Planejamento financeiro, o que é? Pra que serve e como fazer


O planejamento financeiro serve para organizar as finanças, visando a realização de objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Dessa maneira, o planejamento financeiro pessoal consiste em determinar objetivos, estabelecer metas e tomar atitudes para transformar sonhos em realidade. 

Por outro lado, o planejamento financeiro para empresas contribui para o crescimento saudável de um negócio, já que ele serve como base para as tomadas de decisões na empresa. 

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é a organização financeira necessária para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo. Ou seja, o planejamento financeiro está relacionado à forma com que uma pessoa ou empresa equilibra sua renda e seus gastos, tendo em vista a realização dos seus objetivos financeiros. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Planejamento financeiro, o que é? Pra que serve e como fazer

Guia bolso

Por exemplo, se seu sonho é comprar uma casa própria, você pode se planejar financeiramente para comprar à vista, ao invés de recorrer ao financiamento imobiliário. Já para as empresas, o planejamento financeiro serve para visualizar o quanto a companhia fatura, lucra e gasta. Dessa forma, é possível tomar decisões estratégicas no negócio.

Pra que serve o planejamento financeiro pessoal?

Boa parte dos brasileiros não faz um planejamento financeiro para atingir seus objetivos. Logo, eles não possuem um equilíbrio financeiro e precisam recorrer ao cheque especial e ao cartão de crédito com frequência.

Desse modo, o planejamento financeiro é extremamente importante para as pessoas que desejam melhorar sua relação com o dinheiro e ter saúde financeira. Sendo que, se planejar financeiramente possui diversas vantagens, como, por exemplo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1- Evita dívidas: Pagar a fatura mínima do cartão e recorrer ao cheque especial são duas atitudes extremamente prejudiciais para a sua saúde financeira, já que ambos contam com juros altíssimos. Com planejamento financeiro, paciência e disciplina, você poderá comprar produtos à vista e evitar jogar dinheiro fora pagando juros. 

Planejamento financeiro, o que é? Pra que serve e como fazer

F 360

2- Controle financeiro: O planejamento financeiro anda de mãos dadas com o controle financeiro. Em síntese, o controle financeiro consiste em conhecer a sua fonte de renda, as suas despesas e investir. 

3- Cortes de gastos: Através do planejamento e do controle financeiro, é possível identificar os gastos desnecessários e estabelecer quais devem ser cortados. Sendo assim, ao planejar seus gastos de acordo com suas necessidades e fonte de renda, você evita gastar por impulso e comprar itens desnecessários. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

4- Prioridades: Por meio de um planejamento financeiro é possível determinar as prioridades e se organizar para realizar os sonhos. 

Como fazer um planejamento financeiro pessoal?

Para fazer um planejamento financeiro e colocá-lo em prática, é necessário disciplina e paciência. Algumas dicas para te ajudar a trilhar esse caminho são:

1- Objetivos

O planejamento financeiro é o estabelecimento do caminho que será trilhado para atingir determinado objetivo. Portanto, é impossível escolher um caminho sem saber onde você deseja chegar. Algumas perguntas que podem te ajudar a definir seus objetivos são:

Planejamento financeiro, o que é? Pra que serve e como fazer

Eu em dia

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Quais são as suas prioridades?
  • Qual é a coisa mais importante do mundo pra você?
  • Quais são os seus maiores sonhos?

Enfim, para definir seus objetivos, analise quais são suas prioridades a curto, médio e longo prazo. Depois disso, estabeleça quais prioridades e sonhos se tornarão objetivos financeiros. Para finalizar, determine metas para alcançar seus objetivos. 

2- Anote suas receitas e despesas

Anote suas fontes de renda e despesas para saber para onde está indo seu dinheiro e evitar gastar mais do que a sua renda permite. Você pode recorrer a aplicativos, planilhas ou escrever à mão.

O importante é que você anote cada gasto no momento em que você gastar. Assim você consegue saber de maneira atualizada como está sua situação financeira naquele momento. 

Unifor

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3- Economize

Para atingir seus objetivos financeiros, é essencial que você gaste menos do que você ganha. Apesar desse princípio ser conhecido pela maioria das pessoas, ele não costuma ser posto em prática. Por exemplo, se você deseja comprar uma televisão mas não tem dinheiro para comprar à vista e decide comprar parcelado, então você está gastando mais do que tem. 

