Venture Capital: o que é e como funciona esse capital de risco

26 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 5 min, 4 seg


A princípio, o venture capital está altamente ligado com o desenvolvimento e crescimento de startups e empresas no seu estágio inicial. Assim, também é um investimento conhecido como capital de risco, pois investe em empresas com  alto potencial de crescimento.

Apesar disso, as empresas ainda são muito novas, por isso têm um faturamento baixo. Nesse sentido, o objetivo do venture capital não é apenas ajudá-la a crescer injetando capital, mas também serve para influenciar diretamente no andamento e gerenciamento dela.

Além disso, contribui na criação de valor para que futuramente as empresas se tornem lucrativas e o investidor possa vender sua participação acionária.

Por fim, é importante diferenciar o venture capital com os investidores anjos, que investem no estágio inicial. E também dos investimentos de private equity, que apesar de parecidos, buscam empresas maiores e com maior faturamento.

O que é o Venture Capital?

Venture Capital: o que é e como funciona esse capital de risco

Marcus Marques

O Venture Capital também chamado apenas de VC, se refere a diferentes tipos de fundos e estágios de investimentos. Além disso, todos são voltados para empresas e startups com pouco tempo de mercado. Porém, que já apresentam potencial de crescimento pelo serviço ou produto inovador. Mas, ainda assim, é uma aposta, por isso é um investimento de risco.

Por isso, quando os investidores criam um fundo, ele é dedicado não apenas para capitalizar, mas também para pesquisar e selecionar cuidadosamente quais serão as escolhidas. Por consequência, apesar de ter um risco considerável o potencial de lucro também é alto. Logo, esses grupos de venture capital podem ser divididos em duas modalidades principais:

  • Parceiro Geral: também chamado de General Partner, é onde cada participante do fundo consegue, com certa autonomia, escolher e investir em projetos para investir parte do capital.
  • Parceiro Limitado: ou Limited Partner, é onde um grupo gerencia e outro injeta o dinheiro necessário para receberem os lucros, caso existam.

Em contrapartida, na maioria das vezes as próprias empresas que estão começando procuram os investidores. Isso é feito por meio de um pitch ou com uma apresentação estruturada de um MVP, para conseguir atrair investidores.

Como funciona o Venture Capital?

SCInova

Primeiramente, esse grupo de investidores é criado a partir de um contrato juntamente com um estatuto operacional. Dessa forma, são determinadas, por exemplo, as porcentagens de investimento de cada participante e suas competências.

Além disso, são estabelecidas a área de atuação, foco dos investimentos e visão do empreendimento. Porém, não necessariamente são sempre fundos de investimentos, investidores individuais também entram na compra de ações de tais empresas.

Em suma, o tempo de investimento do venture capital, considerado de longo prazo, pode variar entre 2 a 10 anos. Assim, o investimento inicial pode ser recuperado com o desenvolvimento e crescimento da empresa, que pode ser feito através da venda de papéis ou pela abertura do capital na Bolsa.

Posteriormente, quando se é um grupo de investimento, é definido então o perfil ou fase em que se encontra a empresa. Que podem ser as seguintes:

  • Capital Semente ou Seed Capital: focado em empresas que estão ainda no papel e precisam ser construídas. Geralmente, o capital investido pode variar entre R$ 500 mil a R$ 2 milhões.
  • Incubadoras: onde empresas são incorporadas, porém, que ainda não se firmaram no mercado;
  • Aceleradoras: focado em empresas estabelecidas e já funcionando, mas que ainda tem a necessidade de acelerar seu crescimento e eventualmente o seu desempenho.

Finalmente, com o fundo determinado, começa o processo da seleção dos projetos. Dessa forma, como o risco é alto, o foco fica em diversificar esse risco. Assim, dividi-se o fundo para investir em várias startups. Essas, buscam através do venture capital se tornarem Startups Unicórnio. Ou seja, empresas novas com valor maior que 1 bilhão de dólares.

Processo de escolha dessas startups

Venture Capital: o que é e como funciona esse capital de risco

Meet Capital

Como já citado anteriormente, a pesquisa para escolher a startup que vai receber o investimento é altamente complexa. Por isso, tem que ser analisada cuidadosamente, afinal, é considerado um investimento de alto risco, que pode levar a grandes perdas. Assim, são considerados para esse processo de escolha:

  • Solicitante: pela alta quantidade de solicitantes, a equipe deve ser selecionada cuidadosamente;
  • Mercado: o tipo de mercado onde o projeto vai ser direcionado;
  • Conceito: é decidido o conceito principal do negócio.

Em seguida, depois da escolha do projeto, esses grupos vão investir na compra antecipada das ações, podendo ou não participar da administração executiva de tais empresas.

Assim sendo, as empresas geralmente investem dinheiro, porém também podem colaborar com outros aspectos, como treinamento, conhecimento, consultoria, carteira de clientes, etc.

Vantagens do Venture Capital

Valor Investe

Em primeiro lugar, o venture capital, sem dúvidas, é um investimento de risco. Afinal, mesmo que a empresa apresente grande potencial ela pode simplesmente não dar certo, gerando grandes prejuízos. Apesar disso, também existem vantagens bem atrativas:

  • Suporte na gestão: os participantes que aplicam seu capital nos FIPs geralmente possuem amplo conhecimento do setor e podem desempenhar cargos de coordenação e gestão dessa empresa.
  • Parceria a longo prazo: por ser um investimento de longo prazo e realizado, geralmente, por pessoas que entendem que o êxito não vem de uma hora para outra.
  • Conselho fiscal e administrativo: quando é um fundo de investimento pode haver exigências de que se crie um conselho para apoiar a empresa em decisões fiscais, burocráticas e administrativas.
  • Rápida Evolução: a partir do apoio recebido é esperado que a empresa cresça e conquiste sua inserção no mercado de uma forma mais sólida.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: O que é capital? Definição, tipos e capital nos negócios

Fontes: Capital Aberto; Ace Startups; Rock Content; Remessa Online.

Imagens: Score; Marcus Marques; SCInova; Meet Time e Valor Investe.