O que é PDCA: funcionamento, etapas e gestão de qualidade

7 de outubro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 4 min, 25 seg


O PDCA está relacionado ao sistema de gestão de qualidade que visa otimizar processos de uma empresa. Neste sentido o PDCA, é utilizado como ferramenta de melhoria de qualidade e controle de processos. Assim, o seu principal foco é a solução de problemas estabelecendo padrões de procedimentos de gestão.

Contudo, esta metodologia divide a administração de processos em 4 etapas: planejar (Plan), fazer (Do), Checar (check), Agir (act).

Portanto, a partir destas quatro etapas se implanta o PDCA,  cujo objetivo é gerar um circuito de ações padronizadas. Desta forma, é gerado um ciclo de melhorias contínuas dentro de uma empresa.

Gestão de qualidade e PDCA

O PDCA integra todo plano de gestão de qualidade de uma empresa. Neste sentido, dentro desta metodologia está a criação de um plano que padronize as ações da empresa em todos os setores.

Scopi

Contudo, é importante lembrar que o seu objetivo não é atingir a perfeição no processo de gestão. Assim, seu foco é o aprimoramento focando a qualidade. Porém, para conseguir o aumento constante de qualidade é preciso aprender com as ações anteriores.

De certa forma, se aprende muito com erros e situações de crise, obviamente não devemos insistir nem no erro e nem permanecer na crise. No entanto, o método PDCA consiste em um ciclo de aperfeiçoamento. Neste sentido, quando se aplica – planejar, executar, checar e agir – adquirimos conhecimento para um novo planejamento.

Portanto, neste novo plano será mais eficaz a eliminação de falhas e desperdícios. Além disso, este processo tornará a empresa mais competitiva no mercado empresarial.

Funcionamento do PDCA

Basicamente, o PDCA consiste na identificação de um problema e a sua posterior solução. Contudo, para que este método tenha um bom funcionamento é preciso a criação de um ciclo padronizado de ações para lançar a empresa a um patamar superior de qualidade.

Treasy

Portanto, nesta metodologia o problema não é visto de forma negativa e sim como um combustível para melhorias. Neste sentido, um plano é criado para melhorar as diretrizes de controle. Em síntese, como já vimos neste texto cria-se um ciclo que começa no planejamento e termina na ação.

Vale lembrar que a ação como última etapa do PDCA, é padronizada e sistematizada de maneira que atinja a empresa de forma integral.

Contudo, é importante ressaltar que, se a meta não for atingida, um novo plano de ação deve ser elaborado.

Planejar – primeira etapa do PDCA

Dentro do PDCA, o planejamento consiste em uma série de análise dentro de diferentes focos. Neste sentido, o planejamento é um mapeamento das ações futuras em relação ao problema e sua solução.

O que é PDCA: funcionamento, etapas e gestão de qualidade

Ynos

Vale lembrar que um planejamento se faz em vários setores da empresa como: planejamento financeiro, de vendas, logística, atendimento e outros.

Primeiramente, se implementam objetivos relacionados onde se quer chegar, o que consiste na meta. Por outro lado, em segundo lugar se planifica o caminho para chegar no resultado esperado. Portanto, elabora-se um plano dividido nas seguintes ações:

  • Identificação;
  • Análise;
  • Definição de objetivos;
  • Elaboração de um plano de ações.

Executar – segunda etapa

O que é PDCA: funcionamento, etapas e gestão de qualidade

Neilpatel

Nesta segunda fase do PDCA se realiza a execução do que foi planejado de forma cuidadosa, organizada e disciplinada. Ou seja, é preciso agir com cuidado sempre registrando as ações para controles futuros.

Contudo, é importante lembrar que a execução do que foi planejado não fica a cargo somente do gestor. Neste sentido, toda a equipa precisa estar integrada no seguimento do plano, para isso é necessário a implementação de treinamentos para os envolvidos no processo.

Em síntese, a execução é colocar o plano em prática por meio do treinamento e implementação das fases.

Verificar (check)

O que é PDCA: funcionamento, etapas e gestão de qualidade

Neilpatel

Basicamente, nesta fase é preciso realizar uma ação comparativa entre o que foi planejado e o que já foi implantado. Assim, fazendo esta análise poderemos visualizar os problemas ocorridos no percurso e corrigir alguns rumos.

Portanto, na correção de problemas teremos mais eficácia ainda adequando o plano que era teórico às inabilidades da prática e da realidade.

Sintetizando, nesta fase a empresa analisa os resultados obtidos na execução. Porém, pode acontecer uma reavaliação do plano no caso de aumento de problemas ou não solução dos anteriores.

Agir (action)

O que é PDCA: funcionamento, etapas e gestão de qualidade

Ignição digital

Como última fase da metodologia do PDCA, está a ação. Contudo, vale lembrar que esta fase é diferente da execução, embora pareça a mesma coisa.

Neste sentido, na fase da ação é onde o plano se torna contínuo e padronizado. Portanto, a ação se consolida se a empresa entrar em um ciclo de resultados positivos.

Assim, as empresas documentam o processo e os tornam padrão. Concluindo, o PDCA é uma metodologia muito útil para quem quer começar um negócio e para quem quer aperfeiçoar sua empresa. Porém, para saber mais sobre o campo financeiro, lei também, Planejamento financeiro, o que é? Pra que serve e como fazer

Imagens: Aplicar, Scopi, Treasy, Ynos, Neilpatel, Neilpatel, Ignição Digital