Como investir em petróleo? Confira as opções disponíveis

1 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 46 seg


Você já pensou em investir em petróleo como uma forma de diversificação da sua carteira de investimentos? O petróleo tem um grande valor para a humanidade, sendo uma commodity muito valiosa para as empresas e países.

Desse modo, juntamente com os seus derivados, o petróleo bruto é a commodity mais negociada em todo o mundo. Portanto, devido à sua importância, o petróleo pode ser uma boa commodity para se ter em carteira.

Existem diferentes formas de investir para o curto, médio ou longo prazo. Sendo que o longo prazo é o mais interessante. Enfim, esse texto não é uma recomendação de investimentos.

Investimento em petróleo

O petróleo é uma das commodities favoritas de quem gosta de fazer investimentos de curto prazo. Isso porque, ele possui características apreciadas pelos traders, tais como liquidez e volatilidade.

No entanto, também é possível investir em petróleo com foco no longo prazo. O investimento em petróleo não envolve a sua compra física. Ou seja, ao investir em petróleo você não vai levá-la para casa.

Nas negociações da commodity, três termos são bastante usados:

  • Petróleo bruto: É o nome genérico do óleo natural não processado.
  • Brent: Classificação do petróleo originalmente extraído na Europa.
  • WTI: Por fim, é a classificação do petróleo bruto do Texas, nos Estados Unidos.

Os preços de WTI e Brent oscilam bastante. Sendo assim, os traders se aproveitam dessas oscilações para tentar lucrar. Em relação às variações de preço, o petróleo passa por constantes oscilações.

Além disso, ele é sempre afetado por crises que fazem com que o seu preço suba ou desça. Dessa forma, é contando com essa mudança de preço constante, que os traders realizam operações envolvendo petróleo.

Como investir em petróleo? As opções disponíveis

Enfim, algumas situações onde o preço pode subir são: diminuição da oferta, aumento da procura, custos de produção e ataques a refinarias.

Já a queda do preço pode ocorrer em situações como: diminuição da procura, falta de espaço de armazenamento e guerra de preços entre países produtores.

Opções de investimento

Algumas formas de investir em petróleo são:

1- Futuros

A negociação de futuros de petróleo é uma das formas mais práticas de investir em petróleo. Sendo que este tipo de investimento está relacionado com o preço do barril de petróleo.

Muitas pessoas escolhem essa opção justamente pela ligação direta com o preço do petróleo e não é um investimento indireto, como, por exemplo, as ações de petrolíferas.

Como investir em petróleo? As opções disponíveis

Nesta opção de investimento está disponível o Brent Crude Oil e o WTI Crude Oil. Basicamente, o preço do Brent Crude Oil é usado como referência para a Europa.

Já o WTI Crude Oil é o preço de referência nos EUA e vários outros países. Sendo que o preço do WTI Crude Oil costuma ser mais volátil do que o preço do Brent Crude Oil.

2- Ações para investir em petróleo

A segunda opção é investir em empresas ligadas ao setor petrolífero. Essa é uma boa opção para quem quer diversificar, já que existem muitas empresas relacionadas com este setor na bolsa de valores.

Uma das vantagens de investir em ações é que você não está diretamente exposto ao preço do ativo. Outra vantagem é que os bons resultados da empresa podem resultar na valorização das ações.

3- ETFs

A sigla ETF significa Exchange Traded Funds. Em síntese, os ETFs são fundos que replicam índices.

A vantagem é que ao investir em um ETF, você diversifica a sua carteira. A desvantagem é que empresas com dificuldades podem prejudicar o resultado do ETF.

4- CFDs

Por fim, você pode investir em petróleo através de Contratos por Diferença (CFDs). Vale destacar que os CFDs são altamente especulativos.

Sendo que as pessoas que optam por essa ferramenta, escolhem ela justamente por ser especulativa. A pessoa que investe em petróleo, não compra o petróleo físico.

Na verdade, ela especula sobre as mudanças de preço da commodity. Dessa maneira, a pessoa se posiciona de acordo com o que ela acredita: na subida ou na descida do preço.

Um ponto importante é que ao usar os CFDs é comum fazer alavancagem.

Esse mecanismo consiste em operar com mais dinheiro do que você tem. Dessa forma, ao operar alavancado, você pode multiplicar os ganhos ou aumentar suas perdas.

Como investir em petróleo?

A negociação de futuro de petróleo costuma estar disponível nas corretoras que possibilitam a negociação de futuros. Já para investir em ações, basta analisar as empresas relacionadas com o setor petrolífero e comprar ações na bolsa.

O investimento em ETF ocorre por meio do home broker da corretora. Por fim, para negociar CFDs de petróleo, você deve escolher um corretor de CFDs que seja confiável.

Vale destacar que o mais recomendado é investir com foco no longo prazo. Ao especular e fazer operações de day trade, as chances de você perder dinheiro são grandes.

Por outro lado, ao investir em bons ativos com foco no longo prazo, você consegue construir um patrimônio sólido.

Enfim, agora que você sabe como investir em petróleo, leia também: Crise do petróleo – Contexto histórico, fases da crise e efeitos no Brasil