Search Funds: conheça esse tipo de fundos de investimento

6 de abril de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 5 seg


Os Search Funds são um tipo de fundo de investimento onde o administrador fica responsável por fazer a gestão da empresa que o fundo adquirir. Ou seja, este é um tipo de fundo diferente do convencional, pois ele é caracterizado pela atuação direta na administração da empresa.

O perfil dos gestores dos Search Funds são jovens empreendedores com ótimos currículos, mas pouca experiência no mercado financeiro. Por conta disso, os fundos costumam convidar investidores com ampla experiência para fazer parte do conselho da empresa, atuando como mentores dos jovens empreendedores.

O que são os Search Funds?

Os Search Funds são um tipo de fundo de investimento onde o administrador levanta recursos para comprar uma empresa onde ele é responsável pela gestão.

Desse modo, este não é um tipo de fundo comum, já que o administrador do fundo é também o empreendedor responsável pela empresa que o fundo irá comprar.

Esse tipo de fundo tem como foco a aquisição de empresas de médio e pequeno porte. Sendo que esse tipo de fundo chama a atenção dos investidores por causa do seu alto potencial de crescimento.

Os Search Funds têm algumas características em comum com os fundos de Venture Capital (VC), mas são diferentes. Afinal, os VC fazem a compra de participação acionária de várias pequenas empresas e esperam pelo retorno financeiro. Já os Search Funds costumam focar em apenas uma empresa e atuam de forma direta nela.

Como eles funcionam?

Os Search Funds funcionam de forma similar aos fundos de Private Equity, em relação à captação de fundos. Mas em relação à rentabilidade da aplicação, os Search Funds costumam ter um tempo de maturação mais alto e perfil dos gestores.

O horizonte temporal de retorno dos investimentos é mais longo por causa da sua forma de atuação. No geral, demora dois anos desde o período de captação de recursos até a efetiva aquisição de uma empresa.

Durante esse período, os searchers fazem a procura e os estudos necessários para comprar a empresa que o fundo irá administrar. Depois do tempo de procura, o fundo compra a empresa por inteiro ou então uma parte grande o bastante para ter o seu controle.

Após a compra da empresa, os gestores do fundo se tornam gestores da empresa e passam a atuar nela por tempo indeterminado. Normalmente, esse tipo de fundo não tem um prazo para dar retorno, contudo, é comum que ocorra a venda da empresa depois de alguns anos.

Desse modo, os gestores recebem uma taxa de desempenho resultante do ganho que eles geraram. É possível ainda que os gestores optem por participar da empresa por tempo indefinido.

Qual é o perfil de um gestor de Search Funds?

Os grandes fundos de investimentos costumam ser geridos por investidores mais experientes, com vasta atuação no mercado financeiro. Os Search Funds, em específico, costumam ser geridos por jovens empreendedores, muitos deles recém egressos de cursos de pós-graduação no exterior ou MBAs.

Portanto, o perfil de gestor mais comum em Search Funds, são jovens com excelentes currículos, contudo, com pouca experiência profissional. Por causa da falta de experiência, geralmente eles contam com a ajuda de mentores, sobretudo, na hora de realizar a gestão da empresa adquirida pelo fundo.

Sendo assim, é comum que investidores mais experientes sejam convidados para fazer parte do conselho da empresa que o fundo comprar, atuando como mentores dos jovens empreendedores.

Como está esse modelo de fundos de investimentos no Brasil?

Os search funds nasceram nos Estados Unidos na década de 1980. No entanto, ele é um tipo de fundo recente no Brasil e são poucos os atuantes no mercado. Na verdade, até mesmo nos EUA, esse não é um tipo de fundo que tem muita capilaridade.

Apesar de não terem muitas opções de search funds no Brasil, existem boas oportunidades para a aquisição de empresas com o perfil procurado. Acontece que as empresas menores atuam em nichos específicos que as empresas grandes não conseguem entrar facilmente.

Sendo assim, no mercado brasileiro existe bastante espaço para atuação dessas empresas menores, que costumam estar em regiões com pouca atuação das grandes companhias, como o interior do país. Além disso, existem oportunidades no mercado de produtos que ainda não são explorados internamente.

E aí, gostou de aprender sobre os Search Funds? Então não deixe de conferir também O que é e como encontrar um investidor-anjo?

Fontes: Apsis, Suno e Vitta capital.