Quais são os principais países produtores de petróleo?

1 de agosto de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 12 seg


Há mais de um século, o petróleo é um dos combustíveis mais utilizados no mundo e, graças a esse fato, os países que o produzem têm a sua importância sociopolítica no globo.  Neste texto, iremos te contar quais são os 15 principais países produtores de petróleo e a quantidade que eles produzem.

Quais são os 15 principais países produtores de petróleo?

Diariamente, em todo o mundo, produz-se 89,8 milhões de barris de petróleo. Vamos lá, então, conhecer os responsáveis por produzir essa quantidade gigantesca. São eles:

1. Estados Unidos da América

Por causa dos 16,58 milhões de barris extraídos por dia, os Estados Unidos estão em primeiro lugar nesta lista. A maior potência econômica do planeta é também reconhecida como a nação que mais produz petróleo.

Além disso, os EUA possuem 4% das reservas totais do mundo, contando com cerca de 68,8 bilhões de barris para serem explorados.

2. Arábia Saudita

A Arábia Saudita está em segundo lugar no pódio desta lista. O país localizado no Oriente Médio produz, por dia, 10,95 milhões de barris de acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.

O número de reservas no país chega a 17% de todas as reservas existentes hoje no mundo, chegando a produzir um total de 297 bilhões de barris. Extraordinário, não é?

3. Rússia

Em terceiro lugar, está o país com o maior território do planeta: a Rússia. Esta nação, que está em guerra contra a Ucrânia neste momento, produz 10,94 milhões de barris de petróleo por dia.

A Rússia conta com 6% de participação nas reservas totais do mundo, chegando a 107 bilhões de barris. A maior parte dessa produção é originária na província da Sibéria, conhecida por seu frio extremo.

4. Canadá

O Canadá, apesar de ter uma capacidade de quase 50% da que tem a Rússia, produz 5,42 milhões de barris diariamente.

O país tem uma reserva enorme, além de deter 10% de todo petróleo já descoberto no mundo, totalizando um montante de 168 bilhões de barris.

5. Iraque

O Iraque, que esteve em guerra contra os EUA no início dos anos 2000, possui reservas conhecidas de 115 bilhões de barris de petróleo, o que é mais do que cinco vezes o total das reservas americanas.

O país tem uma capacidade produtiva de 4,10 milhões barris por dia. Além disso, ele tem uma grande reserva, com 8% de todo petróleo descoberto no mundo.

6. China

De acordo com o  Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, a gigante China produz todos 3,99 milhões de barris de petróleo por dia.

As bacias existentes no território chinês chegam a ter cerca de 26 bilhões de barris. Por fim, no primeiro semestre de 2023, a China bateu recorde de importação de petróleo da Rússia.

7. Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos contam com uma produção diária de 3,66 milhões de barris. País situado no Golfo Pérsico, a região abrange 6% das reservas totais de petróleo.

Além disso, o petróleo é a principal fonte de renda do país, que detém cerca de  97 bilhões de barris.

8. Irã

Com uma produção de 3,62 milhões de barris, o Irã ocupa a oitava colocação desta lista. Localizado no Golfo Pérsico, o país é dono de 9% das reservas conhecidas.

O Irã também conta com aproximadamente 157 bilhões de barris a serem explorados. Por esse motivo, a república islâmica investe pesado em estrutura para fortalecer e fomentar sua produção, com o objetivo de aumentar sua participação na exportação mundial de petróleo.

9. Brasil

O nosso Brasil se encontra na nona posição, pois a nossa capacidade produtiva é de 3 milhões barris por dia. Atualmente, ocupamos o 16º em tamanho de bacias de petróleo e detemos cerca de 11 bilhões de barris.

Por fim, se considerarmos janeiro de 2022, a produção subiu 8,8%. As reservas do pré-sal, que incluem 141 poços, contribuíram para 75,9% da produção brasileira em janeiro de 2023, com 3,16 milhões de barris.

10.  Kuwait

Com uma produção de 2,74 milhões de barris, o Kuwait é o último país a entrar no TOP 10 dos maiores produtores de petróleo do mundo.

O país, situado no Oriente Médio, possui 6% das  reservas de petróleo conhecidas no mundo, tendo cerca de 101 bilhões de barris.

11. Noruega

A Noruega produz 2,02 milhões de barris por dia. As reservas desse país nórdico não estão na lista das maiores, embora esteja entre os 15 maiores produtores de petróleo da Terra.

O país europeu investe bastante em tecnologia, o que faz com que a extração do petróleo seja aprimorado e contribua para a economia norueguesa.

12. México

O México produção 1,92 milhões de barris de petróleo diariamente. Da mesma forma que a Noruega, o segundo maior país da América Latina, não conta com reservas listadas entre as maiores em nível mundial, mas consegue produzir para atender suas necessidades internas.

Segundo o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, o México continuará explorando novas jazidas, mas se limitará na produção de petróleo.

13. Cazaquistão

O Cazaquistão produz, por dia, 1,81 milhões de barris. Além disso, o país possui de 30 bilhões em reservas do mineral, fazendo dele a décima segunda maior bacia do mundo.

A fim de reduzir sua dependência do petróleo russo, a Alemanha importou 20 mil toneladas, cerca de 145 mil barris, do Cazaquistão. A maior potência econômica da Europa, se comprometeu a não comprar mais petróleo bruto da Rússia por causa da invasão à Ucrânia.

14. Catar

Com uma produção diária de 1,74 milhões barris de petróleo, o Catar está em penúltimo lugar nesta lista. A península árabe ainda a 14ª posição em tamanho de reservas do mineral, tendo o total de 25,2 bilhões de barris.

Além disso, é importante te contar que o setor de petróleo é primordial para a economia do país. Por fim, cerca de 70% do rendimento da nação vem da extração, o que beneficia a exportação do produto.

15. Nigéria

Para fechar a lista dos 15 principais produtores de petróleo do mundo, está a Nigéria. A produção desse país africano é de 1,62 milhões de barris por dia. Além disso, a Nigéria detém cerca de 36,9 bilhões de barris em reservas totais.

O principal produto de exportação da Nigéria é o petróleo bruto, mas a produção e a receita estão sofrendo queda há anos devido aos roubos de petróleo na região.

Que viagem fizemos, hein? E aí, gostou desse conteúdo? Então, aproveite esse clima de petróleo e leia este outro texto, o qual te ensinará a como investir nesse mineral tão valioso para a humanidade. Boa leitura!

Fontes: Exame e Exame.