padrão social de uma nação.

Apesar de ser um dos indicadores mais usados, ele possui algumas limitações. Uma das principais é o fato de que ele não reflete a realidade social do país, já que seus cálculos apontam uma média da população de maneira nivelada.

Sendo assim, ele não deve ser usado sozinho ao se analisar o desenvolvimento socioeconômico de um país. Na verdade, o mais recomendado é usar a renda per capita com outros indicadores econômicos, assim é possível obter um resultado mais realista.

O que é renda per capita?

A renda per capita é um indicador econômico utilizado para analisar o nível de desenvolvimento econômico de uma nação. Sendo que ele é determinado por meio da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes do país.

O que é renda per capita? Cálculos, limitações e situação brasileira

Exame

Já o PNB, é um indicador macroeconômico que reflete a produção de produtos e serviços, tendo como base a nacionalidade dos agentes. Dessa maneira, o PNB considera todos os bens e serviços que tenham sido produzidos nacional ou internacionalmente, desde que o agente produtor seja nacional. 

É importante notar que o Produto Nacional Bruto difere de outro indicador bastante utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB). A diferença entre eles é que o PIB considera todas as riquezas produzidas em território nacional por agentes nacionais ou internacionais. Já o PNB, considera toda a riqueza produzida por agentes nacionais, seja no Brasil ou no exterior.  

Cálculos

A renda per capita funciona como um indicador do padrão social da população e do grau de desenvolvimento econômico da nação. Desse modo, para calcular esse indicador econômico, basta dividir o PNB pelo número total de habitantes.

Se, por exemplo, no Brasil o PNB fosse de 2.851 trilhões de dólares e o número de brasileiros fosse de 193.946.886, então a renda per capita brasileira seria de cerca de 14.668.

O que é renda per capita? Cálculos, limitações e situação brasileira

Onze

Como este indicador econômico serve para apontar o desenvolvimento e o padrão social de um país, então os países economicamente mais desenvolvidos possuem a renda per capita mais alta. Em contrapartida, países com economias atrasadas e baixa produção econômica, tendem a apresentar números mais baixos. 

Limitações da renda per capita

A renda per capita não é suficiente para avaliar as condições socioeconômicas de uma nação. Acontece que esse indicador econômico é mensurado através da divisão entre a produção e a quantidade de habitantes. Logo, esse indicador pode variar de acordo com o número de habitantes de um país.

Em outras palavras, mesmo que um país possua um PNB alto, a renda per capita pode ser baixa, pois aquele país pode ter um alto número de habitantes. Nestes casos, esse indicador econômico não é útil para refletir o desenvolvimento econômico de uma nação.

Mercado e consumo

Um exemplo disso é a China, que, apesar do rápido desenvolvimento industrial, possui uma renda per capita menor do que alguns países subdesenvolvidos, pois é uma nação muito populosa. O contrário também pode ocorrer, e um país com poucos habitantes, porém, com alguns bilionários dentre eles, pode ter uma renda per capita alta. 

Outra limitação da renda per capita é que ela não considera a distribuição de renda. Ou seja, ela nivela os habitantes e não aponta as desigualdades econômicas entre a população. Isso ocorre porque, ao dividir a produção total pelo número de habitantes, o resultado passa a indicar uma média geral da distribuição de renda na população.

Portanto, se determinado país tiver a renda concentrada em uma parcela pequena da população, esse indicador econômico não irá apontar de fato as condições socioeconômicas daquele país.

Situação brasileira

O Brasil está estagnado na 79º posição do ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Mesmo que o país tenha conseguido aumentar sua expectativa de vida, a renda per capita do Brasil caiu de 14.858 dólares para 14.145 dólares.

Além disso, a renda per capita não representa a realidade da grande maioria dos brasileiros, já que existe uma concentração de renda em uma pequena parcela da população. 

Imóvel web

Enfim, devido às suas limitações, este indicador não deve ser usado isoladamente ao se analisar a situação econômica de um país. O mais recomendado é utilizá-lo com outros indicadores, para que a real situação do desenvolvimento do país seja averiguada.

Um bom indicador para analisar o desenvolvimento socioeconômico é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que considera em seus cálculos não apenas o  Produto Interno Bruto e o Produto Nacional Bruto, mas também indicadores sociais, como, por exemplo, expectativa de vida, escolaridade e taxa de mortalidade.

E aí, gostou de conhecer sobre a renda per capita? Então aproveite para aprender sobre alguns outros Indicadores econômicos, o que são? Importância e lista completa

Fontes: Brasil escola, Mundo educaçãoPolitize

Imagens: Onze, Veja, Exame, Mercado e consumo e Imóvel web