Objetivo profissional, o que é? Importância e dicas para o currículo


No momento de preencher o currículo, é preciso colocar o objetivo profissional. Mas aí vem a questão: O que colocar? Muitas pessoas partem para frases genéricas e vagas. O problema dessa abordagem é que ela não deixa evidente se você é o candidato que a empresa está procurando. 

A proposta do objetivo profissional é uma jornada de autodescoberta. Portanto, para saber o que colocar no currículo, o candidato precisa primeiro se conhecer e saber quais as suas metas profissionais e pessoais. 

Apesar de ser bastante pessoal, algumas dicas podem ajudar no preenchimento desta parte do currículo, como, por exemplo, colocar seu objetivo profissional em apenas uma frase, de preferência ocupando uma ou duas linhas.

O que é objetivo profissional

O objetivo profissional é usado, principalmente, no preenchimento de um currículo. Nele, o candidato deve falar quais são as suas aspirações profissionais, qual a função que ele deseja exercer e seus objetivos. 

Objetivo profissional, o que é? Importância e dicas para o currículo

Administradores

Ou seja, escrever frases genéricas nesta etapa do currículo não é o mais indicado, já que se trata de algo extremamente pessoal e que vai ser determinante para a empresa te chamar para uma entrevista ou não.

No entanto, caso você ainda não saiba qual o seu real objetivo profissional, talvez esteja na hora de se perguntar: O que eu quero da minha vida profissional?

Importância do objetivo profissional

Estabelecer seus objetivos profissionais vai além de um currículo bem preenchido que pode te levar ao emprego dos sonhos. É um exercício de autoconhecimento. Assim, se conhecer é essencial para estabelecer estratégias que irão te guiar no caminho para atingir suas metas. 

A célebre frase atribuída ao filósofo Sócrates (e que na verdade estava na entrada do Oráculo de Delfos), “Conhece-te a ti mesmo”, é a ordem do dia para quem quer descobrir seus objetivos profissionais. 

Indesp

Em resumo, se conhecer vai te ajudar a definir suas metas profissionais e pessoais. Com os objetivos definidos, você poderá traçar os caminhos para atingi-los. Por fim, o conhecimento e a estratégia vão te ajudar a manter o foco. 

Suponhamos que seu objetivo profissional seja se tornar o maior investidor do Brasil. Para atingir esse objetivo você irá precisar estabelecer uma estratégia, que pode incluir, por exemplo: Ler os livros dos grandes investidores, como Philip Fisher e Benjamin Graham, bem como buscar formas alternativas para aprofundar os estudos em investimentos.

Neste caso, o importante é adotar uma estratégia de investimentos e aprimorar suas análises

Enfim, possuir objetivos é o que vai te impedir de apenas deixar a vida te levar. Afinal, o trecho da música “deixa a vida me levar, vida leva eu”, pode grudar na cabeça como chiclete, mas cá entre nós, você quer mesmo só ser levado pela vida? 

Dicas para o currículo

Após a definição dos seus objetivos, vai ficar mais fácil filtrar o que colocar como objetivo profissional no currículo. Desse modo, algumas diretrizes de preenchimento podem te ajudar a colocar as ideias em ordem:

Seja direto e específico: De preferência, escreva seu objetivo profissional em uma única frase que alcance uma ou duas linhas. 

Inovação sebrae minas

Formato híbrido: Nesta única frase, o ideal é que você consiga fazer uma ligação entre a sua área de atuação e o cargo que você deseja ocupar. Assim, você faz um link com a vaga divulgada pela empresa e a sua experiência profissional. Como, por exemplo: atuar como analista de mídias sociais no setor de marketing. 

Currículos diferentes: Se você possui mais de um objetivo profissional, o ideal é ter mais de um currículo. Dessa forma, ao preencher o objetivo profissional, você consegue ser bem específico.

Primeiro emprego e estágio: Nos casos de busca pelo primeiro emprego ou de estágios, você pode colocar que está em busca do primeiro emprego ou de uma oportunidade de estágio. O importante é ser sincero e não mentir sobre a sua falta de experiência profissional.

Objetivos profissionais mais valorizados no mercado

Os objetivos profissionais mais valorizados no mercado dependem da sua área de atuação. Exatamente por isso, é importante ser sincero em seu objetivo profissional.

Os principais objetivos profissionais no mercado também variam de acordo com a área de atuação. Dessa maneira, ao preencher seu currículo, é importante fazer uma ligação com a sua área de atuação e levar em conta as possibilidades que essa área oferece. 

Objetivo profissional, o que é? Importância e dicas para o currículo

Vagas

Alguns exemplos que podem te inspirar são:

  • Desejo atuar como (posição desejada) na área de (setor de atuação);
  • Desejo uma oportunidade como (cargo) nesta organização para colocar em prática as minhas habilidades com (descrever competências);
  • Possuo ampla experiência no mercado de (segmento) e busco uma oportunidade para atuar como (posição desejada);
  • Busco uma posição de (cargo) para aplicar meus conhecimentos e aprimorar minhas competências em (área de atuação).

Enfim, agora que você sabe como estabelecer seu objetivo profissional e como colocar isso no currículo, aproveite para entender Como o dinheiro é feito? Processo, moedas e como identificar nota falsa

Fontes: Puc Goiás, Ibc coaching, Brasil escola e Zety

Imagens: Administradores, Flowup, Vagas, Inovação sebrae minas e Indesp

Conte-nos a sua opinião...