12 de janeiro de 2021 - por Jaíne Jehniffer
O ROIC é usado principalmente por investidores fundamentalistas. Isso porque, através dele, é possível analisar a rentabilidade da empresa em relação ao capital nela investido.
Além de averiguar o quanto a empresa consegue de retorno com o capital investido, é possível ainda usar o ROIC para comparar empresas do mesmo setor e determinar qual possui maior eficiência em gerar valor para o investimento.
Para que o investidor tenha uma análise mais precisa, ele pode ainda usar o ROIC em comparação com outros indicadores, como por exemplo, o WACC ou o ROE.
O que é ROIC
A sigla ROIC vem do inglês Return On Invested Capital, em português, Retorno Sobre o Capital Investido. Dessa maneira, o ROIC serve como um indicador do quanto a empresa conseguiu de dinheiro, a partir de todo o capital nela investido. Logo, ele considera tanto o capital próprio do negócio, quanto os empréstimos e investimentos de terceiros.
As ações de empresas com altos índices de ROIC, geralmente, são vistas como boas oportunidades de investimentos. Afinal, um alto retorno sobre capital investido significa que a empresa pode valorizar os seus ativos na carteira do investidor.
Cálculos
O return on invested capital pode ser definido por meio da fórmula: ROIC = NOPLAT / Capital Total Investido, sendo que NOPLAT deriva do inglês Net Operating Profiting Less Adjusted Taxes.
Em outras palavras, o NOPLAT é o lucro operacional sem os impostos, isto é, o EBIT. Já o capital total investido é basicamente a soma de todos os investimentos feitos na empresa pelos acionistas e terceiros.
Os resultados dos cálculos demonstram a porcentagem de retorno da empresa nos últimos 12 meses. Sendo assim, quanto maior for o resultado do ROIC, mais eficiente a empresa é em proporcionar retornos aos seus investidores.
Entretanto, para fazer uma análise mais profunda, é interessante que o investidor compare o ROIC com o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC). Desse modo, é possível determinar com maior precisão se a empresa está de fato gerando valor.
Além disso, os investidores comparam o resultado do ROIC com a taxa de 2%. Sendo assim, quando o resultado do índice for maior do que 2%, significa que os investimentos valorizaram a empresa. Em contrapartida, se o ROIC for menor do que 2%, então houve uma perda de valor.
Diferenças entre ROIC, ROI e ROE
A semelhança entre as siglas ROIC, ROI e ROE pode causar confusão no investidor. No entanto, elas possuem significados e usos bem diferentes:
ROIC: É usado para definir a eficiência da empresa em trazer retorno com o capital total nela aplicado por investidores e terceiros.
ROI: O Return Over Investment, ou em português Retorno Sobre Investimento, serve para averiguar o quanto a companhia ganha ou perde com cada investimento.
ROE: Por fim, o Return On Equity é utilizado para indicar o quanto a empresa consegue de retorno em cima do seu patrimônio líquido.
Vantagens e desvantagens
Assim como os outros indicadores existentes no mercado financeiro, o ROIC possui várias vantagens e utilidades, porém, ele também possui algumas desvantagens que devem ser consideradas.
Vantagens
Uma grande vantagem do retorno sobre o capital investido, é a possibilidade de comparar o desempenho financeiro de empresas do mesmo setor.
Portanto, caso o investidor tenha encontrado duas ou mais empresas que representam um bom investimento, ele pode utilizar o ROIC como critério de desempate e escolher a que tem um ROIC maior.
Além disso, o ROIC é vantajoso por proporcionar uma visão geral da composição do capital da empresa e sua rentabilidade. Afinal de contas, este indicador avalia o retorno tanto com o capital aplicado pelos acionistas como o de terceiros.
Por fim, temos ainda a possibilidade de analisar a vantagem competitiva da empresa. Isso porque, quando a empresa possui um alto ROIC e um market share estável, ela é vista como uma companhia sólida. Portanto, a entrada de novas concorrências no mercado, não afeta o seu desempenho financeiro, logo, ela possui uma vantagem competitiva.
Desvantagens
Uma das principais desvantagens do ROIC, é que ele analisa os retornos de maneira geral. Isso significa que, por meio do ROIC, não é possível determinar qual o investimento trouxe maior retorno financeiro, sendo necessário recorrer a indicadores como ROI e ROE.
Outra desvantagem é que, através do ROIC, não é possível determinar a geração de caixa da empresa. Desse modo, com este indicador é impossível saber qual setor da empresa está gerando lucro ou prejuízo.
Para finalizar, vale destacar que, assim como diversos outros indicadores, o ROIC não deve ser considerado de maneira isolada. Ou seja, é importante usar outros indicadores em conjunto para se ter uma visão profunda sobre a empresa antes de investir nela. Dessa forma, o ideal antes de investir é fazer uma Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar.
Fontes: Suno, Onze e Status invest
Imagens: Pronto pra investir, Syhus, Fk partners, Dourasoft, Vai investir e Upis