4- Estude sobre investimentos

Para ter uma vida financeira estável, é importante investir e fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Dessa maneira, estudar sobre o mundo dos investimentos é fundamental. Para adquirir um conhecimento mais teórico, você pode recorrer aos livros sobre investimento. Por outro lado, para aprender como investir na prática, vale a pena fazer cursos como A Única Verdade Possível.

Além de estudar sobre o mundo dos investimentos, para fazer o seu planejamento financeiro é essencial que você defina uma estratégia de investimentos que esteja de acordo com os seus objetivos. Sendo que, você deve considerar também o seu perfil de investidor e os ativos adequados para ele. Os principais perfis são:

Multi benefícios gpa

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1- Conservador: Não gosta de correr riscos, logo, prefere aplicações mais seguras mesmo que o retorno seja inferior. Um exemplo de investimento escolhido pelo investidor conservador é o tesouro direto. Isso porque, o tesouro é considerado o título mais seguro do mercado, já que o investidor basicamente empresta dinheiro para o governo. 

2- Moderado: Aceita correr riscos controlados, em prol de um retorno maior. Sendo assim, o investidor moderado pode aplicar uma parte considerável do seu patrimônio em ativos menos arriscados e outra parte aplicar em ativos mais arriscados em busca de um retorno mais vantajoso. 

3- Arrojado: O investidor arrojado aceita correr grandes riscos em troca da possibilidade de altos retornos financeiros. Alguns exemplos de ativos que os investidores arrojados normalmente aplicam são: ações, fundos imobiliários e ETFs

Importância do planejamento financeiro para empresas

Do ponto de vista empresarial, o planejamento financeiro serve para que as receitas e despesas da companhia sejam projetadas, possibilitando a identificação da situação econômica da empresa. Portanto, o planejamento financeiro de uma empresa é essencial para que o gestor possa tomar decisões em relação à estratégia e operação da companhia. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em outras palavras, o planejamento financeiro serve para que o gestor pense criticamente o negócio, projete cenários, defina planos de ações e estabeleça objetivos. Dessa forma, o planejamento financeiro pode ser visto como base nas diversas práticas e decisões de uma empresa. 

Planejamento financeiro, o que é? Pra que serve e como fazer

Nucont

Em contrapartida, sem o planejamento financeiro, a empresa pode ficar impossibilitada de tomar as melhores decisões estratégicas para o negócio. Isso porque, sem planejamento, a empresa não consegue analisar e realizar os investimentos no momento certo.

Ela também não consegue revisar os custos e identificar as oportunidades para otimizar a operação da empresa. Por isso, o planejamento financeiro é essencial para todos os tipos e tamanho de negócios. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como fazer um planejamento financeiro nas empresas

Para estabelecer um planejamento financeiro e tomar as melhores decisões na sua empresa, siga o passo a passo:

1- Situação atual: O primeiro passo é conhecer a situação financeira atual da empresa. Desse modo, é importante que você conheça diversos aspectos do funcionamento do negócio como: público alvo, produtos oferecidos, tempo de mercado e também os pontos positivos e negativos da companhia. 

2- Planeje: Em uma planilha planeje os diversos aspectos financeiros da sua empresa. Primeiramente, planeje o quanto você pretende faturar. Depois disso, planeje todos os gastos que serão realizados no período.

Posteriormente, realize o plano de vendas tendo como base as fontes de receita, canais de distribuição e modelo de precificação. Por fim, para ter uma visão consolidada da situação financeira anual, faça um Demonstrativo Financeiro, Demonstrativo de Resultados e Balanço Patrimonial

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Grupo lumis

3- Possibilidades: Ao criar seu planejamento financeiro, tenha em mente que o futuro é incerto. Por isso, antecipe diferentes cenários e esteja preparado para as mudanças que podem ocasionar alterações nos seus planos.

4- Coloque em prática: Depois de realizar o planejamento financeiro da sua empresa, está na hora de colocar o plano em prática. Algumas dicas para que você tire seus planos do papel são: cumprir as metas que levarão à realização dos seus objetivos, criar um cronograma de metas, dividir as tarefas de acordo com as responsabilidades e competências da equipe e mensurar resultados.

Enfim, para saber mais sobre como definir seus objetivos leia: Objetivos financeiros, o que são? Exemplos e como definir passo a passo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

FontesMagnetis, Vérios e Endeovar

Imagens: F 360, Nucont, Guia bolso, Grupo lumis, Eu em dia, Suno, Unifor e Multi benefícios gpa


Conte-nos a sua opinião...