Breno Perrucho: vida e carreira do CEO do Jovens de Negócio

11 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 56 seg


Breno Perrucho é um jovem empreendedor que deu início a sua carreira por meio do canal no YouTube Jovens de Negócios.

Desde que foi fundado, em 2018, o canal já conquistou mais de 1 milhão e 700 mil inscritos.

Além disso, em janeiro de 2020, Breno consolidou o seu canal com uma empresa educacional e vendeu uma parte para Thiago Nigro, criador do canal O Primo Rico, um dos maiores canais do seu nicho.

Quem é Breno Perrucho?

Breno Perrucho nasceu no dia 15 de fevereiro de 1997, na cidade do Rio de Janeiro. Sua família era de classe média, então nunca lhe faltou nada, mas também não havia muita abundância. Inclusive, ele estudou em escola pública a vida toda.

Aos 12 anos de idade, Breno começou a gravar vídeos para o YouTube. Na época, ele tocava vários instrumentos musicais; como piano, bateria e violão. E usava a rede social para compartilhar vídeos tocando. Esses vídeos serviram como um bom exercício para o futuro canal Jovens de Negócios.

Com apenas 13 anos de idade, Breno perdeu o pai, vítima de um acidente de carro. Então ele recebeu uma herança que só poderia ser movimentada quando completasse 18 anos. A herança era de 70 mil reais e ficou rendendo na poupança de 2013 até 2018, totalizando quase 90 mil reais.

Formação de Breno Perrucho

Depois de se formar no ensino médio, Breno se viu frente a frente com o modelo tradicional da sociedade que consiste em: estudar, entrar na faculdade, arrumar um emprego e depois de anos se aposentar.

Ele tinha apenas 17 anos e não estava animado com a ideia de decidir o que faria para o resto da sua vida. Ele optou, então, por fazer o curso de medicina. O intuito era usar o dinheiro da herança para abrir o próprio consultório depois de formado. Contudo, uma das disciplinas do curso de medicina fez com que ele mudasse de ideia.

O nome da disciplina era Saúde da Família, que incentivava os estudantes a visitar comunidades carentes na cidade do Rio de Janeiro. A experiência fez Breno Perrucho refletir sobre como a falta de informações pode afetar a vida financeira das pessoas.

Além disso, ele passou a se preocupar em administrar bem a herança que iria receber. Para aprender mais sobre finanças, ele recorreu ao YouTube e passou a ver vídeos de influenciadores como a Nathalia Arcuri (Me poupe!), o Thiago Nigro (Primo Rico), e o Bruno Perini (Você Mais Rico).

Paralelo aos vídeos sobre finanças, Breno passou a ler livros sobre investimentos e finanças pessoais. Um tempo depois, trocou o curso de medicina por engenharia de produção na UFRJ.

Carreira de Breno Perrucho

Depois de largar a faculdade de medicina e entrar na de engenharia, Breno decidiu que iria abrir um canal no YouTube. Antes disso, enquanto estava na faculdade, Breno aprendeu como uma empresa funcionava, por meio de um projeto na faculdade.

No projeto, os alunos tinham que fazer a gestão de uma empresa. Desse modo, eram eles quem negociavam com os clientes, usavam as ferramentas de gestão e analisavam os indicadores. Com essa experiência, Breno passou a se interessar mais por negócios.

Foi nessa atividade que Breno percebeu como boa parte dos seus colegas de projeto não sabiam investir. Ele decidiu, então, aliar o seu interesse por negócios e finanças com a vontade de ajudar as pessoas a ter uma vida financeira melhor. Foi assim que surgiu o canal Jovens de Negócios.

Canal Jovens de Negócios

Criado em 2018, o objetivo do canal é trazer conhecimento sobre negócios e investimentos de uma forma democrática e didática.

No começo, Breno gravava os vídeos em seu quarto em um apartamento no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. O canal cresceu rapidamente e hoje tem mais de 2,28 milhões de inscritos. No canal, Breno fala sobre assuntos que não são muito explorados nas escolas e universidades, tais como:

  • Investimentos;
  • Empreendedorismo;
  • Dinheiro;
  • Economia;
  • Criptomoedas.

O que começou apenas como um canal no YouTube, se tornou uma empresa com 3 marcas subsidiárias. Além disso, Thiago Nigro, fundador do canal O Primo Rico, comprou uma parte da empresa Jovens de Negócios.

Outras empresas

Atualmente, a Jovens é uma empresa com mais de 34 colaboradores, com 3 marcas subsidiárias: Kraüss Studios, The Compass e Vila Mônaco.

A Kraüs Studios tem como foco a produção audiovisual. No começo, a Kraüss Studios se chamava Kraüss Vídeos e era focada em atender clientes e oferecer cursos de edição. O curso tinha em média doze módulos e ensinava desde o básico da edição de vídeos até o vídeo final para postar no YouTube.

Contudo, depois de produzir o documentário MoneyID, percebeu-se que a Kraüss Studios não estava cumprindo com a sua razão de ser. Por isso, a empresa deu uma pausa no oferecimento de cursos e passou a focar no objetivo de crescer no mercado cinematográfico.

Já a The Compass é um portal de notícias sobre o mercado financeiro que usa uma linguagem leve e engraçada. Por fim, a Vila Mônaco é a marca de roupas do Breno.

Cursos e livros de Breno Perrucho

1- Escola de dinheiro

A Escola de Dinheiro é um treinamento com base na experiência e vivência de Breno Perrucho. Em resumo, a Escola de Dinheiro tem como intuito ensinar do zero ao avançado como investir com segurança e confiança para alcançar a independência financeira.

Desse modo, o intuito é que os alunos aprendam a investir com segurança e não tenham que passar pelas mesmas coisas que o Breno passou. Afinal, ele começou a investir com 18 anos e cometeu vários erros até aprender.  No total, são 9 módulos, 65 aulas mais bônus exclusivos, além disso, o aluno tem direito a:

  • Mentoria com Breno: Mentoria em grupo online uma vez por mês.
  • Grupo de networking: Muito útil para as pessoas que querem ter novos contatos.
  • Curso bônus: Um curso extra de planejamento financeiro.
  • Gravações: Gravação do evento “Investir em 72 horas” e “Desafio de Gigantes”.

2- Investidor em 24 horas

Investidor 24 horas é um curso rápido, que visa ensinar, sobretudo, o que é mais importante para quem quer investir. Apesar de ser rápido e objetivo, o curso é bem completo com os assuntos essenciais. Dividido em cinco módulos, o curso fala sobre consciência milionária, formas de investir, planejamento de uma rotina estratégica e afins.

Além disso, o último módulo do curso aborda sobre a diversificação da carteira de investimentos, o que é muito importante para reduzir os riscos. Os alunos do curso têm acesso ainda ao Aplicativo da Jovens, com suporte e comunidade dos alunos.

3- Aumente sua renda

O curso Aumente sua renda é voltado para as pessoas que querem aumentar sua renda por meio de fontes de renda extra. Desse modo, o curso ensina várias formas de como conseguir aumentar a renda. Os alunos também têm acesso ao aplicativo da Jovens.

4- O que o ensino não te ensina

Por fim, O que o ensino não te ensina é o livro que Breno Perrucho escreveu e que fala sobre como se tornar empreendedor e dedicar a sua vida a fazer o que você realmente ama.

Além dos ensinamentos, o livro traz reflexões sobre as várias áreas de conhecimento que a escola não aborda como, por exemplo, negócios e investimentos.

Portanto, este é um livro que visa não apenas servir como motivação para as pessoas que desejam empreender, mas também traz uma reflexão crítica sobre o ensino brasileiro e a necessidade de mudar a perspectiva de ensino, bem como rever padrões e crenças que não fazem sentido.

Fontes: Pixeld e Finclass